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31/08/2015 - Dissertação avalia concepções acerca da abordagem triangular

A mestranda Elisiane Souza Saiber Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta segunda-feira, dia 31, a partir das 14 horas, sala I-305, com o título “Abordagem triangular: concepções e práticas pedagógicas de professores de arte nos anos iniciais do ensino fundamental”.
 
Compõem a Banca Examinadora: Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch (Presidente - FURB); Profa. Dra. Sílvia Duarte Sell Pillotto (Univille); Profa. Dra. Daniela Tomio (FURB); Prof. Dr. Osmar de Souza (Suplente - FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A dissertação intitulada “Abordagem Triangular: Concepções e Práticas Pedagógicas de Professores de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, está vinculada à linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender (PROCEA) no Grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB), Santa Catarina.
 
Nessa investigação buscamos respostas para a seguinte indagação: Quais as concepções e práticas pedagógicas acerca da Abordagem Triangular de professoras de Arte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?
 
O objetivo geral da pesquisa foi analisar as concepções e práticas pedagógicas acerca da Abordagem Triangular de Professores de Artes Visuais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
 
Há 20 anos no Brasil, a Abordagem Triangular foi sistematizada pela arte/educadora Ana Mae Barbosa, que se alicerça em três eixos: “Leitura de Imagem, Contextualização e Produção Artística” que proporcionam aos estudantes a construção do conhecimento acerca da Arte.
 
A pesquisa fundamenta-se em Barbosa (1986; 1997; 1998; 2010; 2012), Pillar (1999), Pillotto (2001; 2004; 2008), Ferraz e Fusari (2010) e Vygotsky (2007; 2009). A presente pesquisa é de cunho qualitativo e as participantes foram professoras de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais, de Indaial.
 
A pesquisa foi dividida em três etapas durante a geração de dados, e por isso na primeira etapa utilizamos como instrumentos a Técnica de Complemento e o questionário, na segunda etapa a Entrevista Individual Semiestruturada e na terceira etapa Observações da prática pedagógica de uma professora de Arte e as produções artísticas.
 
Por meio da Análise de conteúdo, foram estabelecidas três categorias de análises: concepção acerca da Abordagem Triangular; indicadores da Abordagem Triangular na prática pedagógica de uma professora de Arte; articulações da Abordagem Triangular nas produções artísticas dos estudantes.
 
Os resultados obtidos nesta pesquisa nos levaram a compreender que as concepções das professoras acerca da Abordagem Triangular baseiam-se na articulação dos eixos deste referencial teórico/metodológico, abarcando que os eixos leitura, contextualização e fazer.
 
Porém, durante a observação da prática pedagógica do ensino de Arte de uma professora, a ênfase no direcionamento do eixo fazer artístico, ou seja, o processo criativo no ensino de Arte nos anos iniciais acentua o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da percepção e da emoção, por meio de experiências sócio/culturais.
 
Pressupomos que os professores de Arte procuram realizar em suas práticas pedagógicas, momentos em que os estudantes vivenciem a construção de conhecimentos históricos, artísticos e culturais, tornando desta maneira a aprendizagem significativa aos estudantes para: fazer Arte, refletir sobre Arte, contextualizar Arte e principalmente viver Arte.
Publicação: 31/08/2015 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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