ARQUIVO DE NOTÍCIAS
04/03/2016 - Professora aborda desafios da internacionalização acadêmica

Em palestra hoje na aula magna do Programa de Pós Graduação em Educação da FURB, a professora Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira (Unicamp) abordou "A internacionalização do currículo: desafios para a educação superior".
Segundo a professora, o tema da internacionalização da educação superior não está pronto. Para ela, deve-se estar aberto para a construção desse tema, que está em construção, visando a formação do homem como um profissional social do mundo, "voltado para questão da interculturalidade, à cooperação, para entendimentos mútuos, para trocas de experiências e complementações de saberes". Citou como exemplo a possibilidade de pesquisas mundiais para investigação conjunta dos casos de malformação associados à zika, uma questão que vem afetando vários países, inclusive nos EUA."O Brasil também precisa participar desse esforço de desenvolvimento das nações, interagindo o conhecimento produzido pelas nossas universidades", acrescenta.
Ainda no evento ocorreu o lançamento do livro “Internacionalização na educação superior: políticas, integração e mobilidade acadêmica”, organizado pelas professoras Dra. Márcia Regina Selpa Heinzle (FURB) e Dra. Elisabete M. de Aguiar (Unicamp).
A aula foi prestigiada pelo reitor João Natel e pelos pró-reitores Mauro Scharf (Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante) e Alexander Christian Vibrans (Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura), além da diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, professora Rita Buzzi Rausch. O PPGE é vinculado ao CCEAL.
Em sua fala, Natel reiterou a importância do tema da internacionalização e sua efetiva inserção na FURB. E disse que ontem mesmo, ao revisar documento de autoavaliação, a questão da internacionalização várias vezes entrou na discussão. Natel também elogiou o evento e enfatizou os esforços da FURB e o amplo apoio da Reitoria para que se lance o Doutorado em Educação ainda em 2016, ano que o PPGE completa 25 anos de criação do Mestrado.
Professora titular da Faculdade de Educação da Unicamp, a palestrante é professora bolsista Produtividade 2, do CNPq. É pedagoga pela USP (1971), Mestre em Educação pela University of Sheffield (1979) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Livre Docente e Titular pela Unicamp, ela coordena o GEPES-Nacional (Grupo Nacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior). Prêmios recebidos: Prêmio Zeferino Vaz (2014) e Peter Muranyi (2013).
Principais pontos da palestra
Segundo a professora Elisabete Pereira, o tema da internacionalização nas universidades está em construção e concordou que deve estar articulado com as ações locais, como colocou o professor Natel.
-- Cada universidade, no seu passo, constrói seu processo de internacionalização, sem imposições, e respeitando suas características e missão. Estou aqui para estimular esse diálogo que valoriza o papel das IES de formação de homem como um profissional social”, disse.
Na sua contextualização, afirmou que a internacionalização “na” e “da” educação superior é um fenômeno que data dos primórdios da universidade, mas ganhou uma dimensão maior e renovada nos últimos 30 anos e apresenta uma conceituação complexa e multidimensional. “Boa parte das grandes universidades nunca deixaram de ser internacionais, atraindo bons alunos do mundo todo e sem perder o vínculo local", afirmou. E citou a criação das primeiras universidades em Bolonha (1088- que matriculava estudantes de toda Europa), Oxford (1096), Paris (1117), por exemplo.
Segundo a palestrante, a internacionalização é uma proposta de formação educacional que ultrapassa os programas voltados para o ensino superior local e nacional. E cita Knight (2004): “a internacionalização é o processo de integrar uma dimensão internacional e intercultural nas funções de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição”.
E disse que a internacionalização da educação superior neste início de milênio é uma realidade para todos os países e está no centro das atuais políticas universitárias. Atualmente, o maior número de programas de mobilidade (alunos/professores) está na União Europeia.
A internacionalização hoje é entendida, segundo a professora, como a “criação de relações baseadas no conhecimento mútuo de aspectos constituintes de contextos: social, educacional, cultural, político, geográfico, econômico e de língua, com responsabilidades assumidas pelas universidades e por programas nacionais e internacionais e tem a ideia de integração em dimensão intercultural no ensino, pesquisa e serviços”.
