Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


06/12/2017 - Comunicação teve 29 apresentações de TCCs em dia histórico


Na terça-feira, 05, o corredor do segundo andar do bloco R era o ambiente do TCC Promover, organizado pelos alunos de Publicidade e Propaganda especialmente para as apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Junto com os 17 alunos de PP havia os 12 formandos da primeira turma de Jornalismo da FURB.
 
O dia foi histórico tanto para a universidade quanto para a coordenação e os acadêmicos.
 
A coordenadora do curso de Jornalismo, Roseméri Laurindo, conta que o grupo de professores procurou orientar os alunos a pesquisar temas relevantes que contribuam para a região e para a instituição. “A primeira vez é um terreno desbravando coisas que ninguém fez antes. Com certeza é uma abertura de caminhos para novos acadêmicos que agora terão onde se inspirar. Sou muito orgulhosa deles que conseguiram fazer trabalhos importantes. É a primeira pedrinha de um edifício de trabalhos científicos sobre jornalismo que faltava aqui em Blumenau”, conclui.
 
A aluna Vanessa Eskelsen foi um dos destaques ao apresentar o trabalho “Discriminação contra a mulher Dilma Roussef no Facebook – etapa brasileira de pesquisa internacional”. A monografia dela  foi feita  em parceria com a doutora Liriam Sponholz, do Institute for Comparative Media and Communication Studies (Austrian Academy of Sciences). “A minha pesquisa tem uma parceria com a doutora Liriam Sponholz, da Áustria, e isso foi muito relevante para os trabalhos do Jornalismo. Foi uma pesquisa que aconteceu rapidamente, tive pouco tempo para fazer, mas deu certo. Eu acredito que isso pode contribuir muito para o Jornalismo da Furb”, comenta.
 
A coordenadora de TCCs, Clarissa Josgrilberg Pereira, avalia positivamente os trabalhos feitos pelos acadêmicos. “Tivemos trabalhos bons, se avaliarmos pela métrica, a maioria é nota alta. Tivemos trabalhos elogiados em bancas formadas por pesquisadores de fora e por profissionais que atuam no mercado de trabalho. Então a minha avaliação desses alunos é que é um desempenho bem gratificante, principalmente pelo desafio de ser a primeira turma, ninguém nunca passou isso. Eles não tiveram referências, vão ser referência para as turmas que vão fazer isso daqui em diante”.
 
O curso de Publicidade e Propaganda, há 26 anos na FURB, teve 17 alunos apresentando os trabalhos de conclusão de curso.  O estudante Guilherme Castellani de Oliveira defendeu na noite de terça-feira a monografia “O impacto dos videoclipes na rede social Youtube e sua relação com o uso das cores na fotografia audiovisual”.  Ele conta a importância que o  trabalho teve na formação acadêmica. “Fazer o TCC pra mim foi muito importante porque a gente aprende coisas que não estamos muito acostumados a ver em sala de aula. E o tema produção audiovisual foi bem tranquilo  porque eu já trabalho há um bom tempo com isso, então só somou pra mim”.
 
Ao todo foram apresentados 29 trabalhos do Departamento de Comunicação que abrangem diversas áreas da Publicidade e Propaganda e do Jornalismo. Confira abaixo os títulos das monografia que em breve estarão disponíveis na Biblioteca da Furb.
 
Jornalismo
 
Serviços e estrutura das empresas de assessoria de imprensa registradas em Blumenau - Letícia Dill de Lima
Conteúdo e formatos de newsgames brasileiros - João Vitor da Silva Costa
Quedas de presidentes do Brasil nas capas de A Nação e JSC em 1964 e 2016 - Júlia Schaefer
Discriminação contra a mulher Dilma Roussef no Facebook – etapa brasileira de pesquisa internacional - Vanessa Eskelsen
E-sports no jornalismo ESPN: perspectivas das notícias online no mundialcounter-strike - Zaidan Martendal Nicolau
Jornalismo e prostituição em Blumenau: uma análise com a Espiral do Silêncio no Jornal de Santa Catarina -  Nathalia Heidorn
Pós-Verdade e o Caso Cancellier - Luan Carlos Tamanini
Rede Fronteira de Comunicação (RFC), a afiliada da CBN em Blumenau - Márcia França Leoni
Espaço dos esportes na programação da Sport TV e ESPN - Hirley R. Trierweiler
Percepções dos trabalhadores da indústria têxtil de Blumenau em relação ao Jornal Nacional - Nathan Northon Neumann
Os releases da assessoria de Imprensa da prefeitura de Presidente Getúlio (SC) nos veículos de comunicação - Gabriela dos Santos Ribeiro
Jornal de Santa Catarina: 46 anos de histórias diárias não publicadas - Raquel Tamara Bauer
 
Publicidade e Propaganda
 
A percepção do público acerca do visual merchandising em vitrinas de lojas do mercado de luxo - Lana Finardi
Estratégia de identidade de marca de moda no Instagram - Carolina Mayer Medeiros
Uma análise de engajamento entre marca fashion e usuários no Instagram na Black Friday - William Hadlich
Anúncios publicitários em podcasts: proposta de uma tipologia da publicidade sonora - Mateus Ricardo Alves
Estudo comparativo entre o merchandising tie-in nas novelas das 19h e das 20h da Rede Globo - Bianca Mondini
Gestão co-criativa de marcas: metodologia TXM Branding aplicada à comunicação comunitária - Thomas Vahldick Kutscher
As relações entre religião, consumo e mídia: reflexões a partir de uma pesquisa aplicada em Blumenau - Júlia Carolina Lenzi Mueller
Representatividade afrodescendente: uma análise em comerciais de produtos de beleza de 2016 e 2017 - Kevin Rodriguez da Silva
Netflixianos e o caso de amor pela marca: estudo do comportamento do consumidor frente ao uso da Netflix - Maria Eduarda da Silva
Cultura participativa usada como estratégia nas redes sociais: um estudo de caso da fanpage do Nubank - Luiza dos Santos Machado
Mediação e midiatização em práticas alimentares de famílias frente às megatendÇencias do consumo de alimentos - Bárbara Wohlgemuth
Torcedores de estádio ou de sofá? Uma análise da importância do Facebook nos públicos dos times de futebol da série A em 2017 - Rafael Luciani
Product Placement: análise da inserção da marca Samsung em videoclipes - Bruna C. dos Santos Souza
O surrealismo em campanhas publicitárias - Eduardo Henrique Basso
O impacto dos videoclipes na rede social Youtube e sua relação com o uso das cores na fotografia audiovisual - Guilherme Castellani de Oliveira
A percepção dos profissionais de audiovisual publicitário de Blumenau sobre o trailer do filme "Morgan" criado pela inteligência artificial do computador da IBM (Watson) - Gabriel Felipe Machado
O universo transmídia publicitário da Cooper Supermercados do Vale do Itajaí - Patricia Guber
Publicação: 06/12/2017 - 11h47 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Dezembro/2017 (alterar)

22/12/2017 21/12/2017 20/12/2017 19/12/2017 18/12/2017 15/12/2017 14/12/2017 13/12/2017 12/12/2017 11/12/2017 08/12/2017 07/12/2017 06/12/2017 05/12/2017 04/12/2017 01/12/2017


Painel