ARQUIVO DE NOTÍCIAS
31/08/2015 - Dissertação avalia concepções acerca da abordagem triangular
A mestranda Elisiane Souza Saiber Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta segunda-feira, dia 31, a partir das 14 horas, sala I-305, com o título “Abordagem triangular: concepções e práticas pedagógicas de professores de arte nos anos iniciais do ensino fundamental”.
Compõem a Banca Examinadora: Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch (Presidente - FURB); Profa. Dra. Sílvia Duarte Sell Pillotto (Univille); Profa. Dra. Daniela Tomio (FURB); Prof. Dr. Osmar de Souza (Suplente - FURB).
Resumo da dissertação
A dissertação intitulada “Abordagem Triangular: Concepções e Práticas Pedagógicas de Professores de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, está vinculada à linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender (PROCEA) no Grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB), Santa Catarina.
Nessa investigação buscamos respostas para a seguinte indagação: Quais as concepções e práticas pedagógicas acerca da Abordagem Triangular de professoras de Arte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?
O objetivo geral da pesquisa foi analisar as concepções e práticas pedagógicas acerca da Abordagem Triangular de Professores de Artes Visuais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Há 20 anos no Brasil, a Abordagem Triangular foi sistematizada pela arte/educadora Ana Mae Barbosa, que se alicerça em três eixos: “Leitura de Imagem, Contextualização e Produção Artística” que proporcionam aos estudantes a construção do conhecimento acerca da Arte.
A pesquisa fundamenta-se em Barbosa (1986; 1997; 1998; 2010; 2012), Pillar (1999), Pillotto (2001; 2004; 2008), Ferraz e Fusari (2010) e Vygotsky (2007; 2009). A presente pesquisa é de cunho qualitativo e as participantes foram professoras de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais, de Indaial.
A pesquisa foi dividida em três etapas durante a geração de dados, e por isso na primeira etapa utilizamos como instrumentos a Técnica de Complemento e o questionário, na segunda etapa a Entrevista Individual Semiestruturada e na terceira etapa Observações da prática pedagógica de uma professora de Arte e as produções artísticas.
Por meio da Análise de conteúdo, foram estabelecidas três categorias de análises: concepção acerca da Abordagem Triangular; indicadores da Abordagem Triangular na prática pedagógica de uma professora de Arte; articulações da Abordagem Triangular nas produções artísticas dos estudantes.
Os resultados obtidos nesta pesquisa nos levaram a compreender que as concepções das professoras acerca da Abordagem Triangular baseiam-se na articulação dos eixos deste referencial teórico/metodológico, abarcando que os eixos leitura, contextualização e fazer.
Porém, durante a observação da prática pedagógica do ensino de Arte de uma professora, a ênfase no direcionamento do eixo fazer artístico, ou seja, o processo criativo no ensino de Arte nos anos iniciais acentua o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da percepção e da emoção, por meio de experiências sócio/culturais.
Pressupomos que os professores de Arte procuram realizar em suas práticas pedagógicas, momentos em que os estudantes vivenciem a construção de conhecimentos históricos, artísticos e culturais, tornando desta maneira a aprendizagem significativa aos estudantes para: fazer Arte, refletir sobre Arte, contextualizar Arte e principalmente viver Arte.
