ARQUIVO DE NOTÍCIAS
21/09/2017 - CAPES confere nota de excelência para PPGAd e PPGCC

Mais dois programas stricto-sensu da Universidade Regional de Blumenau obtiveram nota 5, conceito máximo para cursos de excelência em nível nacional, na avaliação quadrienal (2013-2016), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.
Os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) foram divulgados quarta-feira. Leia aqui.
Os dois programas recomendados como excelentes pela CAPES/MEC são vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da FURB: o PPGAd - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado) e o PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração).
Os cursos de pós-graduação são avaliados com conceitos que variam de 3 a 7, levando em consideração a produção científica do corpo docente e discente, a estrutura curricular do curso, a infraestrutura de pesquisa da instituição, dentre outros fatores. Nos parâmetros da CAPES, a nota 5 é atribuída a cursos de excelência em nível nacional.
Programas avaliam nota da CAPES e focam na internacionalização
Mestrado em Administração
O Programa de Mestrado em Administração da FURB foi avaliado como de nível 5, atingindo o máximo permitido no Brasil para programas de Mestrado. “Importante salientar que, na área de "Administração pública e de empresas, Ciências Contábeis e Turismo”, entre os programas de pós-graduação que tem somente o nível de mestrado acadêmico (44) , ou seja, que não tem também em conjunto o doutorado para inclusão na avaliação, nosso programa foi o único a atingindo o nível 5”, afirmou o coordenador do PPGAd, Prof. Dr. Gérson Tontini.
-- Verificando todas as áreas do conhecimento, os cursos que contém a pós-graduação apenas com mestrado acadêmico são um total de 1270 cursos (não incluindo mestrado profissionalizantes), apenas 7 mestrados acadêmicos conseguiram obter conceito 5. Segundo a avaliação geral, este nível foi atingido por ter obtido o conceito como Muito Bom em todos os cinco itens de avaliação: 1 – Proposta do Programa; 2 – Corpo Docente; 3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações; 4 – Produção Intelectual; 5 – Inserção Social", disse.
O Comitê de Avaliação coloca em seu parecer: "O Programa recebeu a nota 5 em razão de ter alcançado conceito muito bom em pelo menos quatro quesitos, incluindo os quesitos 3 e 4. O Programa apresenta uma proposta de formação discente coerente, com consistente articulação entre linhas de pesquisa, projetos e estrutura curricular. O corpo docente cumpre todos os requisitos preconizados quanto à titulação, formação, experiência, estabilidade e dedicação, apresentando porém projeção de nível regional. Há adequada distribuição das atividades sob responsabilidade do corpo docente permanente, com boa proporção de financiamentos externos de projetos. Todos os docentes permanentes contribuem para as atividades na graduação. A qualificação do corpo discente e egressos, aferida pelas publicações científicas incluindo trabalhos oriundos das dissertações, é muito boa. A mediana do tempo de titulação dos discentes está muito boa para os parâmetros da área. O Programa apresenta níveis bons de produção intelectual, tanto no total dos produtos quanto nas publicações, com bom índice de publicação qualificada. A distribuição da produção entre os docentes permanentes do Programa também revela nível muito bom. A inserção social se revela significativa, com impactos sociais e econômicos e educacionais ressaltados, com impacto regional. O programa apresenta liderança regional para disseminação do conhecimento científico por meio de formação de mestres. O Programa evidencia em seu site, informações suficientes que permitem ampla visibilidade da sua atuação”.
-- Ao longo desses 20 anos formamos 442 mestres e 131 especialistas. Vários continuaram sua carreira acadêmica, atuando em diversas Universidades, no Brasil e no Exterior. Muitos outros continuaram suas carreiras profissionais como executivos. Eu posso dizer que qualidade e excelência são o foco e essência de nosso programa. Um dos aspectos relevantes têm sido a internacionalização. Além de cooperação com vários pesquisadores e instituições no exterior, firmamos agora em 2017 acordo de dupla-titulação com a Halmstad University. Nos dias de hoje a internacionalização, a qualidade de alunos titulados, qualidade do conhecimento produzido, e inserção social, são aspectos considerados essenciais na avaliação a que estamos submetidos pela CAPES/MEC. Temos procurado atender e superar todos os requisitos de excelência. Com o nível 5, teremos ainda mais desafios para mantê-lo. Um dos aspectos está na crescente necessidade de inserção social, na necessidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, não apenas centrando na formação de pessoas e na produção do conhecimento”, afirmou Tontini.
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Também feliz com a conquista, o Prof. Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto, Vice Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, disse que o programa esperava este resultado desde a última avaliação.
