ARQUIVO DE NOTÍCIAS
05/11/2015 - Seminário discute cinema no ensino de matemática
A mestranda Rosangela Silveira da Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, apresenta nesta segunda-feira (09-11), às 10 horas, na sala I 205, Campus I, um seminário intitulado Filmes cinematográficos como organizadores prévios para uma aprendizagem matemática significativa. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Elcio Schuhmacher.
O seminário tem por objetivo discutir aspectos relevantes acerca da utilização de filmes cinematográficos apresentados como organizadores prévios para o ensino da Matemática. Este trabalho está fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, no qual discute-se da importância dos filmes cinematográficos como elementos facilitadores da aprendizagem significativa.
Metodologia
A didática aplicada, busca amenizar as dificuldades de aprendizagem que a disciplina apresenta, bem como, a necessidade de alternar metodologias de ensino, para alcançar o sucesso na aprendizagem da mesma. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, onde, no corpo do trabalho são apresentadas contribuições do cinema à educação na perspectiva de autores da área de ensino, do mesmo modo que os filmes são apresentados, como organizadores prévios de ensino.
A pesquisa de campo foi realizada com uma turma de 9º ano, de uma escola Pública Estadual do município de Itajaí, Santa Catarina, na qual foram realizadas duas intervenções. A primeira proposta, teve por objetivo explicitar conceitos elementares da Teoria do Caos, utilizando-se para tanto o filme “O dia depois de amanhã”.
Já a segunda intervenção, teve por objetivo aclarar os estudantes sobre os modelos mais populares da Teoria dos Jogos utilizando-se para tanto o filme “Uma mente brilhante”. Os resultados apurados levou a concluir que a utilização de filmes cinematográficos como elementos facilitadores de ensino deve ser mais explorada no ambiente escolar, haja vista que se o filme “O dia depois de amanhã” contribuiu para o aprendizado de conceitos elementares da Teoria do Caos, outros filmes poderão contribuir em outros campos do saber.
O trabalho ora apresentado explicita a relevância da utilização de filmes cinematográficos como recurso potencializador de ensino. Para isso, foi realizada a análise do filme “O dia depois de amanhã” (2004), de Rolland Emerich, onde foi possível verificar que este pode ser apresentado como recurso metodológico para uma introdução aos conceitos da Teoria do Caos.
Para a análise das cenas consideradas relevantes para o estudo, convencionou-se o tempo como unidade de medida. Assim, por meio desta grandeza, pode-se obter o tempo aproximado do início do recorte da cena que importa para a abordagem do conteúdo proposto. As conclusões apontam para a necessidade de uma maior exploração deste recurso audiovisual no campo educacional, haja vista que se o filme “O dia depois de amanhã”, pode ser utilizado para introduzir e exemplificar conceitos elementares da Teoria do Caos, outros poderão ser explorados com o escopo de contribuir em outros campos do saber.
O presente trabalho, tem por objetivo relatar a trajetória de uma experiência intra-classe, O objetivo geral da didática, era o de abordar conceitos elementares da Teoria do Caos, bem como promover discussões acerca da preservação do meio ambiente, apoiando-se na Teoria cognitiva da Aprendizagem Significativa e propiciando interdisciplinaridade.
I
nicialmente, foi elaborado um organizador-prévio expositivo, com recortes de cenas do filme “O dia depois de amanhã”, com enfoque em um conteúdo que considerou-se ter partido de um nível mais alto de abstração, tal como: Mudança de comportamento em determinados eventos. O filme ora mencionado, roteiriza mudanças climáticas extremas, decorrentes da ação descontrolada do homem sobre a natureza, promovendo poluição.
Elaborar questionários que pudessem ser aplicados previamente e posteriormente a apresentação do material produzido, foi o próximo passo, permitindo assim uma análise mais criteriosa acerca dos resultados obtidos na aplicação do organizador.
O material de aprendizagem, foi apresentado em Power Point, durante as aula de Ciências para uma amostra de 19 alunos, sendo que para os recortes das cenas relevantes foi utilizado o Movie Maker, uma ferramenta do Windows de fácil acesso.
Nos resultados, foi notório o progresso dos alunos, haja vista que um grande percentual destes, inicialmente relata nunca ter ouvido falar na Teoria do Caos e após apresentação do material de aprendizagem, um grande percentual desses aprendizes conseguiu elaborar seu próprio conceito acerca do assunto.
