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17/11/2016 - Estudo analisa o uso das mídias sociais pelos professores

A mestranda Barbara Kobuszewski Volles, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação, em inglês, nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 14 horas, na sala D-401.
 
“The use of Social Media by Professors in the Teaching and Learning Pratices of Undergraduete Business Administration Classroom” é o título do Trabalho.  Ou, com tradução livre: “O uso de Mídias Sociais por Professores nas Práticas de Ensino e Aprendizagem da Sala de Aula de Graduação em Administração de Empresas".
 
São membros da Banca: Presidente - Profa. Dra. Marianne Hoeltgebaum – FURB; Titulares: Prof. Dr. Mohamed Amal – FURB; Prof. Dr. Éverton Luís Pellizzaro – UDESC; Suplente - Prof. Dr. Gérson Tontini – FURB.
 
Resumo da dissertação (tradução encaminhada pela mestranda).
 
Na última década, os Professores na Educação Superior vêm enfrentando um novo desafio, tentar encontrar formas de incorporar diferentes tecnologias na sala de aula. As mídias sociais são uma destas tecnologias que estaão normalmente presentes na vida de todas as pessoas, além de o número de usuários crescerem diariamente nesta mídia. Principalmente a dos nativos digitais, no qual estão presentes nas universidades e constantemente usam das mídias sociais em suas vidas.
 
Já os Professores destas universidades, os tais imigrantes digitais, necessitam de constante atualização e adaptação a este novo ambiente virtual.  Assim, um dos grandes desafios é saber como as tecnologias e as mídias sociais podem ser integradas metodologicamente como uma ferramenta para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem e não somente ser uma ferramenta de lazer. Em frente a esta problemática, este estudo busca entender o uso das mídias sociais pelos professores de Administração na Educação Superior.
 
A metodologia utilizada é qualitativa de natureza exploratória em estudos de casos múltiplos. Por meio da técnica bola de neve, foram entrevistados sete professores que usam mídias sociais em sala de aula. A partir da segunda entrevista as respostas começaram a se tornar similares, replicando assim as informações e por este motive sendo necessário somente este número de entrevistados.
 
O estudo mostrou que todos os Professores apresentam orientação empreendedora, inovando, tomando riscos e pró ativamente implementando novas metodologias, como o uso de mídias sociais em sala de aula.
 
Verificou-se na pesquisa que os professores utilizam de todas as mídias sociais nas práticas de ensino e aprendizagem, como: blogs, projetos colaborativos, comunidades de conteúdo, redes sociais, mundos de jogos virtuais e mundos sociais virtuais.
 
O estudo tambem revelou que as plataformas de suporte ao ensino das próprias universidades, como o AVA, Moodle ou D2L; e as comunidades de mensagem, como o Whatsapp, Skype e o Hangout são também identificadas como mídias sociais pelos Professores.
 
A midia social mais utilizada são: as comunidades de conteúdo, como o Youtube e o Power Point; as plataformas de suporte ao ensino das próprias universidades, como o AVA, Moodle e D2L; e as redes sociais, como o Facebook.
 
As motivações dos Professores para utilizarem das midias sociais estão associadas a tirar dúvidas dos alunos fora da sala de aula, criar discussões em grupo, incentivar a auto-expressão, incentivar os alunos a participarem mais na sala de aula, estimular um ambiente experimental, compartilhar e receber informações, despertar a atenção, estimular o auto aprendizado e criar uma comunicação interativa. Apesar de que a principal motivação esta relacionada a tirar dúvidas dos aluno e compartilhar e receber informações, nas plataformas de suporte ao ensino das próprias universidades, nos sites de redes sociais e nas comunidades de mensagens.  Estimular um ambiente experimental nos mundos de jogos virtuais e nos mundos sociais virtuais, nos sites de redes sociais e nas comunidades de conteúdo. Criar discussões / debates em grupo em comunidades de conteúdo, em projetos colaborativos e em plataformas de suporte ao ensino das próprias universidades. E para incentivar a auto-expressão dos alunos são utilizados os blogs, os projetos colaborativos e as comunidades de conteúdo.
 
Além disto, o estudo revelou que os professores usam sites de redes sociais como o Facebook para criar uma comunicação interativa com os alunos. Todas essas mídias sociais podem auxiliar na aquisição de conhecimento quando usadas em atividades colaborativas, onde os alunos aprenderam a fazer seus próprios projetos e o Professor tem o papel de coaching da atividade e somente ajuda a orientar o aluno para o melhor aprendizado cognitivo através do uso de plataformas de mídia sociais.
Publicação: 17/11/2016 - 09h57 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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