ARQUIVO DE NOTÍCIAS
02/05/2017 - Centro de Memória Universitária é aberto à comunidade
Hoje, dia 2 de maio, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) completa 53 anos de fundação. Para comemorar a data, publicamos uma matéria especial produzida pelas acadêmicas do Curso de Jornalismo da FURB, na disciplina de Assessoria de Comunicação, ministrada pela professora Nicole Pasini Trevisol.
Arquivo Histórico da FURB é aberto à comunidade
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) disponibiliza à comunidade interna e externa o acesso a arquivos históricos mantidos no Centro de Memória Universitária (CMU), localizado no terceiro andar da Biblioteca Universitária no Campus 1. A consulta pode ser feita pelo do site furb.br/cmu ou presencialmente, de forma gratuita. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O CMU é público e ajuda a compreender a história da Universidade que está atrelada à própria história de Blumenau, pois tem sob sua custódia os documentos, fotos e peças provenientes das unidades e setores da Instituição. Os itens que podem ser encontrados lá apresentam valor informativo, probatório, científico, histórico e cultural.
Segundo Darlan Jevaer Schmitt, diretor da Biblioteca Universitária e responsável pelo CMU, “o Centro de Memória Universitária é aberto à comunidade externa para consulta de assuntos não somente vinculados à Instituição. Como exemplo, há alguns anos houve o caso de uma pesquisa, realizada por um vereador blumenauense, de informações a respeito da Rua Antônio da Veiga”. Schmitt ressalta ainda que “um dos objetivos do CMU, é que cada vez mais a comunidade externa tenha conhecimento do arquivo e utilize-o assiduamente”.
Dentre os objetos que se pode encontrar, tanto no site quanto no espaço físico, estão edições de todos os jornais institucionais que já foram produzidos na FURB, alguns deles publicados nos anos 70 e 80, bem como folhetos, boletins informativos e demais materiais de divulgação. O local possui também documentos oficiais da Universidade, condecorações esportivas e culturais, fitas VHS, mini DVDs e um acervo de fotografias históricas.
O CMU pode servir para fazer resgates históricos dos cursos, eventos, exposições, além de dispor de objetos museológicos: no site (bu.furb.br/CMU/site/index.php/acervo-museologico), é possível ter acesso às fichas contendo todas as informações e fotografias sobre cada objeto de valor histórico da Universidade, como máquinas de escrever, câmeras fotográficas, industriais e aquelas utilizadas em laboratórios e antigos escritórios da FURB – e que também podem ser encontrados na estrutura física do acervo.
Outra parte do CMU é o arquivo de projetos do arquiteto e ex-professor da FURB, Egon Belz, com as plantas originais digitalizadas. É possível ver os projetos de arquitetura de estabelecimentos comerciais, como a Casa Moellmann (1972); consultórios e hospitais, como a ampliação do Hospital Santa Isabel; edifícios educacionais, como a estrutura do Serviço Social da Indústria (Sesi, 1974) e do Colégio Sagrada Família (1972); esportivos e clubes recreativos, como o Ginásio do Galegão (1968); e também espaços públicos, como o replanejamento do Parque Vila Germânica, a praça do Teatro Carlos Gomes e um estudo urbanístico para a cidade de Blumenau (sem data).
Dentro do acervo do CMU é possível destacar também as primeiras manifestações, em 1950, e demais tópicos históricos que culminam com a fundação da FURB e do ensino superior em Blumenau, que se deu em maio de 1964.
Além desses serviços, o Centro de Memória disponibiliza os projetos de TCC que podem ser consultados tanto pelo site quanto pessoalmente; uma galeria de todos os reitores que já passaram pela Universidade com um breve histórico de cada e, além disso, os Relatórios Anuais da FURB, que trazem informações desde matrículas até aquisições feitas pela Instituição.
Dentro do acervo do CMU é possível destacar também as primeiras manifestações, em 1950, e demais tópicos históricos que culminam com a fundação da FURB e do ensino superior em Blumenau, que se deu em maio de 1964.
Além desses serviços, o Centro de Memória disponibiliza os projetos de TCC que podem ser consultados tanto pelo site quanto pessoalmente; uma galeria de todos os reitores que já passaram pela Universidade com um breve histórico de cada e, além disso, os Relatórios Anuais da FURB, que trazem informações desde matrículas até aquisições feitas pela Instituição.