Publicação: 05/11/2015 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Novembro/2015 (alterar)
30/11/2015
- Cine Sesc apresenta “Juan dos Mortos” nesta quarta
- FURB sedia “Feirão Limpe Seu Nome”
- Professora de Grego da USP faz palestra na FURB
- Alunos do Proesde FURB socializam experiências de SC
- Professoras da Engenharia Ambiental fazem palestra na PUC-RS
- Estudantes da FURB vencem concurso do SEBRAE
- Rafael Heusser é eleito o novo presidente do DCE
- VII Fórum de Prevenção aos Riscos de Desastres começa dia 1
- PPGDR tem aprovada a sua primeira tese de Doutorado
- Infanto garante vaga na final de vôlei em Blumenau
- Conferência discute biocapitalismo e trabalho
- Dissertação prega melhor gestão do risco de desastres
- DCE elege novo presidente nesta quinta-feira
- Orquestra da FURB faz concerto especial
- Morre um dos fundadores do curso de Arquitetura da FURB
- FURB recebe Prêmio IMPAR
- Núcleo de Gênero e Sexualidade promove segunda reunião
- Curso de Jornalismo estreia programete na FURB FM
- Pesquisa discute a genética no ensino fundamental
- Bluvolei tem semifinal do infanto-juvenil nesta quarta-feira
- BNNC já é marco histórico para ensino religioso
- FURB define Calendário Acadêmico 2016
- CineSesc apresenta “Amor” nesta quarta
- Palestra discute aspectos da felicidade
- Exposição Registra a Foto Documental
- Jornalismo promove a primeira semana acadêmica
- PPGDR tem capítulo em livro premiado no Prêmio Jabuti
- Aberto edital para Exposições Temporárias na FURB
- ExpoStartup 2015 movimenta a FURB neste sábado
- Roseméri lança “Jornalismo Diversional de Fátima Bernardes
- FURB inicia Diálogos em Extensão
- Doutorado em Contábeis e Adm destaca-se nos Estados Unidos
- FURB sedia mostra “Violas Brasileiras”
- NEAB/Furb faz evento para lembrar Dia da Consciência Negra
- Direito participa do congresso nacional do Conpedi
- Alunos de Ciências Contábeis realizam ação social em asilo
- Participe do Fórum Virtual da Autoavaliação Institucional
- Curso de Teatro da FURB estreia peça Orinoco
- Dissertação avalia políticas para duas comunidades de Gaspar
- Professora da Engenharia Ambiental faz palestra na Espanha
- Provas do ENADE serão aplicadas neste domingo
- Bloco A recebe exposição itinerante "Nossas florestas"
- FURB firma parceria inédita com a AMPE
- Atletas de Badminton vão disputar sulamericano
- CineSesc apresenta Inverno de sangue em Veneza nesta quarta
- Alunos da ETEVI vencem Olimpíadas de Matemática
- Definida programação oficial da ExpoStartup
- Bluvolei/Etevi disputa Brasileiro em Londrina
- João Leal lança livro
- Acadêmico de Moda é premiado com um curso em Milão
- Campus 2 da FURB sedia palestra da Fundação Logosófica
- Salão Angelim recebe nova exposição
- Turma de Fotografia do PROEP faz exposição de trabalhos
- Engenharia de Produção ajuda a Casa de apoio Mielo e Neo
- Audiência discute ensino religioso nas escolas públicas
- Oficina literária edita livro na FURB
- FURB sedia encontro de cirurgia veterinária
- Liga de pediatria lança livro nesta sexta
- Trabalho aborda qualidade do ensino e inteligência emocional
- Aluna da ETEVI é classificada para intercâmbio na Itália
- Artigo apresentado na FEA USP recebe dupla premiação
- Pesquisa discute desafios lúdicos no ensino fundamental
- Divisão de Apoio a Extensão está com nova chefia
- FURB vai sediar a ExpoStartup Blumenau
- Feira realiza venda e troca solidária de produtos
- Programa de Ciências Naturais e Matemática abre seleção
- Bluvolei vai encarar a prestigiada Taça Paraná
- CineSesc apresenta A Infância de Monique
- Livro “Confissões de um Poeta” será lançado na FURB
- Semana de comunicação aborda estilos de quadrinhos
- Design discute a integração entre a academia e empresas
- Engenharia civil discute o exercício profissional
- Bloco M sedia exposição Natureza Brincante
- Tese aborda desenvolvimento territorial sustentável
- Bluvôlei perde estadual para Rio do Sul
- Curso de Direito faz Júri Temático sobre eutanásia e aborto
- Propet-Saúde FURB organiza evento regional em Brusque
- CMU promove 1º Painel - Organizar, Arquivar e Preservar
- Seminário discute a formação docente
- FURB assessora ajustamento de conduta sobre resíduos
- Professora da FURB recebe prêmio em MBA Internacional
- Imortal da ABL, Niskier fará palestra na FURB sexta-feira
- Pesquisa avalia satisfação dos usuários do RU
- Seminário discute cinema no ensino de matemática
- Provas do Vestibular de Verão serão aplicadas neste domingo
- FURB sedia palestra organizada pela Fundação Logosófica
- Manteiga, açúcar e tomate encarecem a cesta básica
- Mestrandos participam de pesquisa em Portugal
- CCHC propõe Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual
- Termina dia 5/11 prazo para inscrição no Sinapse da Inovação
- Regina ganha semifinal de xadrez feminino
- Obra celebra 50 anos da Catequese Poética de Lindolf Bell
- Educação Física realiza semana refletindo sobre os 40 anos
- Professor de História faz palestra em simpósio da Unicamp
- Ciências da Religião participa de maior encontro nacional
- Livro Quissama é finalista do Prêmio Jabuti 2015
- Galegão sedia estadual de vôlei feminino nesta quarta-feira
- FURB presente no 66º Congresso Nacional de Botânica