Para ela, a Universidade é ainda a instituição que pode promover a integração dos conhecimentos, da cultura, dos valores, dos povos, e o respeito pelas diferenças e especificidades de cada nação.
E cita Giddens (2000), entre outros autores, para dizer que o movimento de internacionalização reflete a necessidade dos acadêmicos que vivem numa sociedade globalizada. "É o mundo da informação globalizada, das novas tecnologias, em que as universidades são solicitadas a formar um conhecimento para o mundo", destacou.
A internacionalização é uma proposta de formação educacional do aluno. Desta forma, as universidades que aceitam esse conceito, constroem políticas em que o currículo é flexível e organizado para que o aluno saiba que, num determinado período, terá uma experiência internacional na sua formação.
Publicação: 04/03/2016 - 12h29 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh
Março/2016 (alterar)
30/03/2016
- Palestra abordará o
- Biblioteca Universitária inicia Projeto Oficina de Leitura
- Seminário Empretec: em busca do empreendedorismo
- Dissertação analisa qualidade de serviços na saúde
- Propet-Saúde é classificado no Prêmio InovaSUS 2015
- Projeto IFFSC da FURB integra base de dados global
- CineSesc apresenta O Menino e o Mundo
- Campus 1 recebe apresentação de Nachschon Kalala Kupa
- Biblioteca adota novas regras para receber doações de livros
- 29º FITUB recebe 84 inscrições
- Programa capacita manipuladores de alimentos do RU
- Reitor da FURB fala na Câmara de Vereadores
- CineSesc apresenta o filme Super nada
- InovAtiva Brasil 2016 bate recorde com 1.372 inscrições
- Aberta chamada para 3º Seminário de Desenvolvimento Regional
- Projeto Bugio comemora 25 anos
- Pianista cubana se apresenta na FURB
- Manifestações populares marcam colóquio de Jornalismo
- Serviço Social debate formação profissional na região
- PROPET-Saúde participa de Congresso Internacional
- Salão Angelim inicia temporada com Exposição “Recreação”
- Direito enterra CPC 73 e saúda novo Código de Processo Civil
- DGDP alerta para participação no Censo Previdenciário
- CONSUNI aprova reajuste salarial de 10,36%
- FURB tem campanha contra assédio moral
- Trabalho investiga relação memória-corpo na Educação Física
- Biblioteca da FURB oferece livros para doação
- Últimos dias para inscrição no 29º FITUB
- Trabalho analisa liderança de reitores catarinenses
- Colóquio discutirá um dia de crise na imprensa brasileira
- Plug In abre 2016 com entrevista de indicado ao Oscar
- FURB vai sediar palestra do Março Roxo
- Programa de Extensão orienta sobre Educação Financeira
- Palestra discute Gestão da Produção Industrial
- Professora da Unicamp ministrará aula magna de Letras
- Trabalho aborda práticas do subprojeto de Letras no Pibid
- Aula magna discute Saúde mental e economia solidária
- Orquestra da FURB faz ensaio aberto
- Inovativa 2016: último dia para participar!
- Professor da Universidade de Boras dará palestra na FURB
- Trabalho analisa a escolarização e a língua de imigração
- Aula magna discute direitos na diversidade de gêneros
- Atletas do Bluvolei jogarão pela Seleção em Alagoas
- Extensionistas da FURB trocam experiências
- FURB sedia Mostra de Cinema Akira Kurosawa
- Encerra dia 20 inscrição ao Encontro de Economia Catarinense
- Últimos dias para participar da seleção de novos projetos
- Anunciada mudança na Coplan
- Blumenau recebe Orquestra da Universidade de Greifswald
- Dissertação analisa os caminhos dos jovens rurais
- Pomerode recebe Orquestra da Universidade de Greifswald
- Apresentações artísticas marcam Dia Internacional da Mulher
- FIES: Atenção alunos que estão na lista de espera!
- FURB recebe Feira da Economia Solidária
- Palestra discute assédio sexual feminino
- Circuito Literário ocorre em parceria com a FURB
- Professora aborda desafios da internacionalização acadêmica
- FURB abre seleção para servidor técnico-administrativo
- Dissertação analisa a relação entre linguagens e Engenharia
- ETEVI completa 36 anos
- Em março, Gene oferece mais uma edição do Empretec