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08/07/2016 - Mestrado em Administração tem duas bancas nesta sexta

O Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB realiza nesta sexta-feira, dia 8 de julho, duas defesas de dissertação de mestrado.
 
A primeira defesa acontece às 14 horas, na sala F-103, da mestranda Elizeti Nienckötter, ao apresentar o trabalho com o título “Influência da integração da cadeia de suprimentos sobre o desempenho de novos produtos: uma análise sob a medição da incerteza ambiental”. São Membros da Banca: Presidente: Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho– FURB; Titulares: Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto- FURB; Profa. Dra. Jucelia Appio Frizon – UNIOESTE; Suplente: Profa. Dra. Adriana Kroenke – FURB.
 
A segunda defesa de dissertação será da mestranda Tamires Tonioti, às 16 horas, na mesma sala, com o trabalho “Qualidade de serviços em transporte público: análise comparativa entre dois contratos”. São Membros da Banca: Presidente: Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho – FURB; Titulares: Prof. Dr. Gérson Tontini – FURB; Profa. Dra. Jucelia Appio Frizon – UNIOESTE; Suplente        Profa. Dra. Adriana Kroenke – FURB.
 
Resumo das duas dissertações
 
Mestranda Elizeti Nienckötter- As mudanças do mercado, as incertezas ambientais, a concorrência acirrada, têm levado as empresas à busca de novas estratégias para manterem-se competitivas. A competitividade e o sucesso dessas empresas dependem, entre outras, da capacidade inovativa. Para o desenvolvimento de novos produtos, alguns fatores são importantes, como a integração com os agentes da cadeia de suprimentos. Diante desse fato, a presente pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Qual a influência da integração da cadeia de suprimentos sobre o desempenho da inovação de produtos, quando mediada pela incerteza ambiental? Para tanto, foi utilizado o método quantitativo, descritivo e exploratório, de corte transversal e survey. A definição da amostra foi por acessibilidade, composta por 52 empresas da indústria têxtil da cidade de Rio do Sul. O questionário foi elaborado a partir da revisão da literatura, dos estudos a respeito do envolvimento dos atores da cadeia de suprimentos no desenvolvimento da inovação de novos produtos. O questionário foi constituído por 32 questões, buscando as informações sobre o perfil dos respondentes, e das quatro dimensões: Integração com Fornecedor, Integração com Cliente, Integração com Manufatura e desempenho de inovação de novos produtos; e ainda, das duas dimensões mediadoras da Incerteza Ambiental, a Incerteza de Demanda e a Incerteza Tecnológica. A análise dos dados sobre a influência da cadeia de suprimentos no desempenho da inovação de produtos, quando mediada pela incerteza ambiental, foi feita por meio do Modelo de Equações Estruturais. Os resultados dos dados da amostra apontam que dois atores da cadeia de suprimentos, os clientes e fornecedores, influenciam positivamente no desempenho da inovação, mediados pela incerteza ambiental. A integração com fornecedor explica 25,6% da Incerteza Tecnológica, que por sua vez impacta no desempenho da inovação em 10,82%. Este resultado indica que quanto maior a integração com o fornecedor, menor é a percepção da empresa da incerteza tecnológica no desenvolvimento de novos produtos. A integração com cliente explica 11,83% da Incerteza de Demanda, e esta afeta em 9,61% no desempenho da inovação. Desta forma, quanto maior a integração com o cliente, maior é a percepção da empresa da incerteza de demanda. Em resumo, esses atores influenciam indiretamente no desempenho da inovação. Já a manufatura, não apresentou relação significativa com o desenvolvimento da inovação, por meio da variável mediadora incerteza ambiental.
 
Mestranda Tamires Tonioti - A missão das organizações de serviços públicos está mudando, a pressão por mudanças é oriunda do desenvolvimento tecnológico, novas leis e regulamentos, discussões em meios de comunicação e, principalmente, da pressão externa exercida pelos usuários para a mudança e melhoria da qualidade (EDVARDSSON; ENQUIST, 2006). A medição da qualidade do serviço de transporte público continua a ser um tema de pesquisa desafiador e de grande importância prática para os prestadores de serviços e entidades governamentais (HENSHER; STOPHER; BULLOCK, 2003). Na tentativa de superar o descompasso tradicional entre as prioridades das operadoras do serviço, autoridade pública local e usuários do transporte público, a cidade de Blumenau vem passando por um processo de reestruturação do serviço de transporte público. O serviço, que era oferecido na forma de concessão desde 2007 pelo Consórcio SIGA, teve o contrato encerrado pela Prefeitura. A medida foi tomada devido ao não cumprimento de cláusulas contratuais pelo concessionário, que gerou deficiência na prestação do serviço essencial à população (SETERB. 2016). Desta maneira, o serviço passou a ser prestado de forma emergencial pela empresa Piracicabana – SP até que uma nova licitação seja feita (SETERB, 2016). Sendo assim, é conveniente estudar as alterações na qualidade do serviço prestado ao longo do tempo e, também descobrir os principais efeitos que as intervenções desenvolvidas no serviço produzem sobre a percepção de qualidade e satisfação dos usuários. Assim, este estudo teve como objetivo geral analisar a influência direta e indireta dos indicadores de qualidade de serviços na satisfação dos usuários de transporte público, quando mediada pela qualidade percebida. O estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva e exploratória. A definição da amostra foi por acessibilidade, composta por 433 usuários do transporte público que utilizaram o serviço do Consórcio SIGA e da empresa Piracicabana. Os dados foram examinados por meio da análise descritiva e da regressão linear múltipla. Os resultados do estudo mostraram relação positiva entre a qualidade percebida e a satisfação. O indicador imagem da empresa perante a sociedade se mostrou importante para explicar a qualidade e a satisfação tanto para os serviços do Consórcio SIGA quanto da empresa Piracicabana. Concluiu-se que a rescisão do contrato e a troca de empresa para a prestação do serviço de transporte público na cidade de Blumenau - SC não teve um impacto positivo para os usuários. Isto porque, se esperava que a troca de operador do serviço viria acompanhada de maior qualidade e satisfação com a prestação do serviço. Neste sentido, embora os usuários estivessem insatisfeitos com o serviço prestado, o novo serviço não superou o antigo. Com base na limitação, recomenda-se a realização de futuras pesquisas usando dados longitudinais, para investigar se as percepções e avaliações dos usuários do transporte público mudam ao longo do tempo.

 

Publicação: 08/07/2016 - 09h51 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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