ARQUIVO DE NOTÍCIAS
01/03/2017 - Trabalho relaciona PIBID e construção de identidade docente
A mestranda Jessica Reinert dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
O título do trabalho é “A construção de identidades docentes em práticas de letramentos acadêmicos do Pibid”
A Banca Examinadora é composta por: Presidente: Prof(ª)Dr(ª) Adriana Fischer/FURB; Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Raquel Salek Fiad/Unicamp; Profa Dr(ª) Maristela Pereira Fritzen/FURB; Suplente: Prof(ª) Dr(ª) Rita Buzzi Rausch/FURB.
Resumo da dissertação
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo federal para a inserção de acadêmicos de licenciatura no contexto escolar, objetivando o aperfeiçoamento e valorização da formação docente para a atuação na educação básica. Ao participar de eventos de letramento que ocorrem dentro do PIBID, os acadêmicos se inserem em múltiplas práticas letradas para se assumirem insiders tanto enquanto professores em formação no contexto acadêmico, assim como, professores atuantes em meio às interações em sala de aula, buscando compreender modos de falar, escrever, ler, agir e interagir (FISCHER, 2008; GEE, 2008) recorrentes nesses contextos.
Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação/Mestrado em Educação, a qual tem por objetivo geral compreender relações entre práticas de letramento do PIBID com a formação de identidades docentes de bolsistas de iniciação à docência dos subprojetos Letras-Português e Interdisciplinar-Linguagens. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativo-interpretativista, inserindo-se na área da Educação.
Para a geração dos dados, optou-se por analisar os diários reflexivos construídos pelos bolsistas, as produções de resumos e relatos de experiência publicados por eles em eventos acadêmicos e/ou periódicos, além de entrevistas individuais. O aporte teórico sustenta-se em estudos acerca dos letramentos, mais especificamente, dos letramentos acadêmicos, a fim de compreender relações que se estabelecem entre as práticas de letramentos acadêmicos e a construção de identidades docentes. Destacam-se também os estudos realizados acerca da formação de identidades docentes, além da concepção dialógica da linguagem compreendida por meio das lentes teóricas bakhtiniana.
Os dados dão indícios, por meio de movimentos dialógicos (FISCHER, 2007) reflexivos e avaliativos, que as práticas desenvolvidas pelo PIBID se relacionam com a construção de identidades docentes à medida que estas práticas interagem entre si e se fazem necessárias à prática pedagógica. As práticas de leitura se relacionam com a constituição docente à medida em constroem sentidos entre teoria e prática e prática e teoria, compreendendo o ensino como objeto de pesquisa, além de auxiliar na leitura dos dados que emergem do desenvolvimento de diagnóstico com os alunos da educação básica. Há também a recontextualização dos conteúdos disciplinares contidos nos documentos oficias para o planejamento da prática pedagógica. A escrita possibilita a construção de textos pertencentes à gêneros acadêmicos como meio de divulgação das ações realizadas em meio às interações em sala de sala, além da construção de planos de aula, projetos de letramentos entre outros gêneros que auxiliam os pibidianos na prática pedagógica. Referente as práticas de oralidade, há a interação dos pibidianos em eventos científicos com demais pesquisadores e professores por meio da socialização das práticas desenvolvidas no cerne das ações dos subprojetos. Há também a efetiva inserção dos professores em formação na sala de aula, conforme objetivo primeiro do Programa.
A partir dessa experiência, os pibidianos constroem a própria identidade docente por meio da ação efetiva em sala de aula, através dos saberes experienciais que desenvolvem. Por meio das práticas de letramentos analisadas, compreendemos o PIBID como um espaço de constituição docente por meio das experiências construídas em meio às ações dinamizadas e das vivenciadas na profissão.
Publicação: 01/03/2017 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Março/2017 (alterar)
31/03/2017
- Bluvôlei disputa sábado 1ª. etapa do AEVI Infanto
- Prática Desportiva abre segundo período de inscrição
- Marcha atlética movimenta parque neste sábado
- Reitor recebe comitiva da Universidade de Weingarten
- Edital seleciona bolsistas para Projetos de Extensão
- CREDUC Municipal: FURB abre novas vagas
- Universidade recebe delegação alemã
- FURB integrada na 2ª. Semana da Língua Alemã
- Exibição de filmes marca Semana da Língua Alemã
- 30º FITUB traz novidades no processo de inscrição
- Última semana para se inscrever no Intercâmbio Acadêmico
- CONSUNI aprova reajuste de 4,62% aos servidores
- Proep abre inscrições para as atividades deste semestre
- FURB recebe conceito “Muito bom” de Comissão Externa
- Instituto FURB oferece especialização na área da Educação
- Moda abre comemorações pelos 20 anos do curso
- PPGEA tem a sua primeira defesa de Tese
- Evento celebra Dia Internacional da Síndrome de Down
- Pesquisa aprecia produtos vegetais no tratamento da água
- Aula inaugura curso de psicologia existencialista
- Acadêmicos de Engenharia de Produção fazem doação de móveis
- Fundador da Snowland estará em Blumenau
- Comissão Externa conhece estrutura da FURB
- Processo seletivo: aberto edital para atuar junto ao CER II
- Dissertação analisa práticas pedagógicas inclusivas
- Trabalho aborda bilinguismo e educação bilingue
- FURB recebe Comissão de Avaliação Externa do CEE/SC
- Computação estabelece parceria com TI da Cia Hering
- Inscrição no Curso Sequencial de Gastronomia bate recorde
- FURB abre inscrições para bolsas do Proesde 2017
- FURB oferece cursos de Alemão para professores e iniciantes
- Governo da Nova Zelândia dá bolsas de estudo
- Trabalho aborda ação docente para sistematizar linguagem
- Alunos do PPGCC premiados em Congresso Internacional
- Universidade Aberta agenda primeiro evento de 2017
- Alunos de Jornalismo ganham entrada para ouvir Miriam Leitão
- Instituto Gene promove palestra "Mulheres Equilibristas"
- Docente da Unisinos faz aula magna de Letras e Ed. Especial
- Pesquisas do PROPET-Saúde serão apresentadas na Tunísia
- Bluvolei busca apoiadores através da conta de luz
- Trabalho avalia mudanças climáticas e desenvolvimento urbano
- Estudo aprecia produtos vegetais no tratamento da água
- FURB é homenageada pelo 10ª Batalhão da Polícia Militar
- 30º FITUB: Abertas inscrições para grupos teatrais
- Pedagogia tem aula magna e lançamento de livro dia 7
- Tomate, leite e café encarecem cesta básica de Blumenau
- Defendida a representação de números racionais
- Divulgada nova edição da Revista de Desenvolvimento Regional
- ETEVI completa 37 anos de existência
- FURB implanta Escola de Pós-Graduação