Publicação: 31/08/2015 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Agosto/2015 (alterar)
31/08/2015
- Estudantes conhecem o dia a dia da Fazenda e do CRC
- Dissertação avalia concepções acerca da abordagem triangular
- Trabalho aborda possibilidades de uso de tecnologias sociais
- Contrato do Centro de Inovação será assinado terça-feira
- Educação tem três defesas nesta sexta-feira
- Saúde do servidor discute o tabagismo e suas consequências
- Trabalho analisa influências na eco inovação têxtil
- Palco giratório apresenta Divino nesta sexta
- Dissertação analisa a filosofia na educação
- Começa sábado curso do Proesde Licenciatura
- Reitor elogia a cooperação de pesquisadores em Educação
- 9ª MIPE abre inscrições para atividades técnico-científicas
- FURB tem duas propostas aprovadas no PROEXT 2016
- No primeiro dia, Interação recebe mais de 5,4 mil inscrições
- Dissertação avalia influência dos empreendimentos de Bonito
- Mesa redonda discute interdisciplinaridade na educação
- Bluvolei disputa em Maceió a final da Liga Nacional Sub 23
- Dissertação aborda a formação humana em Hannah Arendt
- Trabalho avalia desenvolvimento de professores de espanhol
- CineSesc apresenta Os Falsários nesta quarta
- Projeto do curso de Arquitetura vence Desafio Nacional
- Educadores promovem dia 27 um Simpósio Integrado de Pesquisa
- Curso Sequencial de Fotografia expõe trabalhos do semestre
- População carcerária do Brasil é a que mais cresce
- Abertas as inscrições para o Interação FURB 2015
- Dissertação aborda os conceitos sobre sociedades indígenas
- Examinadora alemã visita Projeto Vida e Saúde em Pomerode
- Trabalho avalia os sentidos para as práticas de escrita
- Dissertação analisa responsabilidade social universitária
- Novos Vintages é a campeã do 11º FUCCA
- Ex-aluno vence categoria do Prêmio Brasil de Economia
- FURB Idiomas leciona português para turma de 13 estrangeiros
- 11º FUCCA ocorre neste final de semana
- Programa Literatus TV ganha nova versão
- Observatório Social busca parceria com a FURB
- Professores participam de seminário sobre terraplanagem
- Dissertação investiga biopolítica em educação e sexualidade
- CMU disponibiliza novos boletins com história da FURB
- Professor sueco visita a reitoria
- Biblioteca Universitária faz Estudo de Usuário
- CineSesc apresenta o filme épico
- Infantil conquista o vice no estadual catarinense
- Acadêmicos da FURB destacam-se no estadual de badminton
- Economia lança primeiro boletim informativo eletrônico
- Restaurante Universitário reajusta valor do almoço e jantar
- Parceria do DCE cria aplicativo para divulgar o FUCCA
- Medicina veterinária discute a ciência na globalização
- Editora da FURB lança livro sobre história de Blumenau
- Dissertação analisa aprendizagem de bombeiros militares
- FURB é campeã do atletismo masculino nos JUCs 2015
- Aluna do Curso de Direito participa da Summer School
- Infantil disputa estadual em Guaraciaba, extremo-oeste de SC
- Pró-reitor faz primeira reunião com equipe da PROPEX
- Feijoada arrecadará recursos para projeto Baby Basquete
- Arquitetura discute intervenção em espaços públicos
- FURB tem novo pró-reitor
- "Vamos redesenhar a Universidade", diz Natel à rádio Nereu
- Celso Zipf recebe título de Cidadão Blumenauense
- Orquestra de Cordas faz Concerto de Música Antiga
- Trabalho analisa emancipação na proposta educacional do MST
- Badminton: atleta da FURB destaca-se no México
- Pesquisa sugere investimento na educação matemática
- Proesde promove Seminário Regional no próximo sábado
- FURB sedia nova feira de economia solidária
- FURB se torna sede brasileira de Centro Didático
- Professora discute a saúde dos servidores
- Professor da Unicamp ministra aula magna do CCHC
- Semana acadêmica discute o sistema elétrico
- Bluvolei conquista no Paraná a vaga na Liga Nacional
- Recreação eleva discretamente os preços em Blumenau
- FURB disponibiliza o acervo de projetos de Egon Belz
- Saade palestra para calouros de Medicina
- Grupo Teatral Phoenix faz seleção de novos integrantes
- Estudo avalia ensino de ecologia em meios digitais
- Alunos da ETEVI participam de Olimpíada de Robótica
- PPGCC obtém prêmio de melhor artigo sobre auditoria/perícia
- Celso Zipf receberá Título de Cidadão Blumenauense
- Dissertação avalia a experiência da "escola sem fronteiras"
- Abertas inscrições para Intercâmbio Acadêmico
- Livro Quissama pode virar jogo de tabuleiro
- Artigo receberá prêmio em congresso de engenharia ambiental