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27/08/2015 - Dissertação analisa a filosofia na educação

O mestrando Angelo Vandiney Cordeiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 27, às 15h30min., na sala I-304.
 
Seu trabalho tem como título “A filosofia na educação: o que pensam estudantes do ensino médio”. A Banca Examinadora é composta pelo Presidente, Prof. Dr. Celso Kraemer (FURB); Profa.     Dra. Salma Tannus Muchail (PUC/SP, conferencista do Seminário de Pesquisa, pela manhã); Profa. Dra. Rita de Cássia Marchi (FURB);  Prof. Dr. Adolfo Ramos Lamar (FURB).
 
Resumo da dissertação
           
A dissertação foi desenvolvida junto à linha de pesquisa, Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau – FURB e ao grupo de pesquisa Saberes de Si. Tem como tema a Filosofia no Ensino Médio a partir da visão dos estudantes.
 
O objetivo geral é compreender a filosofia na educação básica a partir do ponto de vista dos estudantes do segundo ano do Ensino Médio. A pesquisa discute a filosofia na educação básica, tomando por referência conceitos de autores consagrados da filosofia como: Platão, Aristóteles, Kant, Nietzsche, Heidegger, Foucault e Deleuze, bem como, autores brasileiros que atualmente se dedicam a estudar a temática, como: Silvio Gallo, Aspis, Cohan, Cerletti, Horn, Porta, Rodrigo e Chaui.
 
Ao fundamentar a presença histórica e o objetivo da Filosofia no Ensino Médio, foram utilizados documentos que regulamentam a educação: LDB, Proposta Curricular de Santa Catarina, Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, bem como obras voltadas para a história da educação filosófica como: A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB, de Dalton José Alves e Filosofia no ensino de 2º grau, deMaria Tereza Penteado Cartolano, dentre outras.
A presença da Filosofia na educação brasileira é instável, porém desde 2008 tornou-se obrigatório o seu ensino em todas as séries do Ensino Médio, pela Lei nº 11.684/08. Os documentos que tratam da Filosofia no Ensino Médio, entendem que ela ao ser estudada precisa levar em consideração a história da filosofia, bem como abordar temáticas de interesse filosófico, para que o estudante possa entrar em contato com textos filosóficos, e a partir daí, ser capaz de ler textos filosóficos e não filosóficos, bem como expressar-se com argumentos filosóficos tanto na escrita quanto na oralidade.
 
A geração de dados para a realização da pesquisa foi feita pela aplicação de questionários a 175 estudantes do segundo ano do Ensino Médio, em cinco escolas da rede estadual de Blumenau e dois grupos focais em uma escola estadual do centro da cidade de Blumenau, os quais foram feitos com a participação de 11 estudantes.
 
Essa pesquisa buscou valorizar o olhar do estudante sobre a presença da Filosofia na grade curricular do Ensino Médio na educação básica. A discussão dos dados se deu a partir de três categorias: Ser sujeito: docência e dialocidade; Dando sentido ao filosofar; Contribuições dos estudantes para o estudo da Filosofia.
Publicação: 27/08/2015 - 12h50 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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