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06/04/2016 - Dissertação aborda extensão universitária e inovação social

A mestranda Adriana Maria Reiter Bachmann, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende a sua dissertação na próxima quinta-feira, dia 7, a partir das 13h30min., na sala F-204 (campus 1).
 
O título do trabalho é “Extensão universitária e inovação social: estudo em uma universidade de Santa Catarina”.
 
São membros da Banca: Presidente Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto - FURB; Titulares: Prof. Dr. Giancarlo Gomes – FURB; Profa. Dra. Tânia Nunes da Silva – UFRGS. Suplente: Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho– FURB.
 
Resumo da dissertação
 
Da extensão universitária, do tripé ensino-pesquisa-extensão, espera-se que participe o estudante em sua vida acadêmica. Além de vivência prática dos estudos, o aluno pode ter a oportunidade de atuar como agente social, operando mudanças na comunidade em que vive. A amplitude dos problemas sociais e a ineficiência do mercado em minimizar as desigualdades sociais fazem fomentar atuações diferentes, maneiras novas ou novos tipos de relações.
 
No sentido de interligar transferência de conhecimento, vivência prática de acadêmicos e demandas comunitárias, esta pesquisa procura identificar se ocorre inovação social nos programas ou projetos de extensão em uma universidade de Santa Catarina.
 
Para responder à pergunta de pesquisa elaborada, optou-se por estudo descritivo, com corte transversal, na abordagem de pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos, primeiramente foi realizada a análise documental dos projetos de extensão em execução na universidade pesquisada e, posteriormente, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados.  Para a análise dos dados, este estudo utilizou a técnica de análise de conteúdo, a categorização.
 
Foram analisados sete programas ou projetos de extensão, na proporção de um programa ou projeto para cada centro de estudo da universidade. Como resultado, este estudo relaciona características de inovação social no programa e nos projetos analisados, os quais levam à comunidade, maneiras diferentes de atuação, gerando novas relações sociais e atuando como agente ativo na melhora da qualidade de vida.
 
O estudo sugere incremento de pesquisas relacionadas à temática em pauta, para construção de modelos teóricos que atuem em favor da identificação de inovação social e sua efetiva atuação, e alvitra a inclusão de estratégias de inovação social e investimentos em centros de inovação social em universidades.  
Publicação: 06/04/2016 - 11h17 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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