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18/08/2016 - Dissertação revela práticas de linguagem escrita na escolas

O mestrando Jonas Guilherme Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende dissertação nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 10 horas, na sala I-305.
 
“Os gestos didáticos nos processos de sistematização dos conhecimentos linguísticos em 4º e 5º anos”, é o título do trabalho acadêmico.
 
Compõem a Banca examinadora: Presidente: Prof(ª) Dr(ª) Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB);  Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Adriana Dickel (UFP); Prof(ª) Dr(ª) Maristela Pereira Fritzen (FURB); Suplente: Prof. Dr. Osmar de Souza (FURB).

Resumo da dissertação
 
Esta pesquisa, que se vincula à linha de pesquisa Linguagem e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, teve como propósito fundamental compreender as práticas de linguagem escrita nos processos de ensino nas interações entre professor e alunos em 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental.
 
Para tanto, foram investigadas duas escolas da rede municipal de Ensino da cidade de Brusque/SC durante um período de um mês no ano de 2014. Além das observações feitas em sala, registros em diário de campo e gravação em áudio, foram feitas entrevistas com as professoras regentes a fim de compreender o(s) porquê(s) de suas escolhas metodológicas e posturas no contexto da sala de aula. 
 
O estudo está embasado nas teorias propostas pelo Círculo de Bakhtin, a fim de discutir a linguagem e a interação com o outro; foram utilizados autores como Kleiman, Street, Barton &Hamilton para os estudos dos letramentos e a aula como um evento de letramento; Lerner para discutir os atos de sistematização, aqui compreendidos como ações do professor de organizar e ensinar os objetos de ensino, bem como a maneira com que os alunos aprendem determinado objeto.
 
A pesquisa permitiu concluir que a escrita, na sala de aula, mesmo tendo como eixo central as habilidades metalinguísticas, demanda um esforço daqueles que escrevem. Por outro lado, o que não há é reflexão sobre os efeitos de sentido desse texto.
 
Além disso, é possível perceber a sistematização como uma interação em que há uma negociação/ troca de saberes entre sujeitos; são momentos em que os sujeitos refletem sobre aquele determinado objeto de ensino; buscam seus conhecimentos de mundo e aqueles já adquiridos durante seu tempo na escola.
Publicação: 18/08/2016 - 12h09 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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