ARQUIVO DE NOTÍCIAS
24/08/2015 - Trabalho avalia os sentidos para as práticas de escrita
“Os sentidos para as práticas de escrita em aulas de língua portuguesa na voz de alunos do ensino fundamental” é o título da dissertação da mestranda Elizangela Aparecida Mattes da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação.
A defesa ocorre nesta terça-feira, dia 25, a partir das 14h30min., na sala I-305.
Compõem a Banca Examinadora: Presidente: Profa. Dra. Adriana Fischer (FURB); Prof.Dr. Rodrigo Acosta Pereira (UFSC); Profa. Dra. Maristela Pereira Fritzen (FURB); Profa. Dra Marcia Regina Selpa Heinzle (FURB).
Resumo da dissertação
A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau – FURB e à linha de pesquisa Linguagem e Educação, caracteriza-se por ser de cunho interpretativo numa perspectiva sócio-histórica.
O objetivo geral que norteia este trabalho é compreender os sentidos que alunos do Ensino Fundamental (EF) constroem para as práticas de escrita nas aulas de Língua Portuguesa (LP).
Para se alcançar essa compreensão, escolheram-se como sujeitos da pesquisa alunos do 6º ano e do 9º ano do EF de uma escola do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina. Para a geração dos dados, utilizaram-se dois instrumentos de pesquisa: um questionário, com cinco perguntas abertas, e uma entrevista coletiva semiestruturada.
Para análise e discussão dos dados gerados por meio dos dois instrumentos mencionados tem-se o apoio teórico da análise enunciativa do Círculo de Bakhtin. E, em coerência com os estudos do autor, este trabalho abarca também a concepção interacionista da linguagem, de Geraldi, o qual tem como enfoque as práticas de escrita na escola e a relação com a linguagem.
A pesquisa ancora-se, ainda, em estudos dos letramentos, com foco na relação entre as práticas de produção escrita e de leitura na escola. Levantamentos em base de dados apontaram várias pesquisas atreladas à escrita na escola, no entanto a presente dissertação assume papel relevante neste contexto, pois apresenta como peculiaridades as vozes, manifestadas por meio de enunciados dos sujeitos, no início do EF, 6º ano, e no final do EF, 9º ano. Assim, esses enunciados formam o corpus dessa pesquisa, e a partir de seus dizeres, o processo investigativo ganha sentido para, então, alcançar os objetivos propostos.
Como resultado do percurso investigativo, por meio da análise dos enunciados, emergem compreensões particulares.
Apreendeu-se que, para os sujeitos, as produções de escrita nas aulas de LP são uma resposta a uma prática social escolarizada. E para eles, as propostas de escrita são significativas quando se inserem no cotidiano deles e vão além de uma atividade com fins de atribuição de nota unicamente. Depreende-se, também, que, na perspectiva dos sujeitos, produzir bons textos é o sinônimo de boas notas e sem problemas ortográficos.
