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19/02/2016 - Presidente do Forpibid integra hoje banca da Educação

A mestranda Milena Engels de Camargo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 14 horas, na sala I-305.
 
O trabalho orientado pela professora Dra. Gicele Maria Cervi tem como título “ Episódios de recontextualização de uma política: o Pibid e os subprojetos de Educação Física”.
 
Integram a Banca Examinadora a presidente nacional do Forpibid - Forum dos Coordenadores Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), a professora Dra. Alessandra Santos de Assis (UFBA); a professora Dra. Daniela Tomio (FURB) e  a professora      Dra Maristela Pereira Fritzen (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Esta dissertação faz parte dos estudos desenvolvidos na linha de pesquisa “Educação Cultura e Dinâmicas Sociais” e do grupo de pesquisa “Políticas de Educação na Contemporaneidade” do Mestrado em Educação da FURB.
 
Políticas educacionais apresentam-se como políticas públicas que se dirigem a resolver questões educacionais. São as ações do governo que orientam e regulam as questões educacionais, a exemplo do PIBID, uma política pública educacional voltada para a formação de professores.
 
A partir de referenciais teóricos, como Ball (1994) e Foucault (2008), políticas, além de processos e consequências, são textos e discursos, e envolvem jogos de poder. Esta pesquisa teve como objetivo geral problematizar a recontextualização da política educacional PIBID e os subprojetos de Educação Física, em três IES do estado de Santa Catarina.
 
A metodologia desta pesquisa foi orientada pelas pesquisas pós-críticas. Utilizou-se como método de pesquisa a abordagem do ciclo de políticas, proposta por Ball (1994). Participaram da pesquisa três IES que possuíam projeto PIBID e subprojeto de Educação Física. Como fonte de coleta de dados, foram analisados os seguintes documentos: Projeto Institucional, Subprojeto de Educação Física e Relatório Anual de Práticas. Os dados empíricos são apresentados por meio da exposição de três episódios de recontextualização. O primeiro episódio foi caracterizado a partir da análise do projeto institucional de cada IES, o segundo episódio se referiu a análise do subprojeto de Educação Física e o terceiro episódio à análise do relatório anual de atividades do Subprojeto de Educação Física.
 
Na análise dos processos de recontextualização da política PIBID e dos subprojetos de Educação Física, percebemos que eles permitem a construção de novos textos e discursos e assim garantem a singularidade dos espaços e das pessoas e anunciam a possibilidade de um diferente, tanto na produção dos textos, como na prática, mesmo frente a uma política nacional. Entendemos que a partir dessas relações e atravessamentos, dos discursos originados pela política, dos discursos produzidos em cada IES e daqueles advindos das relações entre o PIBID e a cultura corporal de movimento, se desenha uma outra Educação Física.  Que passa a fazer uma relação em rede, em fluxo, que não foca essencialmente na cultura corporal do movimento, mas que perpassa a diversidade, a inclusão, a competência comunicativa, a estética, o letramento, que dialoga com a escola e os estudantes. Uma Educação Física que se relaciona com as tecnologias, que inova, que reconhece o momento atual e as diferentes formas de construção das subjetividades.
 
Publicação: 19/02/2016 - 09h45 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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