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06/12/2016 - Mestranda em Educação defende dissertação dia 9

A mestranda Monique Cristina Francener Hammes Schütz, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, faz defesa pública de sua dissertação na próxima sexta-feira, dia 9, na sala D-401, a partir das 14 horas.
"Dispositivos e seus efeitos sobre os corpos: cenas de uma escola municipal de Blumenau" é o título do trabalho.
Compõem a Banca Examinadora: Presidente: Professora Dra. Gicele Maria Cervi (FURB); Titulares: Professora Dra. Maria Rita de Assis César (UFPR); Professora Dra. Andrea Soares Wuo (FURB); Suplente: Professora Dra. Maristela Pereira Fritzen (FURB).
Resumo da dissertação
A escola é uma invenção moderna. Não apareceu de súbito, mas reuniu e instrumentalizou uma série de dispositivos que emergiram e se configuraram a partir do século XV. Foi concebida com o objetivo de atender a um conjunto de demandas específicas do projeto histórico que a planejou e procurou pô-la em prática, a modernidade. Para conhecer a escola enquanto maquinaria é preciso compreender como se montaram e aperfeiçoaram as peças que possibilitaram sua constituição (VARELA; ALVAREZ-URIA, 1992; SIBILIA, 2012).
O presente trabalho tem como objetivo geral problematizar como na escola contemporânea os dispositivos produzem efeitos sobre os corpos. E os objetivos específicos pretendem: i) descrever a constituição da escola contemporânea; ii) discutir as continuidades e atualizações de um conjunto de dispositivos da escola moderna no cotidiano de uma escola pública de Blumenau; iii) analisar na escola contemporânea os dispositivos e seus efeitos sobre os corpos.
Esta dissertação vincula-se ao grupo de pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade, da Universidade Regional de Blumenau. Os principais aportes teóricos são Foucault (2006; 2014), Dussel e Caruso (2003), Cervi (2010; 2013), Passetti (2003) e Veiga-Neto (2014).
Utilizou-se, enquanto estratégia teórico-metodológica, a perspectiva pós-crítica. Realizou-se a pesquisa de campo em uma escola de Educação Básica da rede municipal de Blumenau no ano de 2015. Os instrumentos de produção de dados foram: fotografias, diário de campo – ambos construídos pela pesquisadora – e o Projeto Político-Pedagógico da instituição.
Analisou-se na escola contemporânea as continuidades e atualizações dos dispositivos disciplinares, a saber: o olhar hierárquico, a sanção normalizadora e o exame, e seus efeitos sobre os corpos. Infere-se que a vigilância hierárquica, por meio do espaço e do tempo, produz corpos: silenciados, enfileirados, organizados, comportados, controlados, adestrados e enclausurados, que são polícia de si e dos outros, cúmplices uns com outros, livres, participativos, obedientes, consumistas, resistentes.
A norma compara, diferencia, hierarquiza, homogeneíza, avalia, exclui, define, marca os desvios, os limites, o anormal, normaliza e corrige o corpo, com mais escolarização, mais atividades, mais exercícios, mais exames, mais vigilância, mais especialistas, mais tempo e mais responsabilização, para que todos se pareçam.
Na escola pesquisada há resistências, inclui-se e valoriza-se a participação de todos, o cuidado com o outro, e solidariza-se, ainda que o dispositivo siga disciplinando, controlando. O exame é o que dá visibilidade ao corpo, ao criar arquivos, tornar cada indivíduo um caso, um número, um objeto sujeitado, ao descrever, mensurar, medir, comparar, ao fazer confessar de si. Produz um corpo participativo, consumista, em contínua formação, necessitado, culpado, que investe em si, pois é gestor de si. Este corpo também resiste não participando, calando-se, sendo indiferente.
A escola pesquisada conseguiu e consegue ser uma outra escola no interior dela mesma, uma heterotopia. Consegue ser uma escola solidária, criativa, inventiva, resistente, onde a amizade e o cuidar com o outro se estabelecem em pequenos momentos do cotidiano. Se a escola pode ser esse outro lugar no interior dela mesma, ela também pode produzir outros corpos.
Publicação: 06/12/2016 - 11h05 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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