Publicação: 24/08/2015 - 10h09 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Agosto/2015 (alterar)
31/08/2015
- Estudantes conhecem o dia a dia da Fazenda e do CRC
- Dissertação avalia concepções acerca da abordagem triangular
- Trabalho aborda possibilidades de uso de tecnologias sociais
- Contrato do Centro de Inovação será assinado terça-feira
- Educação tem três defesas nesta sexta-feira
- Saúde do servidor discute o tabagismo e suas consequências
- Trabalho analisa influências na eco inovação têxtil
- Palco giratório apresenta Divino nesta sexta
- Dissertação analisa a filosofia na educação
- Começa sábado curso do Proesde Licenciatura
- Reitor elogia a cooperação de pesquisadores em Educação
- 9ª MIPE abre inscrições para atividades técnico-científicas
- FURB tem duas propostas aprovadas no PROEXT 2016
- No primeiro dia, Interação recebe mais de 5,4 mil inscrições
- Dissertação avalia influência dos empreendimentos de Bonito
- Mesa redonda discute interdisciplinaridade na educação
- Bluvolei disputa em Maceió a final da Liga Nacional Sub 23
- Dissertação aborda a formação humana em Hannah Arendt
- Trabalho avalia desenvolvimento de professores de espanhol
- CineSesc apresenta Os Falsários nesta quarta
- Projeto do curso de Arquitetura vence Desafio Nacional
- Educadores promovem dia 27 um Simpósio Integrado de Pesquisa
- Curso Sequencial de Fotografia expõe trabalhos do semestre
- População carcerária do Brasil é a que mais cresce
- Abertas as inscrições para o Interação FURB 2015
- Dissertação aborda os conceitos sobre sociedades indígenas
- Examinadora alemã visita Projeto Vida e Saúde em Pomerode
- Trabalho avalia os sentidos para as práticas de escrita
- Dissertação analisa responsabilidade social universitária
- Novos Vintages é a campeã do 11º FUCCA
- Ex-aluno vence categoria do Prêmio Brasil de Economia
- FURB Idiomas leciona português para turma de 13 estrangeiros
- 11º FUCCA ocorre neste final de semana
- Programa Literatus TV ganha nova versão
- Observatório Social busca parceria com a FURB
- Professores participam de seminário sobre terraplanagem
- Dissertação investiga biopolítica em educação e sexualidade
- CMU disponibiliza novos boletins com história da FURB
- Professor sueco visita a reitoria
- Biblioteca Universitária faz Estudo de Usuário
- CineSesc apresenta o filme épico
- Infantil conquista o vice no estadual catarinense
- Acadêmicos da FURB destacam-se no estadual de badminton
- Economia lança primeiro boletim informativo eletrônico
- Restaurante Universitário reajusta valor do almoço e jantar
- Parceria do DCE cria aplicativo para divulgar o FUCCA
- Medicina veterinária discute a ciência na globalização
- Editora da FURB lança livro sobre história de Blumenau
- Dissertação analisa aprendizagem de bombeiros militares
- FURB é campeã do atletismo masculino nos JUCs 2015
- Aluna do Curso de Direito participa da Summer School
- Infantil disputa estadual em Guaraciaba, extremo-oeste de SC
- Pró-reitor faz primeira reunião com equipe da PROPEX
- Feijoada arrecadará recursos para projeto Baby Basquete
- Arquitetura discute intervenção em espaços públicos
- FURB tem novo pró-reitor
- "Vamos redesenhar a Universidade", diz Natel à rádio Nereu
- Celso Zipf recebe título de Cidadão Blumenauense
- Orquestra de Cordas faz Concerto de Música Antiga
- Trabalho analisa emancipação na proposta educacional do MST
- Badminton: atleta da FURB destaca-se no México
- Pesquisa sugere investimento na educação matemática
- Proesde promove Seminário Regional no próximo sábado
- FURB sedia nova feira de economia solidária
- FURB se torna sede brasileira de Centro Didático
- Professora discute a saúde dos servidores
- Professor da Unicamp ministra aula magna do CCHC
- Semana acadêmica discute o sistema elétrico
- Bluvolei conquista no Paraná a vaga na Liga Nacional
- Recreação eleva discretamente os preços em Blumenau
- FURB disponibiliza o acervo de projetos de Egon Belz
- Saade palestra para calouros de Medicina
- Grupo Teatral Phoenix faz seleção de novos integrantes
- Estudo avalia ensino de ecologia em meios digitais
- Alunos da ETEVI participam de Olimpíada de Robótica
- PPGCC obtém prêmio de melhor artigo sobre auditoria/perícia
- Celso Zipf receberá Título de Cidadão Blumenauense
- Dissertação avalia a experiência da "escola sem fronteiras"
- Abertas inscrições para Intercâmbio Acadêmico
- Livro Quissama pode virar jogo de tabuleiro
- Artigo receberá prêmio em congresso de engenharia ambiental