Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


31/01/2017 - ETEVI discute reforma do Ensino Médio

Nesta quarta-feira (1 de fevereiro) os professores da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) vão participar de uma formação para discutir a Medida Provisória (MP) 746/2016 apresentada pelo governo federal sobre a reforma do ensino médio. O encontro começa às 8h, na Sala G 106, Campus 1.

Quem conduzirá as discussões será o professor Osmar Matiola, Diretor de Articulação com os Municípios, pasta vinculada à Secretaria Estadual de Educação.

Matiola vai falar sobre a proposta de Reforma do Ensino Médio sob três perspectivas: o direito à educação com qualidade; os indicadores e o cenário atual do Ensino Médio; e os principais tópicos da proposta de reforma do Ensino Médio. As implicações da proposta nos projetos pedagógicos das escolas também será outro ponto abordado.

O diretor da Escola, Manoel Fonseca Rocha, destaca que esta primeira discussão sobre o tema servirá para reconhecer este novo cenário e os impactos da recente proposta na gestão escolar e na prática pedagógica. “Queremos entender a proposta e perceber como ficará a grade curricular caso a mudanças propostas virem lei”, comentou.

A Medida Provisória
O governo federal apresentou em setembro de 2016 a Medida Provisória sobre a Reforma do Ensino Médio. As mudanças afetam conteúdo e formato das aulas, além da elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para virar lei, a Medida Provisória precisa ser analisada em uma comissão especial do Congresso e depois aprovada pela Câmara e Senado em até 120 dias para não perder a validade. O prazo vence no dia 2 de março.

O projeto é alvo de críticas de especialistas e recebeu mais de 500 emendas.

Há a expectativa de que esta Medida Provisória seja o primeiro projeto a ser votado pelo Senado no retorno das atividades no dia 2 de fevereiro.
Publicação: 31/01/2017 - 13h08 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação


Painel