ARQUIVO DE NOTÍCIAS
17/08/2015 - Dissertação analisa aprendizagem de bombeiros militares
O mestrando Edevaldo Dalabeneta, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, na sala I – 305.
O trabalho tem como título “A formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina: análise da aprendizagem à luz da perspectiva histórico-cultural”.
Compõem a Banca Examinadora os professores doutores Edson Schroeder (Presidente); Tatiana Comiotto Menestrina (Udesc); Giceli Maria Cervi (FURB); Rita Buzzi Rausch (FURB).
Resumo da dissertação
A presente dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Processos de Ensinar e Aprender e do grupo Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Histórico Cultural, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Regional de Blumenau.
Em seu desenvolvimento, a pesquisa caracterizou-se como exploratória e interpretativa e teve como objetivo geral analisar as compreensões de aprendizagem que norteiam a prática pedagógica dos instrutores bombeiros que participam da formação do estudante soldado bombeiro militar. Participaram da pesquisa 20 estudantes soldados, um supervisor pedagógico e três instrutores bombeiros militares, todos do CEBM, na cidade de Florianópolis - SC.
Como instrumentos e procedimentos de geração de dados, foram utilizados documentos institucionais, técnica de complemento e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIAN, 1977) a partir de uma unidade de análise – Aprendizagem, onde utilizou-se como referencial teórico os pressupostos da teoria histórico-cultural de Vigotski (1989; 1993; 1999; 2007; 2009; 2010), e decorrente disto, subdividimos a unidade em duas categorias: Currículo e Saberes Docentes.
O referencial teórico utilizado para a discussão da primeira categoria de análise foi Paraíso (2009), Silva (2013), Moreira (2001), Dussel (2002) e Lopes (2002; 2005); para a segunda categoria de análise, utilizamos Tardif (2013), Nóvoa (2001) e Zabala (1998).
Como resultados, identificamos em meio a documentos que o currículo empregado pelo CEBM é de vertente tradicional, muito embora os instrutores, sujeitos desta pesquisa, indiquem adotarem outras perspectivas, por meio de um currículo híbrido no uso entre as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas. Todavia, o fazem sem conhecimento teórico e reflexivo, face a contribuição que o currículo possibilitaria ao processo de aprendizagem com vistas ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
Por conseguinte, os estudantes soldados identificaram três instrutores bombeiros considerados como bons instrutores e que participaram do seu processo de formação, mencionando questões relacionadas às atitudes, caracterizando-se como saberes conceituais, procedimentais, experienciais e atitudinais. Para estes estudantes, a postura adotada pelos instrutores é o que possibilita seus processos de aprendizagem, colaborando para o seu desenvolvimento profissional, o que, por sua vez, promove a construção de sua identidade como futuros soldados bombeiros.
Quanto ao processo de aprendizagem, os estudantes demonstram dificuldades em compreender o seu próprio processo de aprender, um aspecto ratificado pela supervisão pedagógica, bem como pelos instrutores. Os instrutores apresentam algumas considerações adequadas acerca dos saberes docentes, currículo e também do processo de aprendizagem que ocorre nos estudantes, na Zona de Desenvolvimento Proximal, porém o fazem empiricamente, sugerindo, desta forma, a necessidade de um trabalho de formação continuada que aborde e discuta sobre o processo de aprendizagem dos estudantes com os instrutores, com objetivo de ampliar e qualificar, ainda mais, a formação oferecida nesta escola de bombeiros.
