Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


20/08/2015 - Dissertação investiga biopolítica em educação e sexualidade

A mestranda Clarice Klann Constantino, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende a sua dissertação nessa sexta-feira, dia 21, a partir das 9 horas, na sala D-401. A defesa será via Skype, portanto não é aberta ao público por falta de espaço físico.
O trabalho tem como título “Biopolítica em educação: ética e norma na sexualidade, segundo professores e alunos de escolas públicas”.
 
A Banca Examinadora é composta pelo Presidente, Prof. Dr. Celso Kraemer (FURB); Prof. Dr. Márcio Alves da Fonseca (PUC/SP); Prof. Dr. Osmar de Souza (FURB); Profa.Dra. Rita de Cássia Marchi (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A presente dissertação, desenvolvida junto ao grupo de pesquisa “Saberes de Si”, vinculado a linha de pesquisa “Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais”, do PPGE/Mestrado em Educação, da FURB, tem como tema de pesquisa  biopolítica em educação: ética e norma na sexualidade segundo professores e alunos de escolas públicas.
 
 A pergunta de pesquisa quer saber de que maneira professores e alunos entendem a sexualidade a partir das noções de norma e ética? O objetivo geral da pesquisa é compreender a ética e a norma sobre sexualidade nos dizeres de professores e alunos.
 
A dissertação desenvolve-se em quatro capítulos: a introdução com os conceitos gerais que serão abordados; o capítulo histórico que aborda a sexualidade como dispositivo histórico; a genealogia da norma e do poder em Foucault, a ética e a problematização moral, bem como  a norma em documentos oficiais; análise das narrativas de professores e estudantes da rede pública de ensino a respeito da problematização moral (ética) em relação à sexualidade face à biopolítica de normalização.
 
A geração dos dados empíricos deu-se por meio de entrevista semi-estruturada com professores e de um questionário em que participaram 105 professores e 1001 estudantes da rede pública de ensino municipal e estadual.
 
A metodologia se baseia na perspectiva genealógica e arqueológica de Michel Foucault. A análise das narrativas de estudantes e professores é feita a partir das categorias de Homossexual são os outros; o Homossexual é imoral, esta última dividida nas seguintes sub-categorias: a) em relação à natureza, b) em relação à Deus.
 
O resultado da análise indica que, embora a normalização constitua uma parte marcante da atuação sobre os sujeitos pesquisados, há a possibilidade de resistência. A resistência, às vezes pode ter a forma de reivindicações de normalidade para os sujeitos que não são considerados normais, desviantes ou transgressores. Ou ainda, pode haver a resistência como possibilidade de fuga do poder normalizador para que se consiga chegar ao “eu ético” e ter para com o “outro” uma relação ética.
 
A análise das falas, a partir os conceitos de ética, norma, biopolítica e sexualidade na educação, bem como a análise histórica indica a possibilidade de se repensar o sujeito ético moderno. Um exercício da liberdade e de autonomia na relação com o outro, bem como o domínio de uma crítica permanente é uma possibilidade que pode assegurar o não aprisionamento da liberdade e de que a ética possa ser exercida. 
Publicação: 20/08/2015 - 09h39 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Agosto/2015 (alterar)

31/08/2015 28/08/2015 27/08/2015 26/08/2015 25/08/2015 24/08/2015 21/08/2015 20/08/2015 19/08/2015 18/08/2015 17/08/2015 14/08/2015 13/08/2015 12/08/2015 11/08/2015 10/08/2015 07/08/2015 06/08/2015 05/08/2015 04/08/2015 03/08/2015


Painel