ARQUIVO DE NOTÍCIAS
03/03/2016 - Dissertação analisa a relação entre linguagens e Engenharia

A mestranda Thais de Souza Schlichting, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende dissertação de mestrado na próxima quarta-feira (dia 09), a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
O trabalho tem como título “Letramentos em contexto de aprendizagem ativa nas engenharias: construindo o edifício das palavras para nele ser inquilino”.
A Banca Examinadora é composta pela Presidente/Orientadora, professora Dra. Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB); professor Dr. Luiz Carlos de Campos (PUC-SP); e professoras Dras. Márcia Regina Selpa Heinzle (FURB) e Daniela Tomio (Suplente/FURB).
Resumo da dissertação
Em decorrência dos avanços da tecnologia e da globalização, a profissão do engenheiro tem sido modificada. Demandas que dizem respeito à interação com múltiplas linguagens e gêneros discursivos marcam a atuação profissional em engenharia. Reflete-se, assim, sobre como a universidade prepara seus estudantes para atuarem nas distintas práticas de linguagem que circulam no mundo do trabalho. Ganham espaço, então, as metodologias de aprendizagem ativa, que têm como orientação o estudante como centro do processo de ensino e aprendizagem e oportunizam uma maior articulação entre as formações acadêmica e profissional.
Nesse contexto, insere-se este trabalho que é parte integrante de um projeto maior, denominado “Padrões e funcionamento de letramento acadêmico em cursos brasileiros e portugueses de graduação: o caso das engenharias”.
O projeto, realizado em parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade do Minho (Portugal), reúne estudos sobre as linguagens em circulação na área da engenharia desde 2010.
O presente trabalho tem como objetivo geral: compreender as implicações de metodologias de aprendizagem ativa no que tange às práticas de letramento na interface academia e esfera profissional de engenheiros. É orientado, ainda, pelos objetivos específicos: i) reconhecer as práticas de letramento que estão associadas a metodologias de aprendizagem ativa na formação acadêmica e profissional de engenheiros; ii) identificar e compreender as funções dos gêneros discursivos que circulam nas esferas acadêmica e profissional de engenheiros em formação em contexto de aprendizagem ativa; iii) analisar as práticas de letramento que se efetivam em contextos de aprendizagem ativa na engenharia a partir das vozes dos sujeitos sociais (estudantes e professores).
Para tanto, são realizadas análises de cunho interpretativista de dados gerados por meio de: a) entrevistas coletivas realizadas com estudantes do 7.º semestre do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho que, por meio da metodologia PBL (Project Based Leaning), são inseridos em empresas durante um semestre de estágio; b) entrevistas individuais realizadas com três professores do MIEGI que atuam como docentes e tutores nos projetos; c) anotações em diário de campo acerca da visita ao MIEGI.
As análises são ancoradas nas proposições do Círculo de Bakhtin acerca do caráter dialógico da linguagem, das dimensões e características dos gêneros discursivos; nas compreensões dos Novos Estudos do Letramento sobre a natureza social da linguagem em circulação nas esferas sociais; nas teorias de aprendizagem ativa e suas ponderações acerca dos currículos integrativos e construídos de forma espiral.
Os dizeres dos sujeitos sinalizam que, ao longo do semestre, os professores dão contínuos feedbacks sobre a escrita e apresentações realizadas, portanto mesmo que não haja uma disciplina específica acerca das linguagens, o trabalho processual no MIEGI abrange as capacidades linguísticas dos acadêmicos, que se inserem em práticas de linguagem marcadas por relações de poder e ideologias, e demandam dos estudantes distintas capacidades como síntese, argumentação científica e aplicação prática. Inserir-se em projetos, participar de práticas de linguagem na interface academia e mundo profissional é, portanto, constituir-se membro efetivo das linguagens em uso na esfera profissional ainda durante a formação acadêmica.
Publicação: 03/03/2016 - 12h41 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Março/2016 (alterar)
30/03/2016
- Palestra abordará o
- Biblioteca Universitária inicia Projeto Oficina de Leitura
- Seminário Empretec: em busca do empreendedorismo
- Dissertação analisa qualidade de serviços na saúde
- Propet-Saúde é classificado no Prêmio InovaSUS 2015
- Projeto IFFSC da FURB integra base de dados global
- CineSesc apresenta O Menino e o Mundo
- Campus 1 recebe apresentação de Nachschon Kalala Kupa
- Biblioteca adota novas regras para receber doações de livros
- 29º FITUB recebe 84 inscrições
- Programa capacita manipuladores de alimentos do RU
- Reitor da FURB fala na Câmara de Vereadores
- CineSesc apresenta o filme Super nada
- InovAtiva Brasil 2016 bate recorde com 1.372 inscrições
- Aberta chamada para 3º Seminário de Desenvolvimento Regional
- Projeto Bugio comemora 25 anos
- Pianista cubana se apresenta na FURB
- Manifestações populares marcam colóquio de Jornalismo
- Serviço Social debate formação profissional na região
- PROPET-Saúde participa de Congresso Internacional
- Salão Angelim inicia temporada com Exposição “Recreação”
- Direito enterra CPC 73 e saúda novo Código de Processo Civil
- DGDP alerta para participação no Censo Previdenciário
- CONSUNI aprova reajuste salarial de 10,36%
- FURB tem campanha contra assédio moral
- Trabalho investiga relação memória-corpo na Educação Física
- Biblioteca da FURB oferece livros para doação
- Últimos dias para inscrição no 29º FITUB
- Trabalho analisa liderança de reitores catarinenses
- Colóquio discutirá um dia de crise na imprensa brasileira
- Plug In abre 2016 com entrevista de indicado ao Oscar
- FURB vai sediar palestra do Março Roxo
- Programa de Extensão orienta sobre Educação Financeira
- Palestra discute Gestão da Produção Industrial
- Professora da Unicamp ministrará aula magna de Letras
- Trabalho aborda práticas do subprojeto de Letras no Pibid
- Aula magna discute Saúde mental e economia solidária
- Orquestra da FURB faz ensaio aberto
- Inovativa 2016: último dia para participar!
- Professor da Universidade de Boras dará palestra na FURB
- Trabalho analisa a escolarização e a língua de imigração
- Aula magna discute direitos na diversidade de gêneros
- Atletas do Bluvolei jogarão pela Seleção em Alagoas
- Extensionistas da FURB trocam experiências
- FURB sedia Mostra de Cinema Akira Kurosawa
- Encerra dia 20 inscrição ao Encontro de Economia Catarinense
- Últimos dias para participar da seleção de novos projetos
- Anunciada mudança na Coplan
- Blumenau recebe Orquestra da Universidade de Greifswald
- Dissertação analisa os caminhos dos jovens rurais
- Pomerode recebe Orquestra da Universidade de Greifswald
- Apresentações artísticas marcam Dia Internacional da Mulher
- FIES: Atenção alunos que estão na lista de espera!
- FURB recebe Feira da Economia Solidária
- Palestra discute assédio sexual feminino
- Circuito Literário ocorre em parceria com a FURB
- Professora aborda desafios da internacionalização acadêmica
- FURB abre seleção para servidor técnico-administrativo
- Dissertação analisa a relação entre linguagens e Engenharia
- ETEVI completa 36 anos
- Em março, Gene oferece mais uma edição do Empretec