-- Trabalhamos muito para isto. Com um grupo muito coeso, dedicado e competente, conseguimos construir uma caminhada ao longo deste quadriênio 2013/2016, de modo que neste momento somos compensados e recebemos este resultado na avaliação, o que é uma distinção na área. No Brasil, considerando especificamente os Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis, a USP é a única instituição que possui conceito superior ao recebido pela FURB neste quadriênio (6). Em nossa área, a avaliação do PPGCC da FURB é equivalente ao conceito alcançado pela UNB, UFRJ, USP/RP, UFPR, UFSC e UNISINOS. Isto mostra a evolução e a excelência de nossos programas de Pós-graduação. Todos os cursos de Doutorado da FURB são conceito 5. Portanto, nossos alunos estão recebendo um ensino de excelência”, afirmou.
O desafio agora é a internacionalização de nossos programas, adianta o vice-coordenador:
-- Este é um critério de avaliação importante para programas de excelência. Assim, para que possamos manter este conceito e almejar o nível 6, precisamos investir em internacionalização. Aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio e a dedicação de todos que contribuíram para esta conquista. Agradecemos a gestão superior, ao CCSA, a todos os docentes que atuam no PPGCC e em especial aos nossos alunos, que trabalham diariamente sob a orientação de nossos pesquisadores para produzirem novos conhecimentos”.
Publicação: 21/09/2017 - 12h30 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Setembro/2017 (alterar)
29/09/2017
- Direito apresenta artigos no encontro da Renapedts
- Programação da FURBTV terá novidades a partir de segunda
- Bluvolei em dose dupla neste fim de semana
- DCE Solidário agita a Vila Itoupava neste sábado
- Fapesc lança chamada de bolsas de mestrado e doutorado
- Sorrir para Down promove Pedágio Solidário
- FURBFM prepara novidades a partir de outubro
- Cuca é elemento emblemático do Médio Vale,aponta dissertação
- Interação recebe mais de seis mil alunos do ensino médio
- Estudantes de Medicina realizam Teste do Progresso
- Equipes do Bluvolei brilham em três competições
- Não há nada de natural nos desastres, diz pesquisador
- Tenda do DCE Solidário atende mais de 300 pessoas
- FURB firma novo convênio com universidade da Suécia
- Tese analisa DR, educação profissional e trabalho
- FURBFM participa de eventos em comemoração à Semana do Rádio
- Abre segunda o X Fórum de prevenção de desastres
- MIPE encerra anunciando premiação a estudantes em outubro
- Ministra dos Direitos Humanos critica discriminação no País
- FURB recebe o "Oscar do Meio Ambiente"
- CAPES confere nota de excelência para PPGAd e PPGCC
- Mesa redonda discute Alzheimer na família
- DCE Solidário oferece serviços à população na Rua XV, sábado
- Abertas inscrições para o Vestibular de Verão ACAFE
- Tese apura modo de produção capitalista no Alto Vale
- Aberta a seleção para o mestrado em Ciências e Matemárica
- Professora empossada no Conselho Nacional do MP
- Professor aborda desafios da curricularização da extensão
- Cinesesc apresenta Azul Profundo
- Palestra discute mudanças climáticas e impactos na região
- Trabalho investiga promoção dos direitos aos indígenas
- Espetáculo discute lixo e existência humana
- FIES abre inscrições para vagas remanescentes
- PPGAd comemora 20 anos de instalação
- FURB sedia 6º. Fórum da Acafe nos dias 18 e 19 de setembro
- Prefeitura abre seleção para médico preceptor
- Universidade sedia palestra sobre Mindfulness
- Simpósio Internacional sobre Compatibilidade Eletromagnética
- FURB homenageada pelo curso de Administração
- Bluvolei encerra Joguinhos com 75% de aproveitamento
- CineSesc exibe hoje comédia dramática em duas sessões
- Firmado novo convênio com universidade sueca
- Biologia e Florestal prestigiam Festa das Orquídeas
- CCJ abre ciclo de debates sobre a reforma trabalhista
- Mesa Redonda debaterá saúde do trabalhador
- Alunos de Economia vencem gincana nacional
- Inflação tem variação negativa em agosto
- Professora é única de SC na direção da Intercom
- FURB recebe festival de cinema For Rainbow
- FURB discute intercâmbio acadêmico internacional
- Química credencia docente permanente
- CineSesc apresenta "Club Sandwich"
- Cai índice de inadimplência no Vale do Itajaí em julho
- Cursos da FURB obtêm conceito 5 no ENADE
- Profisc faz visita técnica a horto em Balneário Camboriú
- BU oferta curso de ABNT para trabalhos acadêmicos
- Bluvolei vai a Curitibanos para disputa do JESC