Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


24/11/2017 - FURB homenageada pela história da Blumenau em Cadernos


Em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores, ontem à noite, a FURB recebeu o diploma de Mérito Cultural em comemoração aos 60 anos da Revista Blumenau em Cadernos. O diploma foi entregue ao reitor João Natel, assim como a dezenas de pessoas e entidades que fazem parte desta história.
 
O ex-diretor da Biblioteca Universitária, Darlan Schmitt, também foi agraciado, assim como o Centro de Memória Oral e Pesquisa "Profa. Sueli Petry" - Cemop, instalado no bloco R da FURB, coordenado pela professora Cristina Ferreira, do Departamento de História. Darlan integra o Conselho Editorial da Revista e sua dissertação foi sobre a publicação. 
 
O acervo do CEMOPE FURB é um espaço privilegiado para a realização de pesquisas e guarda de relatos orais, sobretudo por conta do trabalho desenvolvido durante os 30 anos de formação de professores de História e historiadores no curso de História da FURB, cujo resultado aponta 286 entrevistas realizadas por ex-alunos na disciplina de Pesquisa em História. 
 
A partir da edição do tomo 56, número 5, de setembro/outubro de 2015, o CEMOPE tornou-se responsável pela coluna "Entrevista", da Revista Blumenau em Cadernos. Por meio de um cuidadoso trabalho de seleção e análise do acervo, as edições publicam uma série de entrevistas de memórias pessoais, colhidas por historiadores e alunos em seu processo de formação na disciplina Pesquisa em História, ministrada pela Profa. Sueli Petry e Cristina Ferreira. A organização desse trabalho está sob a responsabilidade da professora Cristina Ferreira, coordenadora do CEMOPE, e dos acadêmicos do curso de História da FURB, Ana Carolina Zimmermann e Luan Daniel Sehn, monitores do CEMOPE (email: cemop@furb.br).
 
Na oportunidade, ainda, foi assinado um convênio de cooperação entre a Fundação Cultural de Blumenau e a Fundação Catarinense de Cultura para disponibilizar, em ambiente virtual (Hemeroteca Digital Catarinense), todas as edições da Revista Blumenau em Cadernos e também todos os jornais históricos dos séculos XIX e XX. O material deve estar disponível para consulta até o mês de março de 2019. 
 
Darlan Schmitt assinou o termo como "testemunha", na condição de Presidente da Associação do Amigos do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
 
A revista
 
A publicação ininterrupta da Revista Blumenau em Cadernos ocorre desde 1957. Em termos de historiografia regional, é um referencial para a pesquisa do cotidiano, biografias, política, educação, cultura, sociedade e história da região do Vale do Itajaí, especialmente Blumenau.
Após o falecimento do idealizador da revista, José Ferreira da Silva, em 1973, a Fundação Cultural de Blumenau assumiu a responsabilidade de manter e dar continuidade às suas edições bimensais.
 
Entre os prêmios já recebidos pela publicação estão o Prêmio Almirante Lucas Alexandre Boiteux, na área de História – edição 1998, concedido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, e o Prêmio Destaque 2002, concebido pela Academia Catarinense de Letras.

ATUALIZAÇÃO: TEXTO ENVIADO ÀS 11H50MIN PELA CÂMARA
 
 
A Câmara de Vereadores realizou na noite dessa quinta-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da Revista Blumenau em Cadernos, produzida pela Fundação Cultural e considerada um referencial para a pesquisa do cotidiano, biografias, política, educação, cultura, sociedade e história da região do Vale do Itajaí. A solenidade foi proposta pelo vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), que presidiu a sessão, requerida pelo Requerimento Nº 1.247 e aprovada pelos demais parlamentares.
 
Autoridades políticas, religiosas e da área de educação e cultura do município, e também representantes dessas áreas em nível estadual, acompanharam a solenidade. Entre elas o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), os ex-prefeitos João Paulo Kleinübing (PSD), Félix Theiss e Vitor Fernando Sasse. Também o reitor da FURB, João Natel; o presidente da Fundação Cultural de Blumenau (FCB) Rodrigo Ramos; a diretora do Arquivo Histórico e da Revista Blumenau em Cadernos, Sueli Petry, além de outros ex-presidentes e servidores da FCB e colaboradores da Revista Blumenau em Cadernos participaram da homenagem. Além do vereador proponente, estiveram presentes à solenidade os vereadores Oldemar Becker (DEM), Jens Mantau (PSDB) e Lenilso Silva (PT).
 
Na oportunidade foram assinados dois convênios de cooperação técnica entre a Prefeitura de Blumenau, por meio da FCB, e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.  Um dos convênios vai possibilitar a digitalização e a disponibilização para consulta on-line de todas as publicações da revista de 1957 até 2000, passando a fazer parte da Hemeroteca Digital Catarinense. O outro vai disponibilizar a pesquisa on-line dos jornais que circularam na cidade no século passado.
 
