ARQUIVO DE NOTÍCIAS
14/02/2017 - Trabalho analisa os clubes e suas práticas educativas
O mestrando Vanderlei Schmitz, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende dissertação nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 14 horas, na sala D-401 (via skype).
“Um clube... na escola: contexto de práticas educativas e de pesquisa em educação (não formal) a partir de uma revisão sistemática”, é o título do trabalho.
A Banca Examinadora é composta: Presidente: Prof. Dra. Daniela Tomio (FURB); Titulares: Profa. Dra. Luci dos Santos Bernardi (Unochapecó); Profa. Dra. Márcia Regina Selpa Heinzle (FURB). Suplente: Prof. Dr. Antônio José Müller (FURB).
Resumo da dissertação
A dissertação “Um clube... na escola: identidade e interfaces com a Educação (Não Formal) a partir de uma revisão sistemática” está vinculada ao grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente, linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender, no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau.
Em nossos estudos, constatamos uma expressiva divulgação da comunidade científica brasileira, das áreas da Educação e Ensino, em relação aos clubes e suas práticas educativas, envolvendo estudantes, professores e acadêmicos de cursos de licenciatura. Observamos que em comum os pesquisadores tem “um clube” como objeto ou lugar de pesquisa, no entanto, o arrolamento com uma área de conhecimento ou componente curricular específico, “um clube de...”, levou-nos a problematizar sobre as relações existentes entre eles no contexto educacional.
Nesta direção, formulamos como pergunta de pesquisa: O que caracteriza a identidade educadora de um clube na escola, segundo uma revisão sistemática da produção científica brasileira? Para responder a esse questionamento, objetivamos elucidar características da identidade educadora dos clubes, em suas interfaces na educação formal e não formal, a partir de uma revisão sistemática da produção científica brasileira.
Para isso, foram objetivos específicos: a) analisar conceitos, contribuições e objetivos para o desenvolvimento de clubes em escolas, sistematizados na produção científica brasileira; b) elaborar, pela síntese da revisão, características para o clube que permitam reconhecê-lo em suas especificidades de prática educativa no contexto da educação não formal.
Como procedimento metodológico foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, da modalidade revisão sistemática. Para a geração de dados foi desenvolvido um protocolo com as seguintes etapas: definição da problemática; eleição da equação de pesquisa; delimitação do âmbito de pesquisa; definição dos critérios de inclusão e exclusão; sistematização dos achados e tratamento dos dados.
A interpretação dos dados têm-se como aporte teórico, fundamentos da Educação Não Formal (CASTRO; GOHN) e suas interfaces com a Educação Formal (CHARLOT; NÓVOA). Dentre os resultados, foram inventariadas em seis portais de pesquisas 108 produções acadêmicas nacionais com o objeto de estudo em clubes.
Com base na leitura dos trabalhos, realizou-se uma análise textual discursiva, com a organização dos achados da pesquisa em quadros e categorias construídas a priori e emergentes, considerando sobre os diferentes clubes: conceitos, objetivos/contribuições e articulações com a educação formal.
A partir da síntese da revisão sistemática, podemos concluir, na busca de uma identidade educadora, que um clube caracteriza-se em um meio de relações com o saber, em que seus participantes, estudantes e professores, compartilham, em um contexto de educação não formal, experiências das três figuras do aprender: a epistêmica, a social e a de identidade, mobilizados pelo trabalho intelectual, na direção da formação humana.
Publicação: 14/02/2017 - 11h34 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Fevereiro/2017 (alterar)
24/02/2017
- FURB sinaliza parceria com prefeitura de Doutor Pedrinho
- Professora da Unicamp ministra aula magna do PPGE, dia 3
- Camerata de Violões da FURB faz seleção
- Laboratório de Análises Clínicas passa a atender no Campus 5
- Aula Magna do CCHC comemora 30 anos de três cursos
- Prática Desportiva: inscrições até dia 24 de fevereiro
- Começa a reforma da passarela
- Publicidade lança edição 29 da revista JOB, nesta quarta
- Discutida a representação de números racionais
- Edital seleciona bolsistas para Projetos de Extensão
- Exposições temporárias: divulgada lista de selecionados
- MEC credencia a FURB para oferta de cursos em EAD
- Trabalho avalia desenvolvimento estético literário docente
- Projeto Bugio participa de Curso de Manejo de Primatas
- Estudo determina dimensões que afetam satisfação no facebook
- Bluvolei dá o pontapé inicial das atividades de 2017
- Abertas inscrições para o Cadastro Socioeconômico
- Acadêmicos de Artes Visuais recebem calouros com desenhos
- FURB retoma atividades acadêmicas
- FURB intermedia festival de divulgação científica
- Trabalho aborda cultura organizacional e inovação
- Acadêmico da FURB conquista bolsa de estudos em Harvard
- FURB firma convênio para remição de pena por estudo
- Parceria oferece Curso de Alemão Preparatório Intensivo
- FIES: Divulgada a lista de candidatos pré-selecionados
- Trabalho analisa os clubes e suas práticas educativas
- Dissertação relaciona "lean manufacturing" e desempenho
- Campanha publicitária enfatiza diferencial da FURB
- Vice-diretor do CCS toma posse
- ETEVI inicia ano letivo com boas-vindas aos alunos
- Alunos do Curso de Fotografia fazem exposição