ARQUIVO DE NOTÍCIAS
25/02/2016 - Dissertação aborda aprendizagem com um clube de ciências
A mestranda Graciele Alice Carvalho Adriano, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 14 horas, na sala I-205 (campus 1).
O trabalho tem como título “A aprendizagem e o desenvolvimento de crianças a partir da implantação de um Clube de Ciências em uma escola de tempo integral no município de Blumenau (SC)”.
A Banca Examinadora é composta pelo orientador/Presidente professor Dr. Edson Schroeder (FURB); a professora Dra. Nadir Castilho Delizoicov (UFSC); a professora Dra. Daniela Tomio (FURB); tendo como suplente a professora Dra. Gicele Maria Cervi (FURB).
Resumo da dissertação
Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina.
A pesquisa teve com objetivo geral analisar o processo de construção do conhecimento científico por crianças, a partir do desenvolvimento e da participação em um Clube de Ciências. Estas reflexões aconteceram a partir da base teórico-conceitual da escola histórico cultural, proposta por Lev S. Vigotski.
Como objetivos específicos, propomos identificar conceitos espontâneos e científicos, relacionados ao tema de investigação, desenvolvido no Clube de Ciências; analisar os amplificadores culturais utilizados no Clube de Ciências; apreender indicadores de aprendizagem e desenvolvimento a partir das atividades no Clube de Ciências, considerando-se as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.
A pesquisa, realizada em uma escola da Rede Estadual do Ensino, na cidade de Blumenau (SC), participante do projeto de Escola Pública Integral – EPI, contou com a participação na pesquisa de 33 crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental e a professora responsável pela disciplina de Iniciação Científica. A partir desta disciplina, que aconteceu no contraturno, organizamos e implantamos o Clube de Ciências na escola.
A abordagem, de cunho qualitativo, baseou-se na análise teórico-reflexiva, denominada pesquisa-ação, com caráter investigativo e reflexivo. Para o procedimento de análise, também consideramos o método investigativo da pesquisa sociocultural (WERTSCH, 1998), de cunho qualitativo, com abordagem na análise microgenética. Nossa investigação parte de um desafio: o de apresentar e desenvolver uma proposta educativa que denominamos de Clube de Ciências, para apreendermos e compreendermos o complexo movimento de aprender ciências na escola.
As análises dos dados nos mostraram um desenvolvimento conceitual científico, ainda na forma sincrética. A forma como foram mediados pela professora trouxe contribuições significativas sobre a forma de aprender, facilitando ou até mesmo desafiando as crianças para o desenvolvimento do pensamento conceitual. Observamos, nos modos de falar e agir das crianças, avanços na dimensão conceitual, procedimental e atitudinal a partir dos conhecimentos desenvolvidos ao longo das atividades no Clube de Ciências.
Como resultados, percebemos que um dos fatores que influenciou a construção dos conhecimentos científicos contou com a mediação da professora, pela ação dialógica que estabeleceu com a turma e das crianças entre si. Podemos dizer que a implantação e o desenvolvimento do Clube de Ciências, na turma do segundo ano, possibilitaram momentos de aprendizagem significativa e diversificada, se pensarmos nas aulas tradicionais, que acontecem por intermédio das disciplinas regulares.
Publicação: 25/02/2016 - 10h53 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Fevereiro/2016 (alterar)
29/02/2016
- Marcha atlética conquista medalhas no Rio de Janeiro
- Aula do CCEAL abordará a inclusão de alunos com deficiência
- Acadêmicos destacam-se no nacional de badminton
- Professor da FURB recebe título de Cidadão Blumenauense
- Forpibid e FURB comemoram manutenção das bolsas integrais
- Dissertação analisa significado do basquete para adolescente
- FURB vai sediar o 12º Meetup Startup SC
- FIES: Fique atento ao prazo de renovação!
- Dissertação aborda aprendizagem com um clube de ciências
- Quatro oradores se revezam na aula magna do curso de Direito
- Visita sela parceria com Universidade de Innsbruck
- ETEVI faz primeira assembleia de pais de 2016
- NEAB/Furb planeja atividades para 2016
- Vereadores enviam ao Senado e MEC moção em defesa do PIBID
- Exposições temporárias: divulgada lista de selecionados
- Treinamentos do Portal de Periódicos serão online em 2016
- Professora da FURB toma posse no Conselho Federal da OAB
- FURB protesta contra cortes de bolsas do Pibid
- Clínica de Odontologia recebe equipamentos de última geração
- FURB recebe discussão sobre Rota do Leite
- Abertas inscrições online para Prática Desportiva
- Instituto Gene recebe inscrição para novos projetos
- FURB engajada no Dia Nacional de Mobilização contra o Zika
- FURB também coleta assinaturas em defesa do Pibid
- Presidente do Forpibid integra hoje banca da Educação
- Seminário discute conceitos de biorefinaria
- Novidades: FURB TV estreia novo programa
- Moda abre hoje atividades com formação e palestra
- Alunos do Direito visitam penitenciária de São Pedro
- Gênero e sexualidade em debate dia 18 na Universidade
- FURB promove clínica de artes marciais
- PROPEX faz oficina de elaboração de projetos de pesquisa
- Oficina discute Indicação Geográfica do Queijo Kochkäse
- Alunos de História conhecem missões jesuíticas no RS
- Professor recebe bolsa de produtividade de pesquisa Nivel 1
- PPGDR colabora na organização de seminário na Costa Rica
- Estudo analisa os rejeitos da coleta seletiva do município
- Abertas inscrições para Intercâmbio Acadêmico
- FURB Idiomas abre matrículas para cursos de inglês e alemão
- Sinapse: Vale do Itajaí tem 32 projetos aprovados
- FURB vai sediar projeto “De Ponta a Ponta”
- Restaurante Universitário do Campus 1 reabre hoje
- Açúcar, banana e carne encarecem a cesta básica
- Professores da ETEVI participam de curso de formação
- Abertas inscrições para Curso de Alemão Intensivo
- Salão Angelim recebe inscrições para Exposições Temporárias