Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


18/05/2016 - Morre Frank Graf, o fundador da Orquestra da FURB


Professor aposentado da FURB, onde atuou por 21 anos (sem contar o tempo como voluntário), criador da Orquestra da Universidade (há 17 anos) e da FURB Jazz Band, Frank Otto Mathias Graf morreu na tarde de ontem, terça-feira, (dia 17) em Curitiba (PR), aos 73 anos, depois de lutar por um ano contra um câncer. O velório está ocorrendo no Cemitério Vertical, no bairro de Tarumã em Curitiba, com culto de corpo presente nesta quarta-feira (18), às 15h. O maestro deixa a esposa Anelise, duas filhas — Henriette e Gabriele Ina — e três netos. 

 

Graf vivia há quatro anos na praia Pontal do Sul, no Paraná. Em dezembro de 2014, o também ativo pastor luterano foi homenageado pela FURB, durante as festividades dos 50 anos da Universidade,  recebendo o título de Maestro Emérito da Orquestra da FURB, da qual é considerado fundador.

 

Um fato ainda não noticiado na imprensa é que ele foi o primeiro colaborador da FURB FM criando o primeiro programa da FURB FM de faixa comentada de música erudita, intitulado "Clássicos de ontem e de hoje", praticamente desde o início das atividades da emissora em 2003. Os programas são reprisados até hoje, com forte audiência.

 

Graf foi professor do quadro na FURB desde março de 1981 até 2002. Foi chefe do Departamento de Artes e coordenador do Colegiado do curso de Educação Artística. Lecionou várias disciplinas: Canto Coral (I e II); Estética, Música (I, II, III e IV); Prática Artística (I, II, III e IV); Prática de Conjunto (I e II); Regência (I, II, III e IV); Teclado Secundário (I e II); Estrutura e Linguagem Musical (I e II), História da Arte (II e III), entre outras. 

 

Acompanhe as demais informações na cobertura jornalística de hoje/ontem sobre a trajetória, obra e biografia do renomado professor, regente, pastor, ex-secretário de Cultura e Turismo nas matérias do Jornal de Santa Catarina, O Blumenauense e no Portal Luteranos

 

Acesse, ainda, o link do documentário de Andreas Peter,  "Frank Graf, o Caminheiro".

 

Depoimentos relatam grande perda do mestre

 

Nas palavras do pastor Clovis Horst Lindner, Frank Graf foi "um dos maiores nomes da música na IECLB, incansável incentivador, fundador da Orquestra da FURB (Blumenau), um dos maiores conhecedores da história da música que eu conheci e um dedicado e amado pastor de comunidade. Maestro extraordinário e um regente de coral como poucos, ele conduzia com vivacidade e paixão. Frank Graf também foi um criativo compositor das melodias de diversos hinos do hinário da IECLB, mormente para as extraordinárias letras do pastor e Dr. Lindolfo Weingärtner. Expresso publicamente a minha solidariedade à sua esposa e às suas filhas e faço votos de que a sua memória seja perene nesta Igreja, para cujo aprimoramento musical ele contribuiu decisivamente. Frank, sentiremos sua falta!".

 

Segundo a professora aposentada Noemi Kellermann, que trabalhou com ele no Departamento de Artes da FURB e coordenou a Divisão de Promoções Culturais da FURB, Frank Graf foi "professor , maestro, fundador da Orquestra da FURB, grande incentivador de todos os músicos, personalidade que contribuiu com seu talento e trabalho para a Cultura, para a Música em Blumenau, como professor no Teatro Carlos Gomes, na Universidade Regional de Blumenau e em funções pela Cultura junto ao Município de Blumenau e no Estado de Santa Catarina. Frank Graf deixa um belíssimo legado com a sua vida em doação em Blumenau .GRATIDÃO A FRANK GRAF".

 

Segundo o professor e violonista Renato Mór, "o mundo fica um pouco mais sombrio. O céu, um pouco mais iluminado. Descanse em paz, amigo, colega e mestre". 

 

Para o professor Paulo Roberto Brandt, diretor da Rádio e Televisão Educativa da FURB, o Professor Frank Graf "é um eterno referencial de caráter e excelente pessoa com quem convivemos muitos anos na nossa FURB e em especial com sua contribuição na nossa FURB FM, onde seu programa de música erudita é até hoje um referencial. Obrigado sempre pelo prazer de sua companhia!"

 

Ex-diretor da RTE, o servidor Roberto Disse acrescenta: "Perda irreparável tanto para a cultura local, a FURB e principalmente a FURB-FM, pois o Prof. Graf foi um dos primeiros voluntários a participar da programação daquela emissora".

 

A aluna e mais tarde professora e colega de departamento, Rozenei Cabral, afirmou no facebook: "Eterno professor Graf...quantas lembranças tenho como professor e colega de trabalho...quantas e quantas vezes me chamou de frau Cabral....pessoa querida e profissional exemplar, que plantou muitas sementes que germinaram e hoje já são belos frutos da música".

 

Para a professora Rita Buzzi rausch, diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras da FURB, o CCEAL "se entristece profundamente com a morte do professor e fundador da orquestra Frank Graf e se solidariza com seus familiares!! Graf deixa um grande legado e um encantamento pela música em cada um de nós, que teve a oportunidade e a satisfação de conviver com sua sabedoria! Vá em paz professor, com a sensação do dever cumprido... e ao som da mais bela melodia".

 

Em depoimento exclusivo, o produtor independente e diretor de vídeo Andreas Peter afirma: "Durante as gravações do documentário Frank Graf, o Caminheiro, eu vivi a rotina do Graf. Fosse ao piano de sua casa, em Blumenau, nas orquestras e coros em que trabalhava ou nas musicais reuniões de família, em Curitiba, ele esbanjava conhecimento e amor pela música. Era ótimo vê-lo trabalhar. Mas foi um privilégio bater longos papos com ele, regados a sopa e café".

 
EM TEMPO
 
A TVL reprisa hoje, às 19 horas, uma entrevista com Frank Graf, realizada em 2006 pelo colega Vilmar Minozzo. Pelos canais 14 da NET e 19 da BTV.

 

Publicação: 18/05/2016 - 07h59 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Gilmar de Souza/JSC

Maio/2016 (alterar)

31/05/2016 30/05/2016 26/05/2016 25/05/2016 24/05/2016 23/05/2016 20/05/2016 19/05/2016 18/05/2016 17/05/2016 16/05/2016 13/05/2016 12/05/2016 11/05/2016 10/05/2016 09/05/2016 06/05/2016 05/05/2016 04/05/2016 03/05/2016 02/05/2016


Painel