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26/08/2015 - Dissertação aborda a formação humana em Hannah Arendt
A mestranda Lucimar de Almeida Melo, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta quarta-feira, dia 26, às 9 horas, na sala sala D-401. Por ser via Skype, a defesa não é aberta ao público, por falta de espaço físico.
O título do trabalho é “A formação humana em Hannah Arendt: uma possibilidade de educação da criança na perspectiva da pluralidade, singularidade e alteridade”.
A Banca Examinadora tem como Presidente o Prof. Dr. Adolfo Ramos Lamar (FURB) e como Titulares os professores Drs. Silvio Ancizar Sanchez Gamboa (Unicamp); Celso Kraemer (FURB); e Suplente Antônio José Müller (FURB).
Resumo da dissertação
Esta investigação apresenta e debate possibilidades de articular as categorias pluralidade, singularidade e alteridade presentes no pensamento político de Hannah Arendt a uma proposta de educação da criança em contextos escolares.
Nesse sentido, propõe debater como o referencial teórico da matriz filosófica de Hannah Arendt pode contribuir com os estudos em Educação. A pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação EDUCOGITANS, no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina.
O tema desta dissertação teve origem junto à ação profissional da pesquisadora principal desse trabalho, ao buscar referências que possibilitem a compreensão de questões que se manifestam nas interações entre educadores e crianças em Instituições Educativas da Educação Básica da Rede Pública.
É uma pesquisa teórica, centralizada nas obras A vida do espírito, A condição humana e no artigo A crise na educação. O problema que orienta esta investigação recebe o seguinte enunciado: Como a posição filosófica de Hannah Arendt amparada nas categorias singularidade, pluralidade e alteridade, presentes na expressão vita activa, referencia a educação escolar? Tem como objetivo geral: compreender as condições da pluralidade, da singularidade e da alteridade a partir de Hannah Arendt e a relevância dessas categorias para a educação da criança em contextos escolares.
Propõe também como objetivos específicos: apresentar e analisar as características da pluralidade e demais aspectos da condição humana a ela relacionados, conforme propusera Hannah Arendt e, discorrer sobre o papel da educação escolar em relação á pluralidade no processo de formação da criança.
Esta pesquisa está estruturada da seguinte forma: O primeiro capítulo, de introdução, comporta a apresentação geral desta dissertação, com o problema e os objetivos. O segundo capítulo analisa o conceito de vita activa e, as características de cada atividade desta expressão conceitual. O terceiro capítulo apresenta algumas caracteristicas da pluralidade e demais aspectos da condição humana a ela relacionados, destacando as etapas que constituem a criança na experiência: do pensar, do querer e do julgar, as quais constituem a identidade pessoal e a personalidade ou o caráter da criança. O quarto capítulo analisa a posição de Arendt referente à educação escolar para a criança, destacando possibilidades de ações pedagógicas, que favorecem estes aspectos constitutivos da humanidade da criança em contextos escolares de educação básica e, por último as Considerações Finais e as Referências.
Publicação: 26/08/2015 - 09h47 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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