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05/08/2015 - Dissertação avalia a experiência da "escola sem fronteiras"


A mestranda Marta Nascimento de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 07, a partir das 9 horas, na sala D-401. Como a defesa se dará via skype, não será aberta ao público, por falta de espaço físico.
 
Sob o título “Organização escolar por ciclos: a experiência de uma “escola sem fronteiras” de Blumenau”, o trabalho será apresentado à Banca Examinadora, composta pelo orientador/Presidente, professor Dr. Celso Kraemer (FURB); a professora Dra. Andréa Rosana Fetzner (Unirio); professora Dra. Márcia Regina Selpa Heinzle (FURB) e professor Dr. Adolfo Ramos Lamar.
 
Resumo da dissertação
 
Essa dissertação foi desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa “Saberes de Si”, vinculado à linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais do Programa de Mestrado em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
 
Tem como Objetivo geral compreender a concepção de educação na experiência de uma Escola Sem Fronteiras (ESF) da Rede Municipal de Blumenau, que esteve organizada por Ciclos de Formação entre os anos de 1998 e 2004.
 
Os objetivos específicos são: 1) Identificar as rotinas escolares da escola pesquisada durante o período em que trabalhou na proposta “Escola Sem Fronteiras”; 2) Evidenciar a relação escola e comunidade no período pesquisado; 3) Explicitar a noção de educação a partir de dois PPP’s e das falas das entrevistas com professores, pais e alunos que participaram da experiência de uma ESF pesquisada.
 
Para geração de dados serão analisados dois PPP’s da escola pesquisada, um de 1996, anterior à proposta ESF e outro de 2001 com a proposta implantada e quinze entrevistas semiestruturadas (cinco com professores, cinco com pais e cinco com alunos).
Os dados dos dois PPP’s apontam à existência de um processo de mudança interna na escola. Nas entrevistas percebe-se que o processo de implantação da ESF na comunidade teve alguns conflitos e a avaliação descritiva foi um dos temas mais abordados, no entanto os responsáveis e alunos relatam não terem prejuízos em suas experiências acadêmicas posteriores por haverem frequentado a ESF.
 
Os dados sugerem que o trabalho coletivo foi determinante na experiência da escola pesquisada. Os professores dizem que suas posturas e práticas pedagógicas se modificaram. Dizem não ser mais os mesmos depois da experiência na ESF. A pergunta de pesquisa “Qual concepção de educação dos professores, pais, e alunos que viveram a experiência da escola organizada por ciclos de Blumenau-SC?” sinalizou que a concepção de Educação foi compreendida como processo de desenvolvimento nas interações e relações humanas.
 
Observou-se que a avaliação na Escola organizada por Ciclos de Blumenau apresenta-se como possibilidade para novas pesquisas, bem como os efeitos de subjetividade dos alunos avaliados descritivamente.
Publicação: 05/08/2015 - 11h39 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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