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17/07/2015 - Estudo analisa compreensão do pedagogo sobre saber docente

A mestranda Osmarina Block, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação na próxima terça-feira (dia 21), na sala I-205 (Campus 1), a partir das 14 horas.
 
O títuto do seu trabalho é “Compreensões de pedagogias acerca dos saberes docentes”. A Banca Examinadora está composta pelos professores doutores Rita Buzzi Rausch      (Orientadora-FURB), Susana Soares Tozetto (UEPG), Osmar de Souza (FURB) e Marcia Regina Selpa Heinzle (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A presente pesquisa partiu da seguinte pergunta: “Quais as compreensões de pedagogas sobre os saberes docentes?”. O objetivo geral foi desvelar as compreensões de pedagogas acerca dos saberes docentes. Os objetivos específicos constituíram-se em: analisar as percepções das pedagogas sobre os saberes docentes; identificar as fontes de saberes evidenciadas pelas pedagogas e identificar saberes docentes revelados por meio das percepções das pedagogas.
 
 As participantes foram dez pedagogas com no mínimo três anos de experiência profissional. Para a geração dos dados foi utilizada a técnica de grupo focal. A análise dos dados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo. O aporte teórico da pesquisa foi Shulman (2005); Tardif (2004); Gauthier et al. (1998); Pimenta (1999) e Freire (2009).
 
Foram elencadas a priori três categorias de análise: percepções das pedagogas sobre os saberes docentes; fontes de aquisição dos saberes e a pluralidade de saberes revelados pelas pedagogas.
 
As percepções quanto à definição dos saberes docentes foram as de que o mesmo estaria ligado a uma base de conhecimentos teóricos para o ensino, originários somente da formação inicial. Foram associados a um quebra-cabeça, pois durante o ensino, o docente vai lançando mão de diversos saberes e encaixando-os na prática, como se fossem as peças de um quebra-cabeça.
 
As pedagogas demonstraram a percepção de que os saberes docentes possuem procedências variadas indicando como fontes sociais de aquisição: a vida pessoal e o ambiente familiar; a formação escolar anterior; a formação profissional; os programas e livros didáticos usados no trabalho e a experiência na profissão.
 
Em relação à pluralidade, indicaram os saberes: disciplinar, curricular, da formação profissional e experiencial.  As participantes também mencionaram como um saber específico a teoria e saberes atitudinais como o respeito; a ética; a inovação e a afetividade.
 
Com base nas compreensões das pedagogas sobre os saberes docentes, ressaltamos a necessidade de se repensar as propostas de ensino na formação para a docência, no sentido de priorizar uma formação mais voltada para as salas de aula reais em que atuam os docentes no país, levando em conta os saberes que produzem e as realidades de sua rotina de trabalho. Entendemos como uma necessidade urgente, a criação de novos modos de vincular e equilibrar os conhecimentos gerados pelas universidades sobre o ensino e os saberes produzidos pelos professores durante a ação prática educativa. 
Publicação: 17/07/2015 - 10h21 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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