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25/02/2016 - Dissertação aborda aprendizagem com um clube de ciências

A mestranda Graciele Alice Carvalho Adriano, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 14 horas, na sala I-205 (campus 1).
 
O trabalho tem como título “A aprendizagem e o desenvolvimento de crianças a partir da implantação de um Clube de Ciências em uma escola de tempo integral no município de Blumenau (SC)”.
 
A Banca Examinadora é composta pelo orientador/Presidente professor Dr. Edson Schroeder (FURB); a professora  Dra. Nadir Castilho Delizoicov (UFSC); a professora Dra. Daniela Tomio (FURB); tendo como suplente a professora Dra. Gicele Maria Cervi (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina.
 
A pesquisa teve com objetivo geral analisar o processo de construção do conhecimento científico por crianças, a partir do desenvolvimento e da participação em um Clube de Ciências. Estas reflexões aconteceram a partir da base teórico-conceitual da escola histórico cultural, proposta por Lev S. Vigotski.
 
Como objetivos específicos, propomos identificar conceitos espontâneos e científicos, relacionados ao tema de investigação, desenvolvido no Clube de Ciências; analisar os amplificadores culturais utilizados no Clube de Ciências; apreender indicadores de aprendizagem e desenvolvimento a partir das atividades no Clube de Ciências, considerando-se as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.
 
A pesquisa, realizada em uma escola da Rede Estadual do Ensino, na cidade de Blumenau (SC), participante do projeto de Escola Pública Integral – EPI, contou com a participação na pesquisa de 33 crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental e a professora responsável pela disciplina de Iniciação Científica. A partir desta disciplina, que aconteceu no contraturno, organizamos e implantamos o Clube de Ciências na escola.
 
A abordagem, de cunho qualitativo, baseou-se na análise teórico-reflexiva, denominada pesquisa-ação, com caráter investigativo e reflexivo. Para o procedimento de análise, também consideramos o método investigativo da pesquisa sociocultural (WERTSCH, 1998), de cunho qualitativo, com abordagem na análise microgenética. Nossa investigação parte de um desafio: o de apresentar e desenvolver uma proposta educativa que denominamos de Clube de Ciências, para apreendermos e compreendermos o complexo movimento de aprender ciências na escola.
 
As análises dos dados nos mostraram um desenvolvimento conceitual científico, ainda na forma sincrética. A forma como foram mediados pela professora trouxe contribuições significativas sobre a forma de aprender, facilitando ou até mesmo desafiando as crianças para o desenvolvimento do pensamento conceitual. Observamos, nos modos de falar e agir das crianças, avanços na dimensão conceitual, procedimental e atitudinal a partir dos conhecimentos desenvolvidos ao longo das atividades no Clube de Ciências.
 
Como resultados, percebemos que um dos fatores que influenciou a construção dos conhecimentos científicos contou com a mediação da professora, pela ação dialógica que estabeleceu com a turma e das crianças entre si. Podemos dizer que a implantação e o desenvolvimento do Clube de Ciências, na turma do segundo ano, possibilitaram momentos de aprendizagem significativa e diversificada, se pensarmos nas aulas tradicionais, que acontecem por intermédio das disciplinas regulares. 
Publicação: 25/02/2016 - 10h53 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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