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11/07/2016 - Dissertação avalia maturidade das IES que ofertam EAD

A mestranda Cleide Tirana Nunes Possamai, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, faz defesa pública de sua dissertação, nesta terça-feira, dia 12, a partir das 9 horas, na sala F-103.
 
“Nível de maturidade das IES que ofertam cursos em EAD no estado de Santa Catarina”, é o título do trabalho, a ser apresentado para os membros da Banca: Presidente - Prof. Dr. Leomar dos Santos – FURB; Titulares: Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto – FURB e Prof. Dr. Fernando Cesar Lenzi – UNIVALI; Suplente: Prof. Dr. Giancarlo Gomes – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
Os Modelos de Maturidade se encontram disponíveis no mercado como um instrumento que tem por objetivo avaliar e orientar as organizações na realização das melhores práticas e estratégias, principalmente no que diz respeito à área de sistemas de informações. Com o passar dos anos, esses modelos deixaram de ser específicos da área de sistema de informação das organizações e passou a fazer parte de outros departamentos, entre eles o de Logística e Recursos Humanos.
 
Nesta perspectiva, houve a adequação de um modelo de maturidade com o intuito de identificação do Nível de Maturidade de Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos na modalidade EAD. Ressalta-se que a Educação a Distância vem crescendo gradativamente e se consolidando como uma forma que a população encontra para se manter atualizada seja por meio de um curso técnico, de graduação ou pós-graduação.
 
Enfim, o objetivo desta modalidade de ensino é possibilitar que o cidadão esteja preparado para o mercado de trabalho, que a cada dia se mostra mais competitivo. Por se apresentar como uma modalidade de ensino em expansão no estado de Santa Catarina foi possível identificar como se encontram as práticas realizadas diariamente pelas instituições de ensino que ofertam cursos de graduação que possuem sede no estado.
 
A adequação do modelo tomou por  base um modelo de identificação do Nível de Maturidade Logística, adaptando-o para a realidade da Educação a Distância. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa, caracterizada como descritiva, de corte transversal e de método survey. O tratamento de dados ocorreu por meio da moda, o qual pôde identificar o nível de maturidade e o índice potencial de maturidade de cada um de seus atributos e suas respectivas dimensões.
 
Por fim, realizou-se a tabulação e a identificação do nível médio de maturidade de cada um dos atributos pesquisados. A correlação e a análise fatorial ocorreram por meio da utilização do software SPSS, versão 21, com o intuito de verificar se existe alguma semelhança entre os atributos.
 
Os achados da pesquisa evidenciam o quanto as instituições encontram-se maduras com relação às suas práticas, o quanto já evoluíram, e o quanto ainda pode ser trabalhado neste setor para que suas práticas se tornem totalmente maduras. 
Publicação: 11/07/2016 - 11h40 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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