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21/11/2016 - Trabalho discute conceitos básicos de análise combinatória

A mestranda Anelise Hodecker, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, defende nesta segunda-feira (21-11), às 14 horas, na sala I 504, Campus I, a dissertação intitulada  Explorando Conceitos Básicos de Análise Combinatória nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Viviane Clotilde da Silva.
 
Neste trabalho, discute-se a respeito da exploração de conceitos básicos da Análise Combinatória, os quais, segundo estudiosos e também alguns documentos curriculares oficiais, devem ser introduzidos aos estudantes já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porém, a forma como esses conceitos são apresentados aos estudantes, muitas vezes causam resultados indesejados no processo de aprendizagem, uma vez que muitos alunos apresentam dificuldades em compreender o que deve ser feito para solucionar determinada situação.
 
Neste contexto, apresenta-se e utiliza-se a metodologia da Resolução de Problemas, a qual é indicada como ponto de partida da construção do conhecimento Matemático, além do mais, enfatiza-se a importância do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis como auxiliador na interpretação de problemas relacionados ao pensamento combinatório. Sendo assim, apresenta-se como sendo o objetivo geral desta dissertação “analisar, com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, o processo de aprendizagem dos conceitos básicos da Análise Combinatória no 6º ano do Ensino Fundamental quando da utilização de resolução de problemas e materiais didáticos manipuláveis”.
 
Para tanto, a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, utilizada como base para o desenvolvimento e análise das atividades deste trabalho, é apresentada como fundamentação. Apresenta-se ainda, no trabalho, a sequência didática de atividades Matemáticas, que aborda os conceitos básicos da Análise Combinatória sendo desenvolvidos por meio de Resolução de Problemas e uso de materiais didáticos manipuláveis. Estas atividades foram aplicadas com 31 alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, durante as aulas da pesquisadora.
 
Os procedimentos metodológicos apontam para uma pesquisa qualitativa, de caráter participante. Como considerações finais, acredita-se que a sequência didática de atividades apresentada neste trabalho, contribui para a compreensão do assunto explorado, sem o uso de fórmulas já prontas, buscando estimular o raciocínio lógico através da Resolução de Problemas. Verifica-se que este tipo de metodologia auxilia na compreensão deste conteúdo, mas verifica-se que os alunos necessitam de mais atividades envolvendo materiais didáticos manipuláveis.
 
É preciso estimular alguns alunos a utilizar os materiais didáticos manipuláveis em mais algumas atividades, pois, observa-se que nas atividades posteriores ao seu uso eles ainda apresentaram algumas dificuldades. O que não aconteceu quando do uso dos mesmos, mostrando que eles ainda não haviam conseguido abstrair por completo a resolução.
 
Observa-se também que a Teoria dos Registros de Representação Semiótica nos fornece uma ótima maneira de acompanhar e verificar a aprendizagem dos alunos por meio do uso das representações que os mesmos fazem, analisando se eles conseguem mudar de registros e verificar que diferentes registros representam o mesmo objeto.
 
 
Publicação: 21/11/2016 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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