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28/08/2015 - Educação tem três defesas nesta sexta-feira
O Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB tem três defesas de dissertação nesta sexta-feira, dia 28, das alunas Morgana Tillmann, Lígia Doriana Zorrer e Graziela Maffezzolli. Os resumos das dissertações seguem no final do texto.
Aluno(a):MORGANA TILLMANN
Título: EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PENSAMENTO DESCOLONIAL
Presidente:
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Prof(ª)
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Dr(ª) Adolfo Ramos Lamar/FURB
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Titulares:
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Prof(ª)
Prof(ª)
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Dr(ª) Jussara Bittencourt de Sá/UNISUL
Dr(ª) Celso Kraemer/FURB
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Suplente:
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Prof(ª)
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Dr(ª) Osmar de Souza/FURB
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Data da Defesa: 28/08/2015
Horário: 10 horas
Local: Sala I-305
Aluno(a):LÍGIA DORIANA ZORRER
Título: A INCLUSÃO ESCOLAR E O ESTUDANTE DE EJA: UM ESTUDO DE CASO
Banca Examinadora:
Presidente:
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Prof(ª)
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Dr(ª) Adolfo Ramos Lamar/FURB
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Titulares:
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Prof(ª)
Prof(ª)
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Dr(ª) Débora Cristina Jeffrey/UNICAMP
Dr(ª) Rita Buzzi Rausch/FURB
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Suplente:
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Prof(ª)
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Dr(ª) Celso Kraemer/FURB
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Data da Defesa: 28/08/2015
Horário: 16 horas
Local: Sala I-305
Aluno(a):GRAZIELA MAFFEZZOLLI
Título: UM ENCONTRO SOCIOCULTURAL EM CONTEXTO MIGRATÓRIO: SENTIDOS DA DIVERSIDADE CULTURAL EM ESCOLA PÚBLICA DE BRUSQUE, SC Banca Examinadora:
Presidente:
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Prof(ª)
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Dr(ª) Rita de Cássia Marchi/FURB
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Titulares:
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Prof(ª)
Prof(ª)
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Dr(ª) Márcia Buss Simão/UNISUL
Dr(ª) Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig/FURB
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Suplente:
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Prof(ª)
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Dr(ª) Maristela Pereira Fritzen/FURB
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Data da Defesa: 28/08/2015
Horário: 10 horas
Local: Sala I-304
RESUMOS DAS DISSERTAÇÕES
MORGANA TILLMANN: Este trabalho está vinculado ao grupo de pesquisa Filosofia e Educação – EDUCOGITANS - da linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau. O objetivo geral que norteia este estudo é problematizar a educação musical no Brasil, tendo como base o pensamento descolonial. Os objetivos específicos são: 1) realizar breve levantamento a respeito da história da educação musical no Brasil, tendo como foco a apropriação de conhecimentos provenientes de países europeus assim como os encaminhamentos legais acerca da valorização da cultura brasileira; 2) identificar aspectos do pensamento descolonial relevantes para discussão sobre a educação musical no Brasil; 3) discutir a educação musical no Brasil tendo como base o pensamento descolonial. A pergunta de partida deste trabalho foi: Como entender a Educação Musical no Brasil partindo do pensamento descolonial? Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem como base epistemológica o pensamento descolonial apresentado pelo grupo Modernidade/Colonialidade. A Modernidade construiu um ideal de arte a partir de um entendimento de cultura e estética. Este ideal foi disseminado no Brasil por meio da colonização. O pensamento descolonial dá subsídios para problematizar e repensar essa história. Compreender a história das relações de poder estabelecidas na criação e manutenção de um padrão estético e cultural, que prioriza um determinado tipo de fazer musical e desconsidera os demais, é de suma importância para se pensar a educação musical no Brasil atualmente.
