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25/08/2016 - Estudo investiga escolarização e plurilinguismo em Indaial

A mestranda Daniela Krueger Hopkins, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 14 horas, na sala D-401(via skype).
 
“Escolarização e plurilinguismo: memórias de quatro falantes de alemão como língua de herança” é o título do seu trabalho.
 
Integram a Banca examinadora: Presidente: Prof(ª) Dr(ª) Maristela Pereira Fritzen (FURB); Titulares: Prof. Dr. Marcelo Jacó Krug (UFFS) e Prof(ª) Dr(ª) Rita Buzzi Rausch (FURB); Suplente – Prof. Dr. Osmar de Souza (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Vinculada à linha de pesquisa Linguagem e Educação, do Programa de Pós Graduação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), esta dissertação desenvolveu-se objetivando compreender as relações entre escolarização e plurilinguismo a partir das memórias de escola de quatro sujeitos de uma determinada geração (de 55 a 65 anos) que tem como língua de herança a língua alemã.
 
A pesquisa foi realizada no município de Indaial, no estado de Santa Catarina. A região sul do Brasil foi cenário de imigração de povos vindos de países da Europa por meio da promessa de trabalho agrícola.
 
Devido à localização, por vezes distante de grupos que falavam a língua portuguesa, os imigrantes, notadamente alemães, organizaram-se em comunidades, preservando seus costumes e sua língua. Em tais contextos, uma das instituições mantidas pelos imigrantes foi a escola, onde as aulas eram conduzidas na língua de imigração.
 
Com as campanhas de nacionalização no Brasil, as comunidades de imigrantes tiveram sua língua silenciada. Após o fim das campanhas, os falantes de alemão como língua de herança escolarizados na década de 1960 ainda sofreram com o silenciamento da língua na escola.
 
A partir dessa contextualização, e de pesquisas anteriores, iniciou-se a pesquisa ora relatada. Os aportes teóricos que fundamentaram a investigação partiram dos pressupostos da educação e da linguística aplicada, com foco na problemática do uso da linguagem no contexto escolar; dos estudos dos novos estudos do letramento, da concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin e pelas reflexões condizentes aos estudos culturais sobre cultura, identidade e representação.
 
Com referência aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a entrevista semiestruturada individual, gravada em áudio digital e transcrita na íntegra. Além da gravação, foram feitas anotações de campo, a fim de registrar aspectos relacionados às reações não captáveis em áudio. De cunho qualitativo-interpretativista, os dados foram gerados por meio das memórias reconstruídas pelos sujeitos e os enunciados foram analisados com a preocupação de compreender os sentidos que as regularidades dos dados desvelaram. 
Publicação: 25/08/2016 - 11h00 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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