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01/03/2017 - Trabalho relaciona PIBID e construção de identidade docente

A mestranda Jessica Reinert dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
 
O título do trabalho é “A construção de identidades docentes em práticas de letramentos acadêmicos do Pibid”
 
A Banca Examinadora é composta por: Presidente:     Prof(ª)Dr(ª) Adriana Fischer/FURB; Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Raquel Salek Fiad/Unicamp; Profa Dr(ª) Maristela Pereira Fritzen/FURB; Suplente: Prof(ª) Dr(ª) Rita Buzzi Rausch/FURB.
 
Resumo da dissertação
 
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo federal para a inserção de acadêmicos de licenciatura no contexto escolar, objetivando o aperfeiçoamento e valorização da formação docente para a atuação na educação básica. Ao participar de eventos de letramento que ocorrem dentro do PIBID, os acadêmicos se inserem em múltiplas práticas letradas para se assumirem insiders tanto enquanto professores em formação no contexto acadêmico, assim como, professores atuantes em meio às interações em sala de aula, buscando compreender modos de falar, escrever, ler, agir e interagir (FISCHER, 2008; GEE, 2008) recorrentes nesses contextos.
 
Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação/Mestrado em Educação, a qual tem por objetivo geral compreender relações entre práticas de letramento do PIBID com a formação de identidades docentes de bolsistas de iniciação à docência dos subprojetos Letras-Português e Interdisciplinar-Linguagens. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativo-interpretativista, inserindo-se na área da Educação.
 
Para a geração dos dados, optou-se por analisar os diários reflexivos construídos pelos bolsistas, as produções de resumos e relatos de experiência publicados por eles em eventos acadêmicos e/ou periódicos, além de entrevistas individuais. O aporte teórico sustenta-se em estudos acerca dos letramentos, mais especificamente, dos letramentos acadêmicos, a fim de compreender relações que se estabelecem entre as práticas de letramentos acadêmicos e a construção de identidades docentes. Destacam-se também os estudos realizados acerca da formação de identidades docentes, além da concepção dialógica da linguagem compreendida por meio das lentes teóricas bakhtiniana.
 
Os dados dão indícios, por meio de movimentos dialógicos (FISCHER, 2007) reflexivos e avaliativos, que as práticas desenvolvidas pelo PIBID se relacionam com a construção de identidades docentes à medida que estas práticas interagem entre si e se fazem necessárias à prática pedagógica. As práticas de leitura se relacionam com a constituição docente à medida em constroem sentidos entre teoria e prática e prática e teoria, compreendendo o ensino como objeto de pesquisa, além de auxiliar na leitura dos dados que emergem do desenvolvimento de diagnóstico com os alunos da educação básica. Há também a recontextualização dos conteúdos disciplinares contidos nos documentos oficias para o planejamento da prática pedagógica. A escrita possibilita a construção de textos pertencentes à gêneros acadêmicos como meio de divulgação das ações realizadas em meio às interações em sala de sala, além da construção de planos de aula, projetos de letramentos entre outros gêneros que auxiliam os pibidianos na prática pedagógica. Referente as práticas de oralidade, há a interação dos pibidianos em eventos científicos com demais pesquisadores e professores por meio da socialização das práticas desenvolvidas no cerne das ações dos subprojetos. Há também a efetiva inserção dos professores em formação na sala de aula, conforme objetivo primeiro do Programa.
 
A partir dessa experiência, os pibidianos constroem a própria identidade docente por meio da ação efetiva em sala de aula, através dos saberes experienciais que desenvolvem. Por meio das práticas de letramentos analisadas, compreendemos o PIBID como um espaço de constituição docente por meio das experiências construídas em meio às ações dinamizadas e das vivenciadas na profissão.
Publicação: 01/03/2017 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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