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25/08/2016 - Trabalho avalia ações sustentáveis na universidade

A mestranda Jeane Staviski, do Programa de Pós-Graduação em Administração, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 16h30min., na sala D-303.
 
“Sustentabilidade no Instituto Federal Catarinense sob a perspectiva de indicadores compartilhados internacionalmente” é o título do seu trabalho.
 
São membros da Banca: Presidente - Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto – FURB; Titulares - Prof. Dr. Giancarlo Gomes – FURB e Profa. Dra. Maria Tereza Saraiva de Souza – FEI; Suplente - Prof. Dr. Luciano Castro de Carvalho – FURB.
 
Resumo da dissertação
 
Surgiram ao longo das últimas décadas discussões em nível internacional que resultaram no entendimento de que o Ensino Superior possui a responsabilidade de conduzir a sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável.  Seja por meio das suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, seja por meio da reflexão de suas próprias operações.
Diante disso, este estudo se desenvolve com o objetivo analisar a integração da sustentabilidade nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão do Instituto Federal Catarinense por meio do Sustainability Assessment Questionnaire (SAQ). Para tal, foi utilizado o método exploratório e descritivo, com abordagem mista.
 
A amostra foi definida por acessibilidade e envolveu gestores e docentes que atuam nos onze campi da instituição que ofereceram cursos superiores em 2015. Os dados foram coletados por meio do questionário SAQ, já validado em outros estudos, abordando sobre as áreas críticas da sustentabilidade em educação superior: Currículo; Pesquisa; Operações; Extensão; Oportunidades Estudantis e Administração, Missão e Planejamento. Por meio de questões fechadas em escala likert de cinco pontos, variando de 0 a 4 e questões abertas que permitem sua análise qualitativa.
 
Os dados coletados foram triangulados com pesquisa documental. Configura-se como limitação do estudo, o baixo número de participantes, haja vista o tamanho da população total estimada, o que consequentemente não permitiu a generalização dos resultados para toda a instituição por razões de confiabilidade estatística.
 
Os resultados do estudo demonstraram que existem evidências da integração da sustentabilidade no campo no ensino, da pesquisa, da extensão, bem como nas práticas de gestão mais rotineiras, como é o caso da coleta seletiva de lixo, redução de desperdícios, adequação das construções aos princípios da sustentabilidade e paisagismo sustentável.
 
Também foi possível constatar a convergência dos resultados obtidos no Instituto Federal Catarinense com os resultados observados em estudos internacionais, tanto nas similaridades de pontos fortes, quanto nos principais desafios enfrentados pelas instituições, tais como implementação de práticas de transporte, alimentação e compras sustentáveis, além de dificuldades relacionadas à falta de informação da comunidade acadêmica.
 
Esses resultados demonstram a necessidade de continuar avançando no debate sobre tema em busca de soluções institucionais que melhorem o desempenho em sustentabilidade, além de incentivar novas investigações que ampliem o estudo para outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais, tendo em vista a construção de instituições de ensino superior mais sustentáveis.
Publicação: 25/08/2016 - 10h35 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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