ARQUIVO DE NOTÍCIAS
24/06/2015 - Trabalho avalia a aprendizagem de física básica
A mestranda Lígia Mara Cabral Liberato Costa, do Programa de Pós-graduação em andamento em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, defende nesta terça-feira (30-06), às 10 horas, na sala I 205, Campus I, a dissertação “Avaliação do Nível de Aprendizado de Física dos alunos ingressantes nos cursos de engenharia e proposta de um Curso de Nivelamento de Física Básica em Tópicos de Mecânica”. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Elcio Schuhmacher.
O trabalho tem como objetivo geral estruturar e aplicar uma proposta de curso de nivelamento em Física Mecânica Básica para alunos ingressantes nos cursos de engenharia. Como objetivos específicos, pretendeu-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos referentes à Física Mecânica Básica, elaborar um curso de nivelamento em Física Mecânica Básica incluindo a elaboração do Material de Aprendizagem com conceitos elementares da Física, implementar o curso de nivelamento em Física no formato semipresencial, analisar o Pós-teste para identificar indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos e fazer comparativo com Pré-teste, avaliar o curso de nivelamento em Física Mecânica Básica, além de subsidiar os professores com material didático.
Metodologia
A pesquisa, de natureza participante com abordagem qualitativa, envolveu estudantes da primeira fase do curso de engenharia civil da Universidade Regional de Blumenau. O principal aporte teórico para as reflexões desenvolvidas foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e seus colaboradores.
A pesquisa foi dividida em três momentos principais: no primeiro foi aplicado um Pré-teste, no segundo momento ocorreu a implementação do curso de nivelamento em Física Mecânica Básica, e por fim, foi aplicado um Pós-teste. Após essas etapas foi feita a avaliação do curso de nivelamento em Física Mecânica Básica.
Nas análises do Pré-teste e Pós-teste, os alunos foram classificados em quatro grupos: “Não respondeu”, “Fraco”, “Razoável” e “Bom”. Os resultados evidenciam que os estudantes apresentaram uma redução do grupo que “Não respondeu” e dos que foram classificados como “Fraco” para os três tipos de Aprendizagem e aumento do grupo “Razoável” e “Bom” ao se comparar o desempenho do Pré-teste com o Pós-teste. Em relação à Aprendizagem Representacional os grupos “Não respondeu” e “Fraco” sofreram juntos uma redução de 95% para 55% dos alunos. Quanto à Aprendizagem Conceitual, essa redução foi de 95% para 32% dos alunos. E em relação à Aprendizagem Proposicional, essa redução foi de 79% para 51%.
Publicação: 24/06/2015 - 10h58 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Junho/2015 (alterar)
30/06/2015
- Sistemas e Computação comemora hoje 40 anos
- FURB sediará 2º. Seminário sobre Plano de Turismo
- Prorrogadas inscrições para a 9ª MIPE
- Blumenauenses participam de campeonato de atletismo
- Abertas inscrições para cadastro no UNIEDU
- Grupo Teatral Phoenix fará espetáculo de abertura do FITUB
- Professora é selecionada para estudos no Reino Unido
- Resultado do Vestibular é divulgado nesta sexta
- CineSesc apresenta o último filme de Orson Welles
- Dissertação analisa compreensões de alunos e professores
- Inscreva-se nas oficinas do 28º FITUB
- Palestra debate educação popular
- Encontro discute cuidados maternos
- Projeto Tocando Corações entrega violões
- PPGCCA tem quatro defesas
- Herbário é credenciado pelo Ministério do Meio Ambiente
- Acadêmicos convidados para Prêmio de Jornalismo Unimed SC
- Trabalho avalia a aprendizagem de física básica
- CineSesc exibe Soberba: O Quarto Mandamento nesta quarta
- Oficina discute Diretrizes para a Política Florestal de SC
- PPGEA promove palestra sobre metagenômica
- Projeto Tocando corações faz doação de violões nesta quarta
- FURB Idiomas terá curso intensivo de inglês em julho
- Estudo analisa método de alfabetização matemática
- LDTT e incubada do Gene testam aplicativo em evento estadual
- Exposição revela uma “Amazônia Refletida” nesta terça
- FURB sedia V Seminário Regional de Sistemas de Ensino
- Pesquisa permite repensar o papel da biblioteca escolar
- Rio do Sul sedia Fórum de Prevenção aos Riscos de Desastres
- Vôlei mirim persegue vitória em Braço do Norte
- Alunos do Direito debatem seletividade do controle penal
- Stamm Universitário é neste sábado
- Seminário discute uso terapêutico da Amoreira-preta
- Festival Professor Ivo de Marcha Atlética será neste sábado
- Abertas inscrições para curso a distância
- Projeto Tocando Corações entra na reta final
- FURB promove workshop sobre práticas integrativas na saúde
- Especialista discute gestão organizacional nesta quinta
- Educação Física comemora 40 anos com programação especial
- 11º FUCCA confirma segunda atração nacional
- CineSesc apresenta “A Dama de Xangai” nesta quarta
- V Seminário Regional de Ensino será na FURB
- Aberta a seleção ao doutorado em Engenharia Ambiental
- Aluno de Psicologia é premiado no Concurso de Ideias
- FURB pede implantação de linha de ônibus para o Campus 5
- DCE promove campanha de vacinação contra o vírus H1N1
- Departamento de Economia promove parceria com Prefeitura
- Blumenauense quebra recorde em marcha atlética
- Alunos participam do 1º REVISA ETEVI
- Comissão organiza feira nacional de matemática
- PPGCC é destaque em congresso nacional e internacional
- Provas do Vestibular de Inverno serão aplicadas domingo
- ETEVI realiza simulado para o ENEM
- Ex-deputado alemão, agora morador de SC, fala na FURB
- “Sonho de uma noite de verão” será apresentado em Gaspar
- FURB promove simpósio de vídeo-cirurgia veterinária
- Confirmada primeira atração nacional do 11º FUCCA
- CineSesc apresenta “Dom Quixote” nesta quarta
- Estudantes participam da Bienal Brasileira de Design
- FURB tem novo pró-reitor de Ensino
- Programa Literatus TV sorteia mais dois livros
- Educação permanente realiza brechó nesta quarta
- Inflação de maio fica bem abaixo do esperado em Blumenau
- Palestra encerra 4ª Maratona do Empreendedorismo
- FURB sedia mais uma edição da Feira de Economia Solidária
- Jornalismo conquista Intercom Sul na primeira participação
- Abertas inscrições para seleção pelo Histórico Escolar+ENEM
- Quer participar do Stamm Universitário? Inscreva-se!
- MIPE abre período de inscrição de trabalhos
- Abertas inscrições para participação de bandas no 11º FUCCA