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03/07/2017 - Dissertação investiga concepções do ensino de música

A mestranda Vanessa Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação na terça-feira, dia 04, a partir das 14 horas, na sala G-206 (via skype).
“Itinerários e concepções do ensino de música na rede municipal de Blumenau” é o título do trabalho.
Compõem a Banca Examinadora: Presidente: Prof(ª) Dr(ª) Marcia Regina Selpa Heinzle/FURB; Titulares:Prof(ª) Dr(ª) Luciana Marta Del-Ben/UFRGS; Dr(ª) Carla Carvalho/FURB; Suplente:Prof. Dr. Osmar de Souza/FURB.
Resumo da dissertação
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), da linha Processos de Ensinar e Aprender.
Para este estudo, investigamos três cenários em que o ensino de música se encontra inserido na Rede Municipal de Ensino (RME) de Blumenau: Disciplina Arte; Programa de Bandas e Fanfarras Escolares e Projeto de Musicalização na Educação Infantil.
Para a delimitação desses espaços e dos sujeitos participantes desta pesquisa, inicialmente, realizamos o mapeamento e a caracterização dos professores de música da Rede. Após isso, definimos o seguinte objetivo geral: compreender as concepções do ensino de música, a partir de seus itinerários na Rede Municipal de Blumenau. Tendo como objetivos específicos: identificar as trajetórias do ensino de música nos diferentes cenários da RME de Blumenau; e reconhecer as concepções do ensino de música que permeiam a cultura escolar nos diferentes cenários da RME de Blumenau.
Quanto aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, na qual se optou por três instrumentos para construção do corpus de análise: a) análise documental de legislações, regulamentações e diretrizes municipais, jornais e outros registros; b) questionário com 61 professores de música da Rede e c) entrevista com dois professores de música com maior tempo de atuação e o idealizador/coordenador de cada um dos cenários investigados, totalizando nove entrevistas.
A análise do corpus da pesquisa foi elaborada a partir do método de análise textual discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2006, 2007). Como base teórica, tivemos como fio condutor a cultura escolar em que nos baseamos em autores como: Forquin (1993); Viñao Frago (1995); Sacristán e Pérez Gómez (1998); Sacristán (2000). Além disso, na área de Educação Musical autores como Penna (2001, 2002, 2007, 2015a, 2015b) e Figueiredo (2010a, 2010b, 2017), entre outros que nos deram suporte para as análises.
Dos três cenários investigados, o Programa Bandas e Fanfarras Escolares, é, atualmente, o cenário que concentra o maior número de professores de música e também o espaço mais reconhecido do professor de música na RME de Blumenau.
As concepções do ensino de música foram reconhecidas em cada cenário por meio dos dizeres dos professores e idealizadores/coordenadores. Na disciplina Arte, identificamos ainda uma concepção polivalente, em que o ensino de música passa a ser interpretado como um dos conteúdos a ser ensinado.
No Programa Bandas e Fanfarras Escolares, o ensino de música encontra-se voltado à concepção de uma formação profissionalizante, esta promovida por intermédio do estudo de um instrumento musical e da teoria (leitura de partitura). Já a concepção de ensino de música identificada no Projeto Musicalização na Educação Infantil está relacionada à formação integral do aluno. Essa, promovida por meio de diferentes experiências lúdicas. Esperamos que o estudo apresentado possa, por meio do resgate histórico dos itinerários do ensino de música na RME de Blumenau, contribuir para que se conheça o passado, compreenda o presente e permita possíveis ações futuras.
Ações colaborativas entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Educação podem ser positivas para que possamos avançar e qualificar ainda mais o ensino de música na Rede.
Publicação: 03/07/2017 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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