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17/03/2016 - Trabalho investiga relação memória-corpo na Educação Física

O mestrando Luís Carlos Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação no próximo dia 1º. de abril, a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
 
O título do trabalho é “A relação memória e corpo na Educação Física: uma experiência do Pibid-Furb”.
 
A Banca Examinadora é composta pelos seguintes professores doutores: Presidente: Celso Kraemer (FURB); Sandro Luiz Bazzanella (UnC); Gicele Maria Cervi (FURB); Suplente: Andrea Soares Wuo (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A relação memória-corpo estabelece uma linha que faz com que o corpo seja o que ele é, segundo o que a experiência lhe oferece, conforme elaboração conceitual de Henri Bergson e a interpretação de Gilles Deleuze. Pode-se dizer, a partir de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari, que a escola concentra-se em tornar o corpo útil e dócil e valoriza o hábito que repete o que já existe, mas há possibilidades de resistência contra a repetição, segundo os mesmos autores.  Nas aulas de Educação Física, a relação memória-corpo coloca o corpo na articulação de uma compreensão do que é educação, entre abertura de possibilidades e repetição do que já existe, passando pela cultura corporal de movimento.
 
Nesse sentido, torna-se relevante estabelecer a seguinte problemática: De que maneira se pode articular a relação entre memória e corpo nas práticas pedagógicas do PIBID-FURB de Educação Física? Tendo em vista essa questão, foram observadas sete aulas de Educação Física ministradas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – FURB) de Educação Física numa escola de Educação Básica em Blumenau-SC e realizou-se uma série de entrevistas com os participantes do projeto. A pesquisa utilizou o método cartográfico segundo conceitos de Deleuze e Guattari e o conceito de memória e corpo de Bergson, a partir de um direcionamento sistemático de Virgínia Kastrup.
 
Nesta dissertação discute-se os resultados da pesquisa de campo, à luz da relação memória-corpo e de uma compreensão das tecnologias de poder que envolvem a escola. As discussões se desenvolveram junto ao Grupo de Pesquisa Saberes de Si, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais, tendo por objetivos: Compreender as relações entre memória e corpo na Educação Física Escolar; Evidenciar as relações entre memória e corpo nas falas dos entrevistados acerca do PIBID FURB de Educação Física; Discutir as relações entre memória e corpo e seus possíveis efeitos para se pensar a Educação Física na escola.
 
Os resultados apontaram para um jogo entre uma relação memória-corpo que se abre para as possibilidades virtuais do espírito e uma escola que parece ser delimitada pelo hábito e pelo biopoder. O PIBID – FURB de Educação Física consiste num programa que valoriza a formação docente no sentido de uma experimentação do que acontece no cotidiano da escola, procurando não submeter-se ao modelo já instituído em suas rotinas, ainda que, por estar dentro da escola, acaba por submeter-se a suas verdades.
Publicação: 17/03/2016 - 10h12 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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