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12/08/2015 - Trabalho analisa emancipação na proposta educacional do MST

A mestranda Naiara Gracia Tibola, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação na próxima segunda-feira, dia 17, a partir das 9h30min., na sala I-305.
 
O trabalho tem como título “Emancipação humana na proposta educacional do MST”. A Banca Examinadora é composta pelo presidente Prof. Dr. Adolfo Ramos Lamar(FURB); a Profa. Dra. Maria Antônia de Souza (TUIUTI/UEPG); o prof. Dr. Celso Kraemer (FURB); e a Profa. Dra. Marcia Regina Selpa Heinzle (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Esta pesquisa para dissertação de mestrado está vinculada ao Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação – Educogitans, vinculado ao Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau – FURB na cidade de Blumenau -SC.
 
A pesquisa tem como objetivo geral compreender o sentido de Emancipação Humana na proposta de educação do MST. As obras dos autores Souza (2006/2011), Caldart (2012), Vendramini (2009) e Arroyo (2011) são a base para a fundamentação deste trabalho.
 
É uma pesquisa qualitativa, com análise dos cadernos elaborados pelo Setor de Educação do MST. Para a análise foram selecionados quatro cadernos: Cadernos nº 01- Como fazer a Escola que queremos; nº06 - Como fazer a Escola que queremos: O Planejamento; nº 08 - Princípios da Educação do MST; nº 09 - Como fazermos a escola de Ensino Fundamental.
 
Para realizar a análise partimos do conceito de Emancipação Humana a partir das obras de Paulo Freire (1996, 2005, 2011), onde foram elencadas três categorias para a análise sendo elas: Diálogo, Coletividade e Consciência Critica.
 
As obras de Paulo Freire serviram como aporte teórico para fundamentar a análise de dados e a teoria desenvolvida. Os resultados desta pesquisa estão relacionados a compreender como o movimento trabalha Emancipação Humana a partir destas categorias na sua proposta de educação.
 
Ao final da investigação podemos compreender que Emancipação Humana caminha pelas três categorias que foram utilizadas para analise dos dados, também ocorre através do trabalho em conjunto (ressaltando a coletividade), pois consegue envolver toda a comunidade no processo de educação, na transformação de crianças e jovens em militantes conscientes de sua luta e realidade vivenciada desde muito cedo.
Publicação: 12/08/2015 - 11h21 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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