ARQUIVO DE NOTÍCIAS
05/04/2017 - Prof. Sampaio edita revista especial da CAPES/MEC
O professor Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB (PPGDR/Mestrado e Doutorado), é um dos editores do número especial “Ecossistemas Brasileiros: potenciais de desenvolvimento”, na 32ª. edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação), editada desde 2004.
Os 12 artigos da RBPG reúnem teorias, conceitos e práticas relacionados à biodiversidade e sociodiversidade. A edição temática, disponibilizada no final de março, dedica-se à reflexão sobre as potencialidades dos ecossistemas existentes no Brasil para o desenvolvimento nacional, com o intuito de proporcionar ao leitor uma amostra da variedade de enfoques e pontos de vista que o tema vem merecendo na atualidade, devido a sua fundamental importância.
Pós-Doutor em Ecossocioeconomia, Cooperativismo Corporativo e Ciências Ambientais, o professor Sampaio integrou a Comissão de Análise e Julgamento da edição especial junto com Paulo Jorge Parreira dos Santos, Luiz Carlos Federizzi, Roberto Luiz do Carmo, Eduardo Cleto Pires, Adriana Moreira Amado, Eustógio Wanderley Correia Dantas e Maria do Carmo Martins Sobra.
A edição nº 32 também chama atenção pelo caráter multi e interdisciplinar dos trabalhos publicados, realçando a importância da aproximação de diferentes campos do saber para a produção de conhecimentos sobre as relações entre o homem e o meio ambiente. No Editorial da revista, a Comissão explica que teve como maior desafio compreender a complexidade das temáticas:
-- Os ecossistemas são sistemas abertos compostos por fatores físicos e biológicos de uma determinada área, envolvendo seres vivos e não vivos, assim como suas interações. O Brasil possui grande parte de seu território na zona tropical, por conseguinte apresenta uma grande diversidade de ecossistemas se concentrando em regiões específicas: Floresta Amazônica, Caatinga, Pantanal e Pampas, além dos que perpassam os limites regionais: Floresta Atlântica e Cerrado. A diversidade reflete também nas autorias dos artigos, nos pareceristas e na própria comissão de análise, pois congregam profissionais de áreas de conhecimento e de atuação das mais diversas. Desse modo, a pluralidade peculiar presente nessa edição promoveu a complementariedade”.
Mais informações sobre a revista podem ser acessadas no texto da CAPES.
Publicação: 05/04/2017 - 11h40 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Abril/2017 (alterar)
28/04/2017
- Bluvôlei disputará Estadual Pré-mirim neste sábado
- PPGSC organiza oficina sobre HIV e Hepatites Virais
- Nota Oficial: FURB terá atividades normais dia 28/04
- Trabalho analisa evolução da inovação na indústria
- PPGDR promove seminário nesta sexta-feira
- Especialização foca em Sustentabilidade
- Inscrições para representantes no ISSBLU seguem até dia 5
- Cancelado Seminário sobre epistemologias afroamericanas
- Direito emplaca artigo em revista internacional
- Docente da Suécia explicará tratamento biológico de lixo
- FURB assina Carta de Intenção para futuras ações
- Pesquisadores da FURB vão avaliar Casa Habitech
- Universitária morre vítima de acidente de trânsito
- Bluvôlei é primeiro colocado na etapa do catarinense
- Moda participa do Fashion Revolution até sexta
- 30º FITUB recebe 118 inscrições
- Trabalho vê participação da mulher na construção da cidade
- Seminário socializará experiências de intercâmbio do CCEAL
- FURB oferece 863 vagas no Vestibular de Inverno
- Talento 2017 procura o galo mais criativo do velho oeste
- Aluna representará a América Latina em evento internacional
- Bluvôlei entra em quadra pelo Estadual Infantil nesta quinta
- Aberta seleção de músicos para a Orquestra da FURB
- Trabalho faz um raio x das florestas plantadas de SC
- Trabalho aborda contribuição da ecoformação para DR
- Blumenau se prepara para o primeiro Pint of Science
- Vôlei: infanto luta, mas fica em sexto no estadual
- Nota oficial: FURB
- Blumenau ganha ouro em marcha atlética
- FURB sedia evento no Dia Mundial da Doença de Parkinson
- FURB promove leilão de bens inservíveis
- Pesquisador português vem discutir alterações climáticas
- Atletas do Bluvolei convocadas para seletiva catarinense
- Última semana para se inscrever no 30º FITUB
- Pesquisa relaciona a matemática e a integração feminina
- Marchador blumenauense participa do campeonato brasileiro
- FURB tem 14 professores bolsistas de produtividade do CNPq
- Abertas inscrições para representantes no ISSBLU
- Trabalho aborda sentido da Prova Brasil de Língua Portuguesa
- FURB sedia palestras sobre Eficiência Energética
- Prof. Sampaio edita revista especial da CAPES/MEC
- Programa Universidade Aberta discute Reforma do Ensino Médio
- FURB sedia 1ª. Semana Assimvi de Jornalismo