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09/12/2016 - Como ensinar ciências através da História da Ciência
A mestranda Mayara Lídia Cordeiro, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, defende nesta quarta-feira (14-12), às 14 horas, na sala I 205, Campus I, a dissertação intitulada Das gavetas para o Ensino de Ciências: O uso de diários de cientistas para uma abordagem contextual da História da Ciência. O tabalho foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Daniela Tomio.
Na pesquisa buscou-se articular o Ensino de Ciências com uma abordagem contextual da História da Ciência (HC), a partir da leitura de diários de cientistas por estudantes na escola. Observamos que cientistas de diferentes lugares e tempos escreveram diários e podemos identificar em suas narrativas marcas discursivas que nos permitem conhecê-los como pessoas que viveram os desafios dos contextos sociais de seus tempos e sociedades no exercício de sua profissão e interesses pessoais.
Neste sentido, os diários são fontes de autoria dos cientistas e pressupõe-se que podem permitir compreender mais do que é ciência, como é produzida e o papel do pesquisador. A partir disso, o problema que mobilizou a pesquisa é quais as contribuições de uma proposta com diários de cientistas para o Ensino de Ciências em uma abordagem contextual da Natureza e História da Ciência?
Para sua investigação, objetivou-se analisar marcas discursivas nas narrativas de cientistas em seus diários a partir de uma abordagem contextual da Natureza e História da Ciência; elaborar um produto educacional para o Ensino de Ciências, com base em diários de cientistas, que possibilite uma abordagem contextual da Natureza e História da Ciência; e analisar efeitos da leitura de diários de cientistas por estudantes em suas explicações sobre a Natureza da atividade científica.
Metodologia
Para tal, desenvolveu-se uma investigação-ação a partir de dois percursos investigativos. O primeiro, percurso bibliográfico, consistiu na seleção dos diários de três cientistas que trabalharam em Santa Catarina: Fritz Müller, Fritz Plaumann e Lucia Sevegnani, representando a ciência catarinense em três distintos contextos histórico-sociais. Da leitura dos seus diários, selecionou-se excertos dos textos originais, considerando o aporte teórico sobre História e Natureza da Ciência. Com esses dados, elaborou-se um produto educacional que foi investigado, em suas contribuições para o Ensino de Ciências, em um contexto de um Clube de Ciências na cidade de Blumenau, constituindo o segundo percurso da pesquisa.
Em campo, foram realizados seis encontros com os clubistas onde foram trabalhados os três diários dos cientistas, com leituras juntamente com práticas investigativas. Foram gerados dados por meio de observação participante com técnicas de áudio gravações, fotografias e diário de bordo dos encontros. Também, com a análise de registros dos estudantes, em cartas para pesquisadora e na interlocução com cientistas da FURB, nas atividades desenvolvidas nos cadernos, nos diários e em questionários.
Resultados
Com a interpretação, a pesquisa nos permitiu concluir que textos originais dos cientistas, como seus diários, favoreceram a modificação e ampliação das compreensões de ciência e do cientista dos clubistas, para visões mais próximas da atividade científica de nosso contexto histórico-social e contribuem para o desenvolvimento de experiências de aprender Ciências com investigação e estímulo à curiosidade científica. Destacou-se a relevância do produto educacional elaborado, “Diários de Cientistas: Explorando a Ciência com suas histórias” como possibilidade para diferentes abordagens de conceitos científicos e práticas investigativas para um ensino de Ciências contextualizado, bem como inspirar o desenvolvimento de diários com outros cientistas nas mais diversas áreas.
Publicação: 09/12/2016 - 10h38 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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