LÍGIA DORIANA ZORRER: Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas sociais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau – (PPGEFURB) Santa Catarina, Brasil. - constitui-se numa pesquisa qualitativa do tipo Estudo de caso e este traz como desafio, falar da inclusão escolar na EJA, uma vez que as atenções na área da educação sempre estiveram voltadas com mais tônica para a escola regular. Intitulada “A Inclusão Escolar e o estudante de EJA”: Um estudo de caso do CEJA de Brusque – SC, a pesquisa aconteceu numa escola de educação para jovens e adultos (CEJA) da cidade de Brusque – SC, da rede estadual de ensino. Tem como pergunta de partida: Quais são as causas do fracasso escolar de estudantes do CEJA de Brusque? Como objetivo Geral, procura compreender, do ponto de vista dos estudantes, as causas do fracasso escolar de estudantes do CEJA de Brusque e como objetivos específicos: a) Identificar as principais causas eu levam o estudante de EJA às dificuldades de aprendizagem, nos dizeres dos próprios estudantes e b) Analisar as relações entre as causas e do fracasso escolar e o processo de inclusão/exclusão escolar. Tem como justificativa a importância do tema para a educação enquanto ciência, para a profissão do educador, para a sociedade acadêmica e para satisfazer os anseios pessoais da pesquisadora sobre o tema. A metodologia adotada para a geração dos dados partiu de um questionário como forma de selecionar estudantes para a etapa seguinte da pesquisa que foi a entrevista semiestruturada. O questionário foi aplicado para 49 estudantes que compreendem todos os níveis de ensino do CEJA. Com ele, procuramos identificar a existência de estudantes que se identificam com algum tipo de dificuldade para aprender, quais foram os motivos de não terem concluído os estudos na escola regular e quais os motivos de voltar a estudar. O resultado apontou que trinta estudantes se identificaram em situação de dificuldade para aprender. Os níveis de ensino do CEJA são os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, chamado nivelamento e do 6º ao 9º ano que compreendem ambos, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Para a entrevista foram selecionados seis estudantes (todos se identificaram com alguma dificuldade para aprender, tanto na escola regular, quanto no momento, na EJA), nas seguintes condições: Um que foi acometido pela meningite (24 anos); Uma que nunca conseguiu ler e escrever (57 anos); Um que se achava fraco de cabeça, “cabeça dura”, (50 anos); Um que o pai escolheu um dos filhos para estudar e não ele o escolhido (52 anos); Um que precisou parar de estudar porque juntou a necessidade de ajudar a mãe na criação dos irmãos com a dificuldade em aprender matemática por conta da relação com o professor (22 anos) e um que parou de estudar no Ensino Médio porque contraiu matrimônio prematuramente (47 anos). A entrevista procurou entender a fase escolar, na infância e na EJA, no sentido das situações que causam bloqueio para aprender. Como se dava esta relação com o aprender na escola regular e como ocorre hoje na EJA. Da entrevista sobressaíram as seguintes questões: A metodologia usada pelo professor de EJA; a formação docente não voltada para esta modalidade e ensino; O fracasso escolar; As diferenças culturais e de idade e a relação professor x estudante. Usamos a técnica da Análise de Conteúdo para os dados gerados através da sustentação teórica de Paulo Freire (1974; 1983; 1985; 2011) que nos fala de autonomia, educação problematizadora e dialógica, da transformação da sociedade através da educação. Para falar sobre a inclusão contamos com Mel Ainscow (2009) e Bader Burihan Sawaia (2001); Contribui com a questão do direito à educação, Sandra Fernandes Leite (2013). Os resultados apontaram que a causas do fracasso escolar se localizam nas próprias dificuldades que os estudantes enfrentem no seu dia-a-dia como em casa, com a família, no trabalho e no próprio sistema educacional. São dificuldades pessoais que os estudantes enfrentam que os levam às dificuldades de aprendizagem e que os estudantes retornam aos estudos em nome da ascensão social. Este trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa EDUCOGITANS, PPGE FURB -Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação- junto à linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais.
GRAZIELA MAFFEZZOLLI: A presente pesquisa refere-se a uma dissertação para o curso de Pós Graduação - Mestrado em Educação - da Universidade Regional de Blumenau/SC. O tema surgiu da observação das interações sociais entre estudantes migrantes com outras crianças e com adultos numa escola pública de Ensino Fundamental, em Brusque/SC, devido a um contexto migratório existente nessa cidade. Tem como objeto de estudo o encontro sociocultural e os sentidos atribuídos pelos atores sociais (adultos e crianças) à diversidade cultural ocorrida no espaço escolar. Os objetivos são: contextualizar o impacto do encontro sociocultural no espaço escolar, discutir o estranhamento sociocultural e analisar os significados da diversidade cultural para crianças e adultos na escola pesquisada.
O estudo é de cunho interpretativo, fundamentado nos Estudos Sociais da Infância (Antropologia da Criança e Sociologia da Infância), que se preocupam com as ações sociais dadas no contexto microssocial e que reconhecem as crianças como atores sociais de pleno direito. É uma pesquisa qualitativa, com uso de ferramentas do tipo etnográfico e bibliográfico. O método usado é o da observação participante, incluindo diário de campo, análise documental, registro audiovisual e entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos da pesquisa (crianças e adultos).
Os resultados da pesquisa sinalizam que em escola com contexto migratório o estranhamento acontece entre as pessoas com formação sociocultural diferente, mas na maioria dos casos as dificuldades iniciais são transformadas no processo de interação e (re)elaboração cultural, principalmente entre as crianças. Por outro lado, a escola promove a homogeneização e o disciplinamento principalmente através das ações sociais dos adultos em relação às crianças, desconsiderando as singularidades da constituição sociocultural de cada criança. Observa-se que crianças e adultos pautam suas ações sociais em diferentes sentidos dados a diversidade cultural, e que às vezes o preconceito à diversidade cultural se manifesta de forma velada.
Publicação: 28/08/2015 - 11h07 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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