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24/06/2015 - Trabalho avalia a aprendizagem de física básica


A mestranda Lígia Mara Cabral Liberato Costa, do Programa de Pós-graduação em andamento em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, defende nesta terça-feira (30-06), às 10 horas, na sala I 205, Campus I, a dissertação “Avaliação do Nível de Aprendizado de Física dos alunos ingressantes nos cursos de engenharia e proposta de um Curso de Nivelamento de Física Básica em Tópicos de Mecânica”. A pesquisa  foi orientada pelo Prof. Dr. Elcio Schuhmacher.
 
O trabalho tem como objetivo geral estruturar e aplicar uma proposta de curso de nivelamento em Física Mecânica Básica para alunos ingressantes nos cursos de engenharia. Como objetivos específicos, pretendeu-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos referentes à Física Mecânica Básica, elaborar um curso de nivelamento em Física Mecânica Básica incluindo a elaboração do Material de Aprendizagem com conceitos elementares da Física, implementar o curso de nivelamento em Física no formato semipresencial, analisar o Pós-teste para identificar indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos e fazer comparativo com Pré-teste, avaliar o curso de nivelamento em Física Mecânica Básica, além de subsidiar os professores com material didático.
 
Metodologia
A pesquisa, de natureza participante com abordagem qualitativa, envolveu estudantes da primeira fase do curso de engenharia civil da Universidade Regional de Blumenau. O principal aporte teórico para as reflexões desenvolvidas foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e seus colaboradores.
 
A pesquisa foi dividida em três momentos principais: no primeiro foi aplicado um Pré-teste, no segundo momento ocorreu a implementação do curso de nivelamento em Física Mecânica Básica, e por fim, foi aplicado um Pós-teste. Após essas etapas foi feita a avaliação do curso de nivelamento em Física Mecânica Básica.
 
Nas análises do Pré-teste e Pós-teste, os alunos foram classificados em quatro grupos: “Não respondeu”, “Fraco”, “Razoável” e “Bom”. Os resultados evidenciam que os estudantes apresentaram uma redução do grupo que “Não respondeu” e dos que foram classificados como “Fraco” para os três tipos de Aprendizagem e aumento do grupo “Razoável” e “Bom” ao se comparar o desempenho do Pré-teste com o Pós-teste. Em relação à Aprendizagem Representacional os grupos “Não respondeu” e “Fraco” sofreram juntos uma redução de 95% para 55% dos alunos. Quanto à Aprendizagem Conceitual, essa redução foi de 95% para 32% dos alunos. E em relação à Aprendizagem Proposicional, essa redução foi de 79% para 51%.
Publicação: 24/06/2015 - 10h58 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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