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27/11/2015 - PPGDR tem aprovada a sua primeira tese de Doutorado
A agora doutora Liliane Cristine Schlemer Alcântara, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB (PPGDR), teve aprovada a sua tese na defesa pública que fez, ontem à tarde, durante quatro horas, na sala S-109 (campus 1), que ficou lotada de professores e acadêmicos.
Trata-se da primeira defesa de Doutorado do PPGDR FURB, 15 anos depois do lançamento do Mestrado em Desenvolvimento Regional (que já soma 147 dissertações aprovadas).
Em nome do programa, o vice-coordenador, Prof. Dr. Marcos Antônio Mattedi, abriu a sessão destacando este momento “especial e histórico, importante para o PPGDR e para a FURB”.
O título do trabalho é "Projetos de desenvolvimento: processos de ensino-aprendizagem ou processos de instrumentalização?". Fruto de um doutorado-sanduíche Brasil-Espanha, a tese buscou compreender se experiências na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE) e de Educação Cooperativa potencializam os processos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento. Os estudos foram desenvolvidos na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento do Rio Sagrado, Morretes (PR), Brasil e Experiência Cooperativa de Mondragón (ECM), Espanha (País Vasco).
A Banca Examinadora estava composta pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio (FURB – Presidente); Prof. Dr. Paulo Henrique Freire Vieira (UFSC); Profa. Dra. Leire Uriarte Zabala (LANKI/HUHEZI(MU); Profa. Dra. Cristiane Mansur de Moraes Souza (FURB); Prof. Dr. Oklinger Mantovaneli Junior (FURB); Profa. Dra. Maria Jose C. de S. Domingues (FURB); Prof. Dr. Valmor Schiochet (FURB-Suplente).
A defesa ocorreu entre 14h30min. e 18h30min.
Resumo da tese
Parte-se do pressuposto que uma pedagogia voltada à promoção do desenvolvimento territorial sustentável passa pela capacidade de induzir ações de formação, autoformação e ecoformação, ou seja, pela educação, sob a perspectiva da aprendizagem de saberes e competências das populações locais.
Dessa forma, a problemática que emerge no contexto desta tese está em identificar se os projetos de desenvolvimento se afastam ou se aproximam de projetos pedagógicos de ensino-aprendizagem. Isto é: O objetivo principal está em compreender se experiências na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE) e de Educação Cooperativa potencializam os processos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento.
As teorias que servem de base para esta pesquisa encontram-se próximas do tema do ecodesenvolvimento, derivando atualmente na denominação desenvolvimento territorial sustentável.
Metodologicamente se utiliza da abordagem interdisciplinar com inspiração transdisciplinar. Os métodos e técnicas propostos valem-se da fenomenologia para desenvolver a investigação e aquisição de conhecimento, enquadrando-se como pesquisa aplicada de ênfase qualitativa; utilizando-se de pesquisa participante para compreender melhor os estudos de casos selecionados e da abordagem exploratório-descritiva-avaliativo com interpretação e análise de dados a partir do método de pesquisa qualitativa do Discurso do Sujeito coletivo (DSC).
O estudo foi desenvolvido na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento do Rio Sagrado, Morretes (PR), Brasil, com um recorte temporal da análise no período de 2006 a 2012; e Experiência Cooperativa de Mondragón (ECM), Espanha (País Vasco), com recorte temporal compreendendo o período de 2007 a 2015.
Frente aos desafios da institucionalização da interdisciplinaridade, o resultado desta tese está no esforço da articulação para a mobilização das comunidades que favoreçam a aprendizagem social, que concerne à temática para o desenvolvimento territorial sustentável por meio de competências locais em direção à educação para o ecodesenvolvimento e da educação cooperativa.
Concluiu-se que as duas experiências utilizam-se da interdisciplinaridade como base do processo didático-pedagógico e da práxis educativa: a comunidade de aprendizagem do Rio Sagrado com uma base pedagógica pautada no processo de ensino-aprendizagem valendo-se da instrumentalização como um apoio metodológico importante; a comunidade de prática do cooperativismo utilizando-se do recurso pedagógico da instrumentalização, caminhando gradativamente rumo ao processo de ensino-aprendizagem. Ambas a seu modo, apresentam formas alternativas de formação em desenvolvimento regional, trabalhando preventivamente na transformação da comunidade local como protagonista de seu desenvolvimento.
Apesar dos percalços que precedem o desenvolvimento de competências vislumbra-se a educação para o ecodesenvolvimento e cooperativa, fatores de expressão e realização dos princípios ambientais e de transformação social rumo ao desenvolvimento territorial. Propõe-se uma abordagem de educação pressupondo-se uma forma de desenvolvimento que privilegie uma sustentabilidade ecológica, social e econômica.
Publicação: 27/11/2015 - 10h29 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh/Debora Fittipaldi Goncalves
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