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08/08/2016 - Dissertação analisa democracia na escola pública

A mestranda Joana Cecília Biss Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta terça-feira, dia 9, a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
 
O título do trabalho é “Escola em tempos de democracia: capturas ou possibilidades?”.
A Banca Examinadora é composta pela Presidente: Professora Dra. Gicele Maria Cervi/FURB; Prof. Dr. Clóvis Nicanor Kassick/UNISUL; Profa. Dra. Andrea Soares Wuo/FURB; Suplente: Profa. Dra. Maristela Pereira Fritzen/FURB.
 
Resumo da dissertação
 
A escola é uma instituição que foi construída historicamente e concebida para atender demandas específicas do capitalismo e da sociedade industrial. Esse contexto social da industrialização instaura a escola como uma maquinaria de normalização, disciplinamento e controle. No Brasil para atender às necessidades de mão de obra para a sociedade industrial, nasce a escola de massa.A partir dos anos 80 com a redemocratização da educação, as reformas educacionais estavam amparadas pelo direito de todos à educação e a busca pela construção da escola democrática.
 
Esse contexto trouxe mudanças políticas, econômicas e sociais e novas reinvindicações educacionais no Brasil. Essas mudanças refletiram no Sistema Municipal de Ensino de Blumenau e contribuíram para a elaboração de um projeto que viesse garantir uma nova perspectiva para a educação, através da construção da proposta Escola Sem Fronteiras.
 
A Escola Sem Fronteiras foi implantada na Rede Municipal de Ensino de Blumenau/SC no período de 1997 a 2004.  A presente pesquisa, intitulada: “Escola em Tempos de Democracia: Capturas e Possibilidades?” problematizou práticas discursivas sobre uma escola em tempos de democracia, em dois movimentos: na proposta da Escola Sem Fronteiras e no Projeto Político Pedagógico da escola, vigente no ano da presente pesquisa.
 
Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), vinculada ao Grupo de Pesquisa “Políticas de Educação na Contemporaneidade”, da Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais”, utilizou-se dos principais acordos teóricos: Michel Foucault, Paulo Freire, Júlia Varela, Paula Sibília, Rui Canário, Jorge Larrosa, e Gert Biesta.
 
A escola pesquisada é uma instituição pública do município de Blumenau, Santa Catarina, que apresenta em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) princípios democráticos. Foram entrevistados doze profissionais que participaram da implantação da Escola Sem Fronteiras nessa instituição. Para atingir os objetivos propostos utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, com entrevistas narrativas e análise do discurso apoiando-se nos estudos de Foucault (2006).
 
Os discursos apontaram que os movimentos da Escola Sem Fronteiras foram constituídos de muitos desafios, conflitos, dúvidas, questionamentos e resistências; mas que possibilitaram trabalhos em equipe, dia de estudo, planejamento coletivo, reorganizações, e respeito à idade e ao ciclo de vida da criança. A Escola pesquisada atualmente trabalha um projeto pedagógico pautado em eixos norteadores, com ações coletivas, mas, a rotatividade dos professores e a falta de tempo para planejamento tem impactado algumas ações quanto ao desenvolvimento do projeto.
 
Ao analisar o discurso dos entrevistados observa-se que a participação acontece de forma democrática na escola, tanto no envolvimento de seus atores, quanto na aplicação da prática pedagógica estabelecida pelo PPP. São visíveis as tentativas desse coletivo em olhar para essa escola de forma diferenciada, de experienciar práticas de vivências democráticas e de sempre buscar a participação de todos os envolvidos, mas a democracia nessa pesquisa se apresenta como captura, pois controla a cada um e promove a partilha do poder, mas é também uma possibilidade de saída, de criar coletivos, de fazer diferente.
Publicação: 08/08/2016 - 11h41 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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