Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


24/08/2015 - Dissertação analisa responsabilidade social universitária

A mestranda Carla de Cássia Nardelli Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Administração, defendeu dissertação  segunda-feira, dia 24, a partir das 15h30min., na sala D-201 (campus 1).
 
O trabalho tem como título “Responsabilidade Social Universitária: Um estudo sobre seu significado para os representantes dos grupos de interesse de uma universidade”.
 
A Banca Examinadora foi composta pela Presidente, a Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto (FURB); Profa. Dra. Maria José Carvalho de Souza Domingues (FURB); Prof. Dr. Pedro Antônio de Melo (UFSC); Prof. Dr. Mauricio Capobianco Lopes (FURB); Prof. Dr. João Natel Pollonio Machado.
 
Resumo da dissertação
 
Responsabilidade social é tema discutido em diversos setores da sociedade, inclusive pelas IES. A partir da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) tem sido o norteador dos instrumentos de avaliação das IES, com a inclusão da avaliação das ações de responsabilidade social.
 
A contribuição das IES se observa por meio de: a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. Para Rosetto e Brito (2013) o conceito de responsabilidade social estabelecido pelo SINAES é abrangente, porém traz um entendimento limitado, arraigado ao contexto empresarial, e desta forma, buscou-se compreender a responsabilidade social no âmbito das universidades por meio dos impactos gerados pelas atividades ensino, pesquisa, extensão e gestão.
 
A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) tem como missão “promover o ensino, a pesquisa e a extensão, fomentando o desenvolvimento socioeconômico sustentável e o bem-estar social”, o que explicita a preocupação com suas responsabilidades com a sociedade. No entanto a partir desta definição não é possível conhecer a compreensão dos stakeholders sobre responsabilidade social universitária (RSU) e como a FURB desenvolve as ações para a consecução de seus objetivos.
 
Na busca de informações em bases bibliográficas científicas sobre o tema, é perceptível a carência de estudos que possibilitem o clareamento sobre o conceito e como as universidades se percebem e agem para atender as demandas de seus grupos de interesse internos e externos.
 
Diante desta lacuna, o objetivo geral é analisar como os representantes dos grupos de interesse compreendem a responsabilidade social universitária da FURB. Para atingir este objetivo optou-se por estudo exploratório, qualitativo e estudo de caso, cuja unidade de análise é a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).
 
O universo da pesquisa se constituiu pelos stakeholders da FURB. A amostra da pesquisa foram os membros do CONSUNI, por representarem os principais grupos de interesse da Instituição. Foram realizadas 23 entrevistas com membros de diferentes representatividades. Para a análise e interpretação dos dados coletados foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise documental.
 
Como principais resultados obtidos ressalta-se que os representantes dos stakeholders da FURB têm uma visão ampliada sobre responsabilidade social universitária, que vai além daquela que o SINAES utiliza e, mesmo a FURB obtendo boa nota na avaliação, esta amplitude pode estar influenciando na expectativa dos representantes quanto à atuação da Instituição.
 
Outro ponto relevante foi identificar os impactos positivos e negativos das atividades universitárias percebidas pelos representantes. Entre os impactos positivos ressaltam-se: a preocupação com a formação cidadã; a diversidade de programas e convênios de extensão proporcionados à comunidade; e a gestão democrática. Os impactos negativos apontados são: a falta de articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão; a pouca visibilidade das atividades desenvolvidas; o tempo de resposta à comunidade quanto às decisões; e a falta de preparação dos membros para atuarem como conselheiros.
 
Quanto ao relacionamento da FURB com a comunidade constatou-se que a Instituição surgiu do anseio da sociedade pela interiorização da educação superior, no entanto, atualmente há expectativa de maior atuação nesta sociedade que a criou. Observou-se que há ruptura de comunicação da FURB com a sociedade e dos representantes com seus grupos de interesse.
 
Este estudo demonstra a dificuldade de institucionalizar ações de responsabilidade social universitária, as quais são realizadas, mas estão fragmentadas e desarticuladas de forma a não propiciar condições para a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Este aspecto reflete no relacionamento com os stakeholders, que muitas vezes não encontram os canais para especificar suas demandas, bem como conhecer o que é feito pela Instituição.
 
Percebe-se que esta fragilidade não é exclusiva da FURB, como apontada pela literatura, mas ela pode estar influenciando na percepção da sua imagem por seus stakeholders, que a julgam como reativa e fechada. Como contribuição teórica, estima-se que o presente trabalho possa contribuir para o entendimento do significado de responsabilidade social universitária, pois é considerado um tema abrangente e complexo. Como contribuição prática, espera-se que este diagnóstico permita à FURB conhecer seus pontos fortes e suas fragilidades, no que diz respeito à responsabilidade social e desta forma, contribuir para a melhoria dos processos de aferição de suas ações, assim como de relacionamento com a comunidade interna e externa. 
Publicação: 24/08/2015 - 09h37 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Agosto/2015 (alterar)

31/08/2015 28/08/2015 27/08/2015 26/08/2015 25/08/2015 24/08/2015 21/08/2015 20/08/2015 19/08/2015 18/08/2015 17/08/2015 14/08/2015 13/08/2015 12/08/2015 11/08/2015 10/08/2015 07/08/2015 06/08/2015 05/08/2015 04/08/2015 03/08/2015


Painel