ARQUIVO DE NOTÍCIAS
19/02/2016 - FURB também coleta assinaturas em defesa do Pibid
Dentro da mobilização nacional em defesa do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e contra o corte orçamentário de 50% da verba federal em 2016, o Pibid FURB realizou ontem (dia 18), às 17h30, um ato em frente da Biblioteca Universitária, divulgando o Programa e coletando assinaturas para um abaixo-assinado nacional. Integrantes do PIBID estiveram presentes, também, na Uniasselvi, aproveitando uma formação dos professores que atuam na jurisdição da 15ª Gerência Regional de Educação de Blumenau.
A mobilização nacional tem um calendário de ações entre 18 e 24 de fevereiro. Hoje, dia 19, às 19 horas, acontecerá uma Mesa de Debates na FURB, que contará com a presença da professora Dra. Alessandra Santos de Assis (UFBA), presidente do Forpibid (Forum Nacional dos Coordenadores do Pibid). O tema dos debates será “As perspectivas da educação brasileira na formação de professores”, informa a coordenadora do Pibid FURB, professora Dra. Giceli Maria Cervi, também vice-presidente nacional do Forpibid.
Na próxima terça-feira, dia 23, às 15 horas, haverá uma intervenção dos bolsistas na Câmara Municipal de Blumenau, com o objetivo de apresentar as reivindicações do PIBID, e mais tarde, às 17h30, será realizada uma Aula Pública na escadaria do bloco A da FURB. Acontecerão, ainda, movimentos de divulgação do Programa nas comunidades dos municípios de Pomerode e Indaial.
E, no dia 24, haverá uma Audiência Pública na Comissão de Educação no Senado, às 10 horas, onde estarão representantes de todo País, incluindo da FURB. O requerimento proposto pela senadora Fátima Bezerra inclui como convidados o Ministro da Educação e o Presidente da CAPES. Nesse sentido, a data marcará o Dia Nacional de Mobilização do PIBID, contando com a presença de estudantes, bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores na realização de atos públicos e outras atividades de mobilização.
Entenda a mobilização contra os cortes do Pibid
O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa da CAPES/MEC para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino de todo país.
O Programa incentiva a formação de docentes, valoriza o magistério, eleva a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e promove a integração entre educação superior e educação básica. Além disso, é possível inserir os licenciandos no cotidiano escolar, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério.
Segundo a coordenadora do Pibid FURB, a CAPES anunciou cortes de pelo menos 50% do número de bolsas do PIBID em 2016, sob o pretexto de recuperar “perdas” geradas pelos Programas. “Isto implica em descontinuidade política, fenômeno que marcou historicamente o campo da educação. Na verdade, os cortes podem anular o esforço empreendido em regime de colaboração para edificar a política nacional de formação de professores, acontecendo assim a perda do investimento feito até aqui e o atraso de um projeto de educação que está em marcha, culminando com o adiamento ao combate às desigualdades, injustiças e problemas sociais, os quais sem a educação não serão jamais vencidos”, afirmou.
Para entender mais da mobilização em defesa do Pibid, leia sobre a audiência realizada na Câmara dos Deputados, em 15 de outubro de 2015 e a sobre a audiência realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, em 9 de dezembro, que geraram grande repercussão.
Mais informações: www.furb.br/proen/pibid ou (47) 3321-0961
Publicação: 19/02/2016 - 11h03 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Fevereiro/2016 (alterar)
29/02/2016
- Marcha atlética conquista medalhas no Rio de Janeiro
- Aula do CCEAL abordará a inclusão de alunos com deficiência
- Acadêmicos destacam-se no nacional de badminton
- Professor da FURB recebe título de Cidadão Blumenauense
- Forpibid e FURB comemoram manutenção das bolsas integrais
- Dissertação analisa significado do basquete para adolescente
- FURB vai sediar o 12º Meetup Startup SC
- FIES: Fique atento ao prazo de renovação!
- Dissertação aborda aprendizagem com um clube de ciências
- Quatro oradores se revezam na aula magna do curso de Direito
- Visita sela parceria com Universidade de Innsbruck
- ETEVI faz primeira assembleia de pais de 2016
- NEAB/Furb planeja atividades para 2016
- Vereadores enviam ao Senado e MEC moção em defesa do PIBID
- Exposições temporárias: divulgada lista de selecionados
- Treinamentos do Portal de Periódicos serão online em 2016
- Professora da FURB toma posse no Conselho Federal da OAB
- FURB protesta contra cortes de bolsas do Pibid
- Clínica de Odontologia recebe equipamentos de última geração
- FURB recebe discussão sobre Rota do Leite
- Abertas inscrições online para Prática Desportiva
- Instituto Gene recebe inscrição para novos projetos
- FURB engajada no Dia Nacional de Mobilização contra o Zika
- FURB também coleta assinaturas em defesa do Pibid
- Presidente do Forpibid integra hoje banca da Educação
- Seminário discute conceitos de biorefinaria
- Novidades: FURB TV estreia novo programa
- Moda abre hoje atividades com formação e palestra
- Alunos do Direito visitam penitenciária de São Pedro
- Gênero e sexualidade em debate dia 18 na Universidade
- FURB promove clínica de artes marciais
- PROPEX faz oficina de elaboração de projetos de pesquisa
- Oficina discute Indicação Geográfica do Queijo Kochkäse
- Alunos de História conhecem missões jesuíticas no RS
- Professor recebe bolsa de produtividade de pesquisa Nivel 1
- PPGDR colabora na organização de seminário na Costa Rica
- Estudo analisa os rejeitos da coleta seletiva do município
- Abertas inscrições para Intercâmbio Acadêmico
- FURB Idiomas abre matrículas para cursos de inglês e alemão
- Sinapse: Vale do Itajaí tem 32 projetos aprovados
- FURB vai sediar projeto “De Ponta a Ponta”
- Restaurante Universitário do Campus 1 reabre hoje
- Açúcar, banana e carne encarecem a cesta básica
- Professores da ETEVI participam de curso de formação
- Abertas inscrições para Curso de Alemão Intensivo
- Salão Angelim recebe inscrições para Exposições Temporárias