Publicação: 17/08/2015 - 10h37 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Agosto/2015 (alterar)
31/08/2015
- Estudantes conhecem o dia a dia da Fazenda e do CRC
- Dissertação avalia concepções acerca da abordagem triangular
- Trabalho aborda possibilidades de uso de tecnologias sociais
- Contrato do Centro de Inovação será assinado terça-feira
- Educação tem três defesas nesta sexta-feira
- Saúde do servidor discute o tabagismo e suas consequências
- Trabalho analisa influências na eco inovação têxtil
- Palco giratório apresenta Divino nesta sexta
- Dissertação analisa a filosofia na educação
- Começa sábado curso do Proesde Licenciatura
- Reitor elogia a cooperação de pesquisadores em Educação
- 9ª MIPE abre inscrições para atividades técnico-científicas
- FURB tem duas propostas aprovadas no PROEXT 2016
- No primeiro dia, Interação recebe mais de 5,4 mil inscrições
- Dissertação avalia influência dos empreendimentos de Bonito
- Mesa redonda discute interdisciplinaridade na educação
- Bluvolei disputa em Maceió a final da Liga Nacional Sub 23
- Dissertação aborda a formação humana em Hannah Arendt
- Trabalho avalia desenvolvimento de professores de espanhol
- CineSesc apresenta Os Falsários nesta quarta
- Projeto do curso de Arquitetura vence Desafio Nacional
- Educadores promovem dia 27 um Simpósio Integrado de Pesquisa
- Curso Sequencial de Fotografia expõe trabalhos do semestre
- População carcerária do Brasil é a que mais cresce
- Abertas as inscrições para o Interação FURB 2015
- Dissertação aborda os conceitos sobre sociedades indígenas
- Examinadora alemã visita Projeto Vida e Saúde em Pomerode
- Trabalho avalia os sentidos para as práticas de escrita
- Dissertação analisa responsabilidade social universitária
- Novos Vintages é a campeã do 11º FUCCA
- Ex-aluno vence categoria do Prêmio Brasil de Economia
- FURB Idiomas leciona português para turma de 13 estrangeiros
- 11º FUCCA ocorre neste final de semana
- Programa Literatus TV ganha nova versão
- Observatório Social busca parceria com a FURB
- Professores participam de seminário sobre terraplanagem
- Dissertação investiga biopolítica em educação e sexualidade
- CMU disponibiliza novos boletins com história da FURB
- Professor sueco visita a reitoria
- Biblioteca Universitária faz Estudo de Usuário
- CineSesc apresenta o filme épico
- Infantil conquista o vice no estadual catarinense
- Acadêmicos da FURB destacam-se no estadual de badminton
- Economia lança primeiro boletim informativo eletrônico
- Restaurante Universitário reajusta valor do almoço e jantar
- Parceria do DCE cria aplicativo para divulgar o FUCCA
- Medicina veterinária discute a ciência na globalização
- Editora da FURB lança livro sobre história de Blumenau
- Dissertação analisa aprendizagem de bombeiros militares
- FURB é campeã do atletismo masculino nos JUCs 2015
- Aluna do Curso de Direito participa da Summer School
- Infantil disputa estadual em Guaraciaba, extremo-oeste de SC
- Pró-reitor faz primeira reunião com equipe da PROPEX
- Feijoada arrecadará recursos para projeto Baby Basquete
- Arquitetura discute intervenção em espaços públicos
- FURB tem novo pró-reitor
- "Vamos redesenhar a Universidade", diz Natel à rádio Nereu
- Celso Zipf recebe título de Cidadão Blumenauense
- Orquestra de Cordas faz Concerto de Música Antiga
- Trabalho analisa emancipação na proposta educacional do MST
- Badminton: atleta da FURB destaca-se no México
- Pesquisa sugere investimento na educação matemática
- Proesde promove Seminário Regional no próximo sábado
- FURB sedia nova feira de economia solidária
- FURB se torna sede brasileira de Centro Didático
- Professora discute a saúde dos servidores
- Professor da Unicamp ministra aula magna do CCHC
- Semana acadêmica discute o sistema elétrico
- Bluvolei conquista no Paraná a vaga na Liga Nacional
- Recreação eleva discretamente os preços em Blumenau
- FURB disponibiliza o acervo de projetos de Egon Belz
- Saade palestra para calouros de Medicina
- Grupo Teatral Phoenix faz seleção de novos integrantes
- Estudo avalia ensino de ecologia em meios digitais
- Alunos da ETEVI participam de Olimpíada de Robótica
- PPGCC obtém prêmio de melhor artigo sobre auditoria/perícia
- Celso Zipf receberá Título de Cidadão Blumenauense
- Dissertação avalia a experiência da "escola sem fronteiras"
- Abertas inscrições para Intercâmbio Acadêmico
- Livro Quissama pode virar jogo de tabuleiro
- Artigo receberá prêmio em congresso de engenharia ambiental