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08/12/2016 - Pesquisa relaciona números inteiros e situações problema
A mestranda Graziela Ropelato, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, defende nesta segunda-feira (12-12), às 14 horas na sala D 104m campus I, a dissertação intitulada Conceitos Básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problema. A pesquisa foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Viviane Clotilde da Silva.
O trabalho, apresenta uma pesquisa qualitativa realizada com o objetivo de verificar quais as contribuições do estudo a partir de situações problema para a aprendizagem dos conceitos básicos de Números Inteiros para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal na cidade de Timbó.
Metodologia
A fim de alcançar este objetivo, traçou-se os seguintes objetivos específicos: Elaborar atividades utilizando a Situações Problema, para o ensino do conceito de Números Inteiros; Aplicar as atividades desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Educação Básica no município de Timbó; Analisar a aprendizagem dos alunos do conceito de Números Inteiros e suas operações por meio do uso de Situações Problema; desenvolver um produto educacional, direcionado ao professor com atividades a partir situações problema.
Neste trabalho apresentamos historicamente as dificuldades encontradas na compreensão dos conceitos relacionados aos números inteiros e com as quais nos deparamos ao explicar este conteúdo para os alunos hoje em dia. Na sequência expomos a metodologia de trabalho que utilizamos para aplicar e tentar sanar as inquietações em relação a não compreensão deste conteúdo. Escolhemos para desenvolver este trabalho a metodologia Resolução de Problemas.
Fundamentação
As discussões desenvolvidas nesta pesquisa foram feitas com base em: Onuchic e Allevato (2005), Leal e Onuchic (2015), quando buscamos entender o que é problema, como resolvê-lo e como explorá-lo; Glaeser (1985) e Pontes (2010), ao analisarmos os obstáculos, históricos e educacionais, em relação Números Inteiros; e os PCN (1988) e a BNCC (2016) como documentos base que fundamentaram todas as discussões. A metodologia do trabalho foi fundamentada em Prodanov e Freitas (2013), Lüdke e André (1986) e Figueiredo e Souza (2011) que diz a respeito da pesquisa qualitativa, mais precisamente a pesquisa participante.
Resultados
No final apresentamos as atividades realizadas a partir de situações problema extraídas de livros didáticos ou desenvolvidas por nós, e aproximadas da realidade dos alunos a partir de questões que envolvessem o lugar onde vivam, juntamente com a análise de cada uma. Por meio destas análises verificamos que a metodologia utilizada, levou os alunos a participarem mais das aulas, buscando solucionar as situações problema propostas. Verificamos que esta metodologia é uma forma eficaz de levar os alunos a entenderem os conceitos básicos dos Números Inteiros uma vez que, por meio dela o aluno se torna protagonista da sua aprendizagem o que tende a facilitar a sua aprendizagem.
Publicação: 08/12/2016 - 11h11 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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