O vereador Sylvio Zimmermann disse que era uma grande honra e prazer conduzir a sessão solene de tamanha magnitude. “É de fato muito importante estar ao lado de pessoas que admiro desde criança e também com aqueles que estive ao lado recentemente e por pouco tempo, quando tive a honra de ser presidente da Fundação Cultural, mas com quem criei um vínculo muito forte”, afirmou. Destacou que a Revista Blumenau em Cadernos, ao longo desses 60 anos, passou por profundas transformações, e que o momento é também para render um tributo ao fundador da publicação, José Ferreira da Silva.  “A semente plantada por José Ferreira da Silva continua germinando e crescendo. Que possamos celebrar por muitos e muitos anos ainda a continuação dessa revista”, assinalou.
 
A diretora do Arquivo Histórico, Sueli Petry, também diretora da Revista Blumenau em Cadernos, considerou que a publicação é uma provocação de resistência frente às novas mídias e dinâmicas virtuais do mundo globalizado. Disse que é um desafio para a FCB sustentar um periódico por 60 anos de forma consecutiva. “Estamos aqui comemorando um momento único e merecedor de júbilo”, afirmou, ressaltando que as edições digitalizadas vão facilitar o acesso aos leitores e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, além de dar mais visibilidade a publicação.
 
O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, assinalou que com o convênio firmado com a Fundação Catarinense de Cultura, a cidade ganha um presente, acrescentando que o momento entrou para a história contemporânea de Blumenau. “Com a digitalização estamos trazendo uma nova dinâmica: a da era digital, e a revista se consolida nessa plataforma sem perder seu foco. Com isso, a nossa intenção não é eliminar a produção e o conteúdo impresso, mas sim ampliar a pesquisa, o acesso à leitura, à cultura e à produção científica. Atualmente recebemos visitantes das mais variadas partes do mundo que vem a Blumenau para pesquisar e conhecer mais sobre a nossa história. Sendo assim, essa ferramenta vai nos ajudar a espalhar ainda mais essas informações”, destacou. Logo após, ele entregou um certificado de mérito para pessoas e entidades que se destacaram e contribuíram para que a Revista Blumenau em Cadernos se consolidasse como a mais importante publicação histórica do Vale do Itajaí e uma das mais importantes do país.
 
O coordenador técnico da Hemeroteca Digital Catarinense, Alzemi Machado, representou o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz. Ele ressaltou a importância do convênio para a Hemeroteca Catarinense e da satisfação em armazenar uma das mais respeitadas publicações científicas da memória e da história de Santa Catarina e do Vale do Itajaí. Afirmou que a revista é uma preciosidade pelo valor histórico que representa e destacou também o arquivamento digital dos jornais antigos, porque são publicações que marcaram a trajetória e o desenvolvimento de Blumenau.
 
O ex-prefeito João Paulo Kleinübing destacou a importância da homenagem pelo reconhecimento público à Revista Blumenau em Cadernos e a abnegação das pessoas que tornaram a periodicidade possível. “Uma das coisas que nos define como sociedade é a nossa memória e história comum preservadas, o que nos permite avançar e olhar em direção ao futuro”, comentou, desejando que a revista avance no meio digital para poder continuar a preservar “nossa memória e naquilo que nos define”.
 
O prefeito Napoleão Bernardes parabenizou a todos que das mais diferentes formas contribuíram para a construção da Revista Blumenau em Cadernos e disse que o momento era revestido de muita peculiaridade. Ele salientou que a publicação oportuniza o acesso imediato à história, às crônicas, aos ensaios, memória viva de Blumenau. Também agradeceu ao governo do Estado pela celebração dos convênios e ao presidente da Associação dos Amigos da Revista Blumenau em Cadernos, Darlan Jevaer Schmitt, por ter sido o grande articulador para que os mesmos se realizassem. “Essa guinada da Revista Blumenau em Cadernos para o meio digital vai potencializar o acesso para mais pessoas, que vão poder descobri o valor extraordinário desse documento. Vida longa à essa obra que tanto orgulha a todos nós”.
 
A solenidade será reprisada pela TV Legislativa neste domingo (26), às 23 hioras, pelos canais 14 da NET e 19 da BTV. Tmbém está disponível no site www.camarablu.sc.gov.br
 
 
Publicação: 24/11/2017 - 11h20 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Novembro/2017 (alterar)

30/11/2017 29/11/2017 28/11/2017 27/11/2017 24/11/2017 23/11/2017 22/11/2017 21/11/2017 20/11/2017 17/11/2017 16/11/2017 14/11/2017 13/11/2017 10/11/2017 09/11/2017 08/11/2017 07/11/2017 06/11/2017 01/11/2017


Painel