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26/06/2017 - Dissertação prega maior discussão sobre Prova Brasil

A mestranda Rosane Cristina Torres Kath, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta terça-feira, dia 27, a partir das 14 horas, na sala D-401 (via skype).
 
“Sentidos da Prova Brasil na voz de estudantes de 5º ano do ensino fundamental” é o título do trabalho.
 
Compõem a Banca Examinadora: Presidente: Prof. Dr. Osmar de Souza (FURB); Titulares:   Prof(ª)  Dr(ª) Rosana Mara Koerner (Univille) e Profa. Dr(ª) Daniela Tomio (FURB); Suplente: Prof(ª) Dr(ª) Maristela Pereira Fritzen (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
O presente trabalho tem por objetivo compreender sentidos que estudantes de 5º ano de uma escola pública estadual de Santa Catarina produzem sobre a Prova Brasil de Língua Portuguesa.
 
A pesquisa faz parte do projeto: Avaliação em larga escala Prova Brasil e ENEM – desafios de leitura e escrita, que está vinculado à linha de pesquisa Linguagem e Educação do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau.
 
O enfoque desta pesquisa é qualitativo, com dados gerados por meio de duas entrevistas coletivas semiestruturadas realizadas com um grupo de seis estudantes do 5º ano do ensino fundamental. A primeira entrevista aconteceu em novembro de 2015 e a segunda em junho de 2016 com os mesmos sujeitos estando no 6º ano.
 
Os dados foram analisados a partir de conceitos-chave dos estudos enunciativos do Círculo de Bakhtin, juntamente com estudos que fundamentam a avaliação em larga escala na educação, de autores como: Afonso (2009, 2013), Bonamino e Sousa (2012), Dias Sobrinho (2002), Schneider e Rostirola (2015), entre outros.
Os resultados apontam que os sentidos produzidos sobre a Prova Brasil na ideologia do cotidiano e que circulam na esfera escolar pelos estudantes conflitam com a ideologia que circula no discurso oficial do Estado, não tendo a compreensão dos objetivos da prova por parte dos sujeitos, tampouco da dimensão de uso, ou da utilização dos resultados.
 
As implicações nas aulas de Língua Portuguesa decorrentes da Prova Brasil foram pontuais, compreendendo o período que antecedeu à prova em 2015 até o momento de sua aplicação no mesmo ano. Sinalizam-se como implicações: aplicação de simulados, revisão de conteúdos, introdução de gêneros diferentes dos habituais em provas (simulados). Além disso, os sujeitos também apontam que a partir da aplicação da Prova Brasil volta-se à rotina escolar, não sendo contempladas as revisões e nem incorporados simulados nas aulas de Língua Portuguesa.
 
Dessa forma, verificou-se que há necessidade de se ampliar as discussões sobre a Prova Brasil – enquanto instrumento do Estado que traz no seu bojo um discurso de pretendida qualidade – incluindo o estudante avaliado como cidadão crítico e partícipe desse contexto. 
Publicação: 26/06/2017 - 12h30 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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