Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


02/12/2015 - Alunas de Letras-Língua Alemã estudarão na Alemanha


Duas alunas do curso de Letras - Língua Alemã da FURB conquistaram bolsas de estudos para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemã (Winterkurs), nos meses de janeiro e fevereiro de 2016, em universidades da Alemanha.
 
O curso é promovido, anualmente, através de edital internacional do DAAD (Serviço de Intercâmbio Alemão). É todo ministrado em alemão e destina-se exclusivamente a estudantes universitários e pesquisadores com bons conhecimentos de alemão e excelente desempenho acadêmico que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma e sobre a cultura e a sociedade alemã.
 
Monika Haertel e Daniela Cristina Graupner Brandão fizeram por merecer na disputa pelas vagas destinadas ao Brasil. Além de provar desempenho acadêmico com média geral 8 no curso de Letras-Alemão da FURB, realizaram prova de proficiência linguística para atender a exigência mínima de nível B1 (intermediário) do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Foram oito textos com tempo de resposta de cinco minutos cada, sobre gramática, vocabulário e conhecimentos gerais sobre a Alemanha. O curso também exige conclusão do quarto semestre – o que não era o caso, pois elas estão encerrando a sétima fase – e uma carta de recomendação de professor do curso, além de uma carta de motivação, ambas em alemão.
 
Mônika embarca dia 25/12 rumo à cidade de Kassel, onde fica até 12 de fevereiro na UniKassel. Já a colega Daniela parte dia 07 de janeiro e estuda até 18 de fevereiro em Freiburg, na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Nas seis semanas de curso (cinco horas/dia, de segunda a sexta), elas farão uma imersão na língua, na cultura e na vida cotidiana alemã, incluindo visitas dirigidas a museus e teatros e excursões aos finais de semana. Haverá, ainda, prova para conclusão do curso e certificação, além de apresentação de projeto a ser desenvolvido nas aulas.
 
As alunas do curso de Alemão da FURB estão bastante motivadas,  é claro, ansiosas para que as experiências contribuam com a ampliação do seu conhecimento da língua e da cultura alemã, além de melhorar a interação com os falantes nativos, como foram as ricas aulas com o professor-assistente Josha Nitzsche, ao longo de 2015.
 
“Já atuo como professora de ensino fundamental (apoio pedagógico) e me interessa atuar como professora de Alemão”, diz Mônica, que já esteve na Alemanha e Suíça. Daniela também quer lecionar alemão e se dedicar a traduções. “Adoro a gramática alemã”, diz a blumenauense que sempre morou em Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil.
 
Elas destacam todo incentivo e apoio que receberam dos professores, em especial da coordenadora do curso, Valéria Mailer, e da diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Rita Buzzi Rausch.
 
“Para o curso de Alemão da FURB, fechamos o ano com chave de ouro”, destaca a professora Valéria, ao comentar o empenho e o sucesso das alunas e enaltecer o apoio do professor Josha e demais docentes.
 
“É muito gratificante esta conquista, dentro dos nossos propósitos de internacionalização da FURB, além de fortalecer nossa intenção de continuar com o curso de Licenciatura em Alemão após a conclusão desta turma, que atualmente é financiada pelo governo do Estado via FUMDES”, afirma a diretora.
 
O CCEAL está mantendo contatos com as prefeituras da região, principalmente com os municípios em que se oferece o idioma alemão na Educação Básica, visando a formação de professores na Língua Alemã, e com isso dar resposta ao governo da Alemanha, interessado em ampliar o intercâmbio com nosso País.
 
Publicação: 02/12/2015 - 10h13 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh

Dezembro/2015 (alterar)

18/12/2015 17/12/2015 16/12/2015 15/12/2015 14/12/2015 11/12/2015 10/12/2015 09/12/2015 08/12/2015 07/12/2015 04/12/2015 03/12/2015 02/12/2015 01/12/2015


Painel