Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


17/08/2015 - Dissertação analisa aprendizagem de bombeiros militares


O mestrando Edevaldo Dalabeneta, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, na sala I – 305.
 
O trabalho tem como título “A formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: análise da aprendizagem à luz da perspectiva histórico-cultural”.
Compõem a Banca Examinadora os professores doutores Edson Schroeder (Presidente); Tatiana Comiotto Menestrina (Udesc); Giceli Maria Cervi (FURB); Rita Buzzi Rausch (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A presente dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Processos de Ensinar e Aprender e do grupo Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Histórico Cultural, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Regional de Blumenau.
 
Em seu desenvolvimento, a pesquisa caracterizou-se como exploratória e interpretativa e teve como objetivo geral analisar as compreensões de aprendizagem que norteiam a prática pedagógica dos instrutores bombeiros que participam da formação do estudante soldado bombeiro militar. Participaram da pesquisa 20 estudantes soldados, um supervisor pedagógico e três instrutores bombeiros militares, todos do CEBM, na cidade de Florianópolis - SC.
 
Como instrumentos e procedimentos de geração de dados, foram utilizados documentos institucionais, técnica de complemento e entrevistas semiestruturadas.  Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIAN, 1977) a partir de uma unidade de análise – Aprendizagem, onde utilizou-se como referencial teórico os pressupostos da teoria histórico-cultural de Vigotski (1989; 1993; 1999; 2007; 2009; 2010), e decorrente disto, subdividimos a unidade em duas categorias: Currículo e Saberes Docentes.
 
O referencial teórico utilizado para a discussão da primeira categoria de análise foi Paraíso (2009), Silva (2013), Moreira (2001), Dussel (2002) e Lopes (2002; 2005); para a segunda categoria de análise, utilizamos Tardif (2013), Nóvoa (2001) e Zabala (1998).
 
Como resultados, identificamos em meio a documentos que o currículo empregado pelo CEBM é de vertente tradicional, muito embora os instrutores, sujeitos desta pesquisa, indiquem adotarem outras perspectivas, por meio de um currículo híbrido no uso entre as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas. Todavia, o fazem sem conhecimento teórico e reflexivo, face a contribuição que o currículo possibilitaria ao processo de aprendizagem com vistas ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
 
Por conseguinte, os estudantes soldados identificaram três instrutores bombeiros considerados como bons instrutores e que participaram do seu processo de formação, mencionando questões relacionadas às atitudes, caracterizando-se como saberes conceituais, procedimentais, experienciais e atitudinais. Para estes estudantes, a postura adotada pelos instrutores é o que possibilita seus processos de aprendizagem, colaborando para o seu desenvolvimento profissional, o que, por sua vez, promove a construção de sua identidade como futuros soldados bombeiros.
 
Quanto ao processo de aprendizagem, os estudantes demonstram dificuldades em compreender o seu próprio processo de aprender, um aspecto ratificado pela supervisão pedagógica, bem como pelos instrutores. Os instrutores apresentam algumas considerações adequadas acerca dos saberes docentes, currículo e também do processo de aprendizagem que ocorre nos estudantes, na Zona de Desenvolvimento Proximal, porém o fazem empiricamente, sugerindo, desta forma, a necessidade de um trabalho de formação continuada que aborde e discuta sobre o processo de aprendizagem dos estudantes com os instrutores, com objetivo de ampliar e qualificar, ainda mais, a formação oferecida nesta escola de bombeiros. 
Publicação: 17/08/2015 - 10h37 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Agosto/2015 (alterar)

31/08/2015 28/08/2015 27/08/2015 26/08/2015 25/08/2015 24/08/2015 21/08/2015 20/08/2015 19/08/2015 18/08/2015 17/08/2015 14/08/2015 13/08/2015 12/08/2015 11/08/2015 10/08/2015 07/08/2015 06/08/2015 05/08/2015 04/08/2015 03/08/2015


Painel