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26/08/2016 - Dissertação investiga relação docente com o ECA

A mestranda Rosana Chiste, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
 
“A escola e os direitos da criança: a visão de professores do ensino fundamental do Vale do Itajaí sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA” é o título do trabalho.
 
A Banca examinadora tem com membros: Presidente: Prof.   Dr. Celso Kraemer/ (FURB); Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Julice Dias (Udesc); Dr(ª) Andrea Soares Wuo (FURB); Suplente:   Prof. Dr. Antônio José Müller (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
A presente dissertação de mestrado, desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa saberes de Si, linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais do PPGE – Mestrado - da FURB, tem como tema os direitos da criança e do adolescente, segundo a noção de professoras e professores de escolas de Ensino Fundamental da região do Vale do Itajaí.
 
O objetivo da pesquisa é compreender os a priori históricos presentes nos enunciados com que os docentes abordam a presença do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990) na escola. A perspectiva metodológica da pesquisa é a Arqueológica e a Genealógica  de Michel Foucault, com o auxílio de autores como Ariès, Kohan e Renaut sobre infância, Varela, Alvarez-Uria, Passetti, Veiga-Neto sobre educação  e escola.
 
Para coleta de dados utiliza-se entrevistas semiestruturadas com docentes das séries iniciais e finais, incluindo professor de Educação Física, de 6 escolas, uma municipal em Timbó, uma estadual em Indaial, uma municipal em Ascurra, uma estadual em Rodeio  e uma estadual e municipal em Blumenau.
 
A perspectiva arqueológica permite localizar os enunciados no interior de um discurso, próprio de uma época. Os enunciados não brotam espontaneamente na mente de um sujeito. Eles são parte da trama de dizeres e práticas específicas, no interior das instituições em cada época. Para compreender as condições de possibilidade dos enunciados deve-se trazer à tona os a priori históricos do discurso, presentes no arquivo dos saberes de uma dada sociedade.
 
Assim, a análise genealógica mostra sob que condições os professores e professoras constituem seus dizeres sobre os direitos da criança e do adolescente promulgados pelo ECA.  Pela análise genealógica consegue-se compreender a rede de poderes e saberes que influenciam a constituição do pensamento dos professores sobre esse tema.
 
A análise dos a priori históricos, presentes nas falas dos professores indica que o atual discurso sobre o ECA está perpassado pelo dispositivo estratégico da disciplina, enquanto novas concepções de infância atuam sobre os direitos da criança e do adolescente presentes no ECA.
Publicação: 26/08/2016 - 11h44 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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