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17/03/2017 - Trabalho aborda bilinguismo e educação bilingue

A mestranda Isabela Vieira Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Educação mda FURB, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 14 horas, na sala I-305.
 
“Bilinguismo e educação bilíngue: uma metanálise em produções científicas das áreas de educação e linguagem” é o título do seu trabalho.
 
Banca examinadora:
 
Presidente:
Prof(ª)
Dr(ª) Maristela Pereira Fritzen/FURB
Titulares:
Prof(ª)
Prof(ª)
Dr(ª) Audrei Gesser/UFSC
Dr(ª) Daniela Tomio/FURB
Suplente:
Prof(ª)
Dr(ª) Adriana Fischer/FURB
 
 
Resumo da dissertação
 
No Brasil, em geral, há uma crença no mito do monolinguismo a partir do qual se acredita na predominância e soberania única do português em território brasileiro. Porém, esse mito de um país monolíngue serve apenas para desvalorizar e tentar apagar os grupos minoritários existentes no país.
 
Nesta perspectiva, a presente dissertação, vinculada à Linha Linguagem e Educação do PPGE/FURB, teve por objetivo analisar as concepções de bilinguismo e educação bilíngue adotadas por pesquisadores em produções científicas relacionadas às áreas de Educação e Linguagem.
 
Com o intuito de alcançar este objetivo geral, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: i) discutir as relações entre os contextos sócio-históricos das pesquisas levantadas e o desenvolvimento de propostas de educação bilíngue; ii) mapear as concepções de bilinguismo abordadas nas pesquisas científicas; iii) caracterizar as modalidades de educação bilíngue encontradas nas pesquisas.
 
Em consonância com esses objetivos, optou-se por uma metanálise qualitativa. Para seleção do corpus da pesquisa, foi realizado um levantamento em bases de dados (BDTD, FURB, USP e Anped) por teses, dissertações e artigos das áreas de Educação e Linguagem que abordassem o bilinguismo e a educação bilíngue. O corpus se compõe de 81 trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2010 e 2015.
 
Os dados apontam que as pesquisas realizadas nas áreas de Educação e Linguagem utilizam em sua maioria uma compreensão de bilinguismo que entende o sujeito segundo uma visão sócio-histórica, dentro de um contexto de bi/plurilinguismo, além de considerar a interação entre diversas áreas do conhecimento, língua e cultura. Entretanto, algumas pesquisas discutem o bilinguismo a partir de uma perspectiva teórica de origem estruturalista, em que o indivíduo é entendido fora deste contexto, em razão de se basearem apenas em critérios relacionados à competência e ou à habilidade linguística do indivíduo.
 
A respeito da educação bilíngue, foi possível identificar que as pesquisas relacionadas à visão sociolinguística compreendem a educação como forma de manutenção de línguas minoritárias. Ao mesmo tempo, as pesquisas relativas a uma visão individualista do indivíduo, entendem a educação bilíngue conforme o modelo de transição. Ademais, foi possível relacionar que as pesquisas e grupos de pesquisas surgem em razão do contexto sócio-histórico em que estão inseridos, a partir de pesquisas dos líderes desses grupos. Assim, conclui-se que o contexto sócio-histórico onde as pesquisas foram realizadas possui forte ligação com a língua minoritária investigada.
Publicação: 17/03/2017 - 09h43 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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