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24/08/2017 - Trabalho analisa características do trabalho docente no EAD


A mestranda Valdete Elenir Moser Preto, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 14 horas, na sala I-305 (Campus 1).
 
“A educação de jovens e adultos na modalidade de educação a distância: características do trabalho docente” é o título do trabalho.
 
Compõem a Banca Examinadora: Presidente: Prof(ª) Dr(ª) Marcia Regina Selpa Heinzle/FURB; Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin/UFSC; Prof(ª) Dr(ª) Rita Buzzi Rausch/FURB; Suplente: Prof. Dr. Antônio José Müller/FURB.
 
Resumo da dissertação
 
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), vinculado à Linha Processos de Ensinar e Aprender (PROCEA) do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação (PPGE/ME) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
 
A pergunta norteadora desta pesquisa foi como se caracteriza a organização do trabalho docente da Educação de Jovens e Adultos, oferecida na modalidade de Educação a Distância no Serviço Social da Indústria de Rio do Sul – SESI?
 
Assim, o objetivo geral foi compreender como se caracteriza a organização do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos oferecida no Serviço Social da Indústria – SESI, de Rio do Sul – SC, tendo como objetivos específicos: a) identificar motivações para o exercício do trabalho docente em relação à Educação de Jovens e Adultos na modalidade a Distância; b) reconhecer as principais ênfases da organização do trabalho docente em relação à Educação de Jovens e Adultos na modalidade a Distância; e c) analisar os desafios do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos na modalidade a Distância.
 
Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores do SESI modalidade EJA/EaD, que possuem, no mínimo, um ano e meio de trabalho na instituição. Para a geração de dados, os instrumentos utilizados foram questionário e o grupo focal. Optou-se pela análise de conteúdo, perpassando a discussão entre as categorias emergentes e os diálogos teóricos de alguns autores, como Paulo Freire (1996; 1983; 1997; 2014), Bernard Charlot (2000, 2005) Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin (2006; 2013) Tardif (2008, 2014).
 
A partir das três unidades de análise a priori, emergiram as respectivas categorias: Na Unidade I Mobilizações para o trabalho docente, apresentam as seguintes categorias a) comprometimento com a aprendizagem significativa e, b) o ato de ensinar em si; A Unidade II Organização do trabalho docente: a) planejamento do trabalho docente e, b) as práticas docentes e as escolhas curriculares. Na Unidade III Desafios de atuação na EJA/EaD, apresentam como categorias de análise: a) otimização do tempo, b) a mediação pedagógica nos espaços presenciais e virtuais, c) Respeito ás diferenças e desenvolvimento da autonomia do ser educando.
 
Diante dos achados desta pesquisa percebemos que os professores se sentem motivados para o exercício do trabalho docente e reconhecem que existem grandes desafios na EJA/EaD do SESI, porém elaboram estratégicas que ajudam a minimizar os desafios do trabalho docente. Destacamos a importância de se manter tempos e espaços de formação continuada no fortalecimento da profissionalização docente.
Publicação: 24/08/2017 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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