Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


18/08/2017 - Trabalho analisa boas práticas na compreensão de surdos

A mestranda Aline Martins Varela, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta segunda-feira, dia 21, a partir das 14 horas, na sala I-305 (campus 1).
 
“Práticas pedagógicas bem sucedidas na educação superior na compreensão de estudantes surdos/as” é o título do seu trabalho.
 
Compõem a Banca Examinadora:  Presidente - Prof(ª) Dr(ª) Rita Buzzi Rausch/FURB; Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Sônia Maria Ribeiro/UNIVILLE e Prof(ª) Dr(ª) Andrea Soares Wuo/FURB; Suplente: Prof. Dr. Adolfo Ramos Lamar/FURB.
 
Resumo da dissertação
 
Esta pesquisa é parte integrante de uma dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas” do PPGE da FURB.
 
O objetivo geral da pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas bem sucedidas na Educação Superior na compreensão de estudantes surdos(as). Realizamos uma pesquisa qualitativa, de campo, em que foram adotados como procedimentos de geração de dados questionário e entrevista semiestruturada.
 
Os participantes foram dez estudantes surdos(as) matriculados em seis cursos de graduação: Artes Visuais, Design, Direito, Educação Física, Pedagogia e Administração. As entrevistas foram filmografadas e realizadas por meio do uso de Libras e transcritas para a língua portuguesa no intuito de nos aproximarmos ao máximo das compreensões dos estudantes, procedimento este que muito auxiliou na organização e tabulação dos dados.  
 
Os dados foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo, e as análises pautaram-se teoricamente em: Freire (1996), Quadros (1997, 2002, 2004, 2008, 2011), Nóvoa (1998, 2009), Cunha (2012) e Marchesi (1996, 2008).
 
A análise foi organizada em quatro categorias definidas à posteriori por meio da leitura minuciosa dos dados, evidenciando que as práticas pedagógicas bem sucedidas vivenciadas na educação superior pelos estudantes surdos(as) envolveram: a) Práticas pedagógicas relacionadas à afetividade no processo de aprendizagem.
 
A atenção dedicada pelos professores aos estudantes surdos(as) permite uma maior interação entre eles, estabelecendo vínculos afetivos com os conteúdos da disciplina. b) Práticas pedagógicas relacionadas às tecnologias da educação. A utilização das tecnologias facilita a aprendizagem dos(as) estudantes surdos(as), transformando-se em instrumento de inclusão, permitindo que o(a) estudante faça a relação entre o concreto e o abstrato, obtendo mais êxito no seu processo de aprendizagem. c) Práticas pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita.
 
A produção escrita e a leitura de textos são fatores que causam frustração no processo formativo do(a) estudante surdo(a), entretanto quando o professor compreende a especificidade desse processo de estudantes surdos(as) , busca desenvolver práticas que contribuem ao seu desenvolvimento. d) Práticas pedagógicas que envolvem Libras.
 
Os(as) estudantes ao observar que o professor procura se aproximar deles(as) por meio da língua de sinais, sentem-se valorizados(as) e acolhidos(as), e motivados(as) por esta tentativa estabelecem laços que impulsionam sua aprendizagem, promovendo um processo mais inclusivo.
 
Em síntese, podemos destacar que nas compreensões dos(as) estudantes que participaram da pesquisa, as práticas pedagógicas bem sucedidas estão relacionadas ao acolhimento, dedicação, aproximação e comunicação dos professores com os(as) estudantes, bem como a utilização de estratégias didático-pedagógicas que garantam à aprendizagem de estudantes surdos(as).
 
Entendemos que essas discussões possam contribuir com um processo mais inclusivo no contexto da Educação Superior, possibilitando aos professores refletirem e ressignificarem suas práticas docentes. 
Publicação: 18/08/2017 - 09h48 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Agosto/2017 (alterar)

31/08/2017 30/08/2017 29/08/2017 28/08/2017 25/08/2017 24/08/2017 23/08/2017 22/08/2017 21/08/2017 18/08/2017 17/08/2017 16/08/2017 15/08/2017 14/08/2017 11/08/2017 10/08/2017 09/08/2017 08/08/2017 07/08/2017 04/08/2017 03/08/2017 02/08/2017 01/08/2017


Painel