Mas não é só à comunidade da FURB que o CMU pode servir. Schmitt comenta que o CMU não possui, formalmente, nenhuma parceria, “porém ocorrem trocas de conhecimentos com Universidades como Unidavi, Unesc, Unoesc, e até mesmo o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, utilizaram o Centro de Memória Universitária da FURB como referência para elaboração de seus arquivos”. Ocorrem também visitas agendadas de acadêmicos de cursos de Biblioteconomia e Arquivologia de outras instituições para o aperfeiçoamento curricular.
A maioria das pessoas abordadas pela equipe de reportagem dentro da Universidade desconhece ou nunca utilizaram as informações do CMU. A acadêmica do curso de música do 7º semestre, Lizandra Hark, utilizou-se de pesquisa sobre o coro da Universidade, cujo acesso se deu por pesquisas no próprio site do CMU.
Ficou com vontade de saber um pouquinho mais sobre o passado de Blumenau por meio da ótica da FURB? Então vem conhecer o CMU!
Texto produzido pelas acadêmicas: Gabriela Ribeiro, Márcia França Leoni e Vanessa Eskelsen
Publicação: 02/05/2017 - 14h12 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação/Vanessa Eskelsen
Maio/2017 (alterar)
31/05/2017
- NOTA OFICIAL 1
- Últimos dias para se inscrever na 11ª MIPE
- Galpão de Arquitetura sedia espetáculo “Mierda Bonita”
- FURB debate dia 1º três momentos históricos
- Bluvôlei comemora vitórias e convocação ao Brasileiro
- ISSBLU divulga resultado da eleição
- Professoras da FURB participam do ENANPUR
- Alunos de Jornalismo contribuem com Maio Amarelo
- Prof. Dr. António Nóvoa é convidado do “Universidade Aberta”
- Servidores aposentados da FURB recebem homenagem
- CAE promove debate sobre recursos do Art. 170
- PPGDR abre dia 1 inscrição para Doutorado
- ACAFE elege nova coordenadora da Câmara de Extensão
- Bluvolei conquista vaga para classificatória do JESC
- Estudantes de fotografia visitam a redação da FURB
- Projeto Focus 2017 pesquisará religiosidade do blumenauense
- JOTE-Titac recebe inscrições de 12 grupos
- Trabalho relaciona resiliência socioecológica e desastres
- Natação representa Blumenau em evento sul-brasileiro
- Evento comemora 30 anos de luta antimanicomial
- FURB oferece curso de graduação a distância
- Acadêmicos promovem a II Semana da África
- Tecnologia e Produção de Alimentos é foco de Especialização
- Curso de Ciências da Religião ganha destaque nacional
- Estudo do IFFSC está em exposição no Mausoléu
- BU: Livro raro retrata viagens feitas entre 1783 e 1792
- Acadêmicos de Moda expõem trabalhos no bloco S
- Bluvôlei Mirim é segundo colocado da AEVI
- FURB implanta novo acesso ao Portal de Periódicos da CAPES
- Aluna é campeã da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética
- FURB sedia curso internacional de prevenção de desastres
- ISSBLU elege representantes para conselhos dia 29 de maio
- Curso traz profissionais para discutir jornalismo e política
- Eventos marcam o dia de Luta Antimanicomial
- “Povos Indígenas” é tema do Universidade Aberta
- Gestão Esportiva trabalhará na FURB e nas escolas
- Dissertação analisa imigração de haitianos para Rio do Sul
- Blumenau recebe o Pint of Science
- Bluvôlei tem novo parceiro
- Projeto de extensão da FURB protege fauna urbana
- Aluna de Educação Física disputará Pan de Marcha Atlética
- Acadêmicos vão administrar restaurante por um dia
- FURB recebe Gincana de Economia Brasileira
- FURB sedia 22º Encontro Regional do Proler
- Seminário debate capital do corpo na globalização neoliberal
- FURB integra Comitê para Implantação do Centro de Inovação
- Serviço Social debaterá novo “Projeto Societário”
- Orquestra da FURB faz ensaio aberto e gratuito
- Curso de Jornalismo da FURB é reconhecido com nota 4,40
- Cuidador de Idoso: uma formação necessária
- Ateliê Vertical vai movimentar a FURB nesta semana
- FURB e ITCP participam da Semana da Valorização da Vida
- Pint of Science 2017: a fórmula do sucesso
- FURB e CDL retomam orientação financeira gratuita
- IVGP de abril fica um pouco acima do esperado
- Pesquisa utiliza ecoformação na alfabetização
- Curso de Nutrição presente no evento de 1º de Maio
- FURB sedia evento sobre Política e Jornalismo Comparado