Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


23/11/2016 - Doutorando de Contábeis defende tese sexta-feira

O doutorando Jonas Fernando Petry, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB, defende sua tese nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 9 horas, na sala F-204 (Campus 1).
 
“Distância institucional e o desempenho das subsidiárias estrangeiras: os efeitos moderadores dos recursos de clusters e modos de entrada” é o título do trabalho.
A Banca Examinadora é composta pelo Prof. Dr. Mohamed Amal (orientador/presidente-FURB); Prof. Dr. Giancarlo Gomes (FURB); Prof. Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto (FURB); Profa. Dra. Dinorá Eliete Floriani (UNIVALI); Prof. Dr. Ivan Lapuente Garrido (UNISINOS).
 
RESUMO DA TESE
 
A área do conhecimento desta tese é em negócios internacionais, tema que se refere ao desempenho de empresas multinacionais e ao efeito da distância institucional em que as unidades de análise são as subsidiárias estrangeiras no Brasil.
 
Esta pesquisa objetiva verificar os efeitos moderadores dos recursos de clusters e dos modos de entrada na relação entre distância institucional e desempenho das subsidiárias estrangeiras no Brasil. As teorias norteadoras da tese baseiam-se em abordagens funcionalistas, o que a posiciona ao abrigo dessa abordagem. A teoria da internalização é a teoria geral dos negócios internacionais, teoria orientadora da investigação, fazendo conexões com a teoria institucional e a teoria dos clusters.
 
A tese se caracteriza, quantos aos objetivos, como pesquisa exploratória. A pesquisa é de abordagem quantitativa com procedimento de pesquisa com survey. Quanto à natureza, desenvolve-se por meio de pesquisa básica. Quanto à concepção dos inquéritos, a tese é definida como uma pesquisa transversal por coletar dados em um ponto no tempo de uma amostra selecionada, para representar a população das subsidiárias estrangeiras no Brasil. Delimitou-se como população a ser investigada o principal executivo ou qualquer gestor de subsidiária estrangeira no Brasil, com base no seu conhecimento assumido de perfil estratégico da subsidiária.
 
A amostra investigada é caracterizada como não probabilística. Participaram da pesquisa 308 executivos de diferentes subsidiárias dos segmentos de indústria e serviços, distribuídas em 15 estados brasileiros. O instrumento de coleta de dados foi composto por quatro blocos diferentes. O primeiro bloco foi construído a partir das distâncias institucionais do país. O segundo versa sobre o modo de entrada empregado pelas subsidiárias no Brasil. O terceiro bloco foi composto por cinco grupos distintos de recursos de proximidade de cluster. O quarto bloco é constituído de medidas subjetivas de mensuração de desempenho. As relações teóricas foram investigadas e testadas ao abrigo da análise multivariada a partir da técnica de regressão linear múltipla, cujo objetivo é prever as mudanças na variável dependente como resposta a mudanças nas variáveis independentes.
 
Os resultados encontrados revelam que o desempenho das subsidiárias estrangeiras no Brasil é um fenômeno multidimensional e complexo que transcende a relação com a distância institucional, o que pode ser explicado por vários fatores que vão além dos recursos de clusters e das opções do modo de entrada no país. De modo geral, os teóricos de negócios internacionais sustentam que as limitações decorrentes da distância institucional impõem aos estrangeiros obstáculos que impactam na expansão internacional das EMNs e uma infinidade de riscos e conflitos que só aumentam a complexidade na captação das variáveis que representam o desempenho. As limitações são decorrentes da DI e dos vazios institucionais que impõem aos estrangeiros um ambiente de operação de elevada incerteza política, instabilidade macroeconômica, ambientes regulatórios disfuncionais e instituições ineficientes do mercado.
 
À vista disso, os riscos institucionais referentes às diferenças e semelhanças entre as instituições regulatórias, cognitivas e normativas entre países são negativamente relacionados com a sobrevivência e a quantidade de atividade multinacional estrangeira e ainda interferem na estratégia do modo de entrada adotado pelas EMNs no país de acolhimento. Dessa forma, a literatura de modo geral preconiza que a escolha do modo de entrada adotado pelas EMNs no exterior é uma resposta às implicações da distância institucional. Uma forma encontrada pelas EMNs para mitigar os efeitos da distância institucional é estabelecer as subsidiárias no exterior em regiões com elevada aglomeração industrial, ou seja, em clusters industriais por beneficiar o acesso aos spillovers, pools de mão de obra especializada, conhecimento local, acesso ao mercado e a fornecedores especializados e ainda de instituições associadas, ou seja, os chamados recursos compartilhados com base relacional em um cluster regional.
 
Os resultados da tese fazem implicações teóricas importantes de que a estratégia do modo de entrada não é suficiente para explicar os efeitos da distância institucional, mas, sim, de que a estratégia de proximidade das subsidiárias a localidades com fortes interações consegue amenizar os efeitos da distância institucional. À vista disso, o efeito da variável de moderação – recursos de proximidade de cluster, na relação da distância institucional com o desempenho – torna a percepção da distância institucional mais robusta do que a relação direta da distância com o desempenho. Analisar as subsidiárias estrangeiras em uma economia emergente como o Brasil requer que o desempenho como um fenômeno multidimensional e complexo seja explicado em um todo unitário.
 
Dessa forma, os constructos multidimensionais analisados em conjunto apresentam resultados que desafiam a sabedoria convencional. Os resultados no todo unitário, revelam que no acesso aos recursos de proximidade resultantes de um cluster, as EMNs adotam estratégias de entrada como o controle integral (greenfield) das subsidiárias como forma de proteção e garantia no contexto institucional do país de acolhimento.
 
Além disso, as EMNs podem optar por estratégias de localização no âmbito subnacional, localizando suas subsidiárias em regiões em que podem beneficiar-se de economias de aglomeração através das diferentes externalidades geradas por um cluster industrial. Quanto maior o nível de aglomeração em uma região, maior será a possibilidade de a subsidiária acessar os recursos específicos necessários para acelerar o processo de aprendizagem e atenuar os efeitos da DI. Sendo assim, o acesso aos recursos de proximidade resultantes de um cluster sugerem modificações importantes para a visão de que a DI pode ser administrada pelas estratégias de entrada num país de acolhimento.
 
Os resultados mostram que o campo de investigação em negócios internacionais é multidisciplinar no âmbito da aplicação e interdisciplinar no contexto do conteúdo e da metodologia.
Publicação: 23/11/2016 - 11h27 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Novembro/2016 (alterar)

30/11/2016 29/11/2016 28/11/2016 25/11/2016 24/11/2016 23/11/2016 22/11/2016 21/11/2016 18/11/2016 17/11/2016 16/11/2016 11/11/2016 10/11/2016 09/11/2016 08/11/2016 07/11/2016 04/11/2016 03/11/2016 01/11/2016


Painel