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06/03/2017 - Defendida a representação de números racionais
A mestranda Manuela de Aviz Schulz, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, defende nesta terça-feira (03-03), às 14h30min, na sala I 504, Campus I, a dissertação intitulada Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido, nesta terça-feira (21-02), às 14h30min, na sala I 504, Campus I. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Viviane Clotilde da Silva.
A pesquisa foi orientada pelo objetivo de analisar as contribuições da metodologia do Ensino Híbrido para a aprendizagem dos Números Racionais, com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. O estudo dos Números Racionais é um conteúdo presente no componente curricular matemática desde os anos iniciais até os anos finais do Ensino Fundamental, conforme citam os documentos oficiais. Apesar disso, observa-se, na prática escolar, que alunos chegam ao final do Ensino Fundamental apresentando muitas dificuldades em compreender e realizar atividades envolvendo o referido conjunto numérico.
Metodologia
Diante dessas observações, esta pesquisa foi realizada com alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental-anos finais, em uma escola da Rede Pública Municipal de Indaial – SC, com intuído de resgatar conceitos ainda não compreendidos referentes ao estudo dos Números Racionais e suas diferentes representações. Para desenvolver a pesquisa, optou-se pela metodologia do Ensino Híbrido, mesclando a utilização das tecnologias digitais com outras metodologias já utilizadas dentro da sala de aula. Inicialmente, desenvolveram-se estudos teóricos relacionados ao ensino de Números Racionais, Ensino Híbrido e Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval.
A aplicação do Ensino Híbrido seguiu o Modelo de Rotação por Estações. As atividades propostas, bem como as análises, foram elaboradas com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Este trabalho seguiu os fundamentos da pesquisa qualitativa de caráter participante, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados: as observações da professora/pesquisadora durante o desenvolvimento das atividades, os trabalhos, as avaliações e conversas informais realizadas durante as aulas. Os critérios de análise foram pré-estabelecidos de acordo com a metodologia de ensino utilizada e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval.
Resultados
Os resultados sinalizam que a metodologia de ensino utilizada proporcionou o desenvolvimento pessoal desses alunos em relação à autonomia, interesse pelo estudo, cooperação e participação, atitudes centrais que contribuíram para a construção do conhecimento. Verificou-se, também, que houve um avanço significativo da aprendizagem do conteúdo em questão.
Publicação: 06/03/2017 - 10h20 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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