ARQUIVO DE NOTÍCIAS
06/12/2017 - Comunicação teve 29 apresentações de TCCs em dia histórico

Na terça-feira, 05, o corredor do segundo andar do bloco R era o ambiente do TCC Promover, organizado pelos alunos de Publicidade e Propaganda especialmente para as apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Junto com os 17 alunos de PP havia os 12 formandos da primeira turma de Jornalismo da FURB.
O dia foi histórico tanto para a universidade quanto para a coordenação e os acadêmicos.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Roseméri Laurindo, conta que o grupo de professores procurou orientar os alunos a pesquisar temas relevantes que contribuam para a região e para a instituição. “A primeira vez é um terreno desbravando coisas que ninguém fez antes. Com certeza é uma abertura de caminhos para novos acadêmicos que agora terão onde se inspirar. Sou muito orgulhosa deles que conseguiram fazer trabalhos importantes. É a primeira pedrinha de um edifício de trabalhos científicos sobre jornalismo que faltava aqui em Blumenau”, conclui.
A aluna Vanessa Eskelsen foi um dos destaques ao apresentar o trabalho “Discriminação contra a mulher Dilma Roussef no Facebook – etapa brasileira de pesquisa internacional”. A monografia dela foi feita em parceria com a doutora Liriam Sponholz, do Institute for Comparative Media and Communication Studies (Austrian Academy of Sciences). “A minha pesquisa tem uma parceria com a doutora Liriam Sponholz, da Áustria, e isso foi muito relevante para os trabalhos do Jornalismo. Foi uma pesquisa que aconteceu rapidamente, tive pouco tempo para fazer, mas deu certo. Eu acredito que isso pode contribuir muito para o Jornalismo da Furb”, comenta.
A coordenadora de TCCs, Clarissa Josgrilberg Pereira, avalia positivamente os trabalhos feitos pelos acadêmicos. “Tivemos trabalhos bons, se avaliarmos pela métrica, a maioria é nota alta. Tivemos trabalhos elogiados em bancas formadas por pesquisadores de fora e por profissionais que atuam no mercado de trabalho. Então a minha avaliação desses alunos é que é um desempenho bem gratificante, principalmente pelo desafio de ser a primeira turma, ninguém nunca passou isso. Eles não tiveram referências, vão ser referência para as turmas que vão fazer isso daqui em diante”.
O curso de Publicidade e Propaganda, há 26 anos na FURB, teve 17 alunos apresentando os trabalhos de conclusão de curso. O estudante Guilherme Castellani de Oliveira defendeu na noite de terça-feira a monografia “O impacto dos videoclipes na rede social Youtube e sua relação com o uso das cores na fotografia audiovisual”. Ele conta a importância que o trabalho teve na formação acadêmica. “Fazer o TCC pra mim foi muito importante porque a gente aprende coisas que não estamos muito acostumados a ver em sala de aula. E o tema produção audiovisual foi bem tranquilo porque eu já trabalho há um bom tempo com isso, então só somou pra mim”.
Ao todo foram apresentados 29 trabalhos do Departamento de Comunicação que abrangem diversas áreas da Publicidade e Propaganda e do Jornalismo. Confira abaixo os títulos das monografia que em breve estarão disponíveis na Biblioteca da Furb.
Jornalismo
Serviços e estrutura das empresas de assessoria de imprensa registradas em Blumenau - Letícia Dill de Lima
Conteúdo e formatos de newsgames brasileiros - João Vitor da Silva Costa
Quedas de presidentes do Brasil nas capas de A Nação e JSC em 1964 e 2016 - Júlia Schaefer
Discriminação contra a mulher Dilma Roussef no Facebook – etapa brasileira de pesquisa internacional - Vanessa Eskelsen
E-sports no jornalismo ESPN: perspectivas das notícias online no mundialcounter-strike - Zaidan Martendal Nicolau
Jornalismo e prostituição em Blumenau: uma análise com a Espiral do Silêncio no Jornal de Santa Catarina - Nathalia Heidorn
Pós-Verdade e o Caso Cancellier - Luan Carlos Tamanini
Rede Fronteira de Comunicação (RFC), a afiliada da CBN em Blumenau - Márcia França Leoni
Espaço dos esportes na programação da Sport TV e ESPN - Hirley R. Trierweiler
Percepções dos trabalhadores da indústria têxtil de Blumenau em relação ao Jornal Nacional - Nathan Northon Neumann
Os releases da assessoria de Imprensa da prefeitura de Presidente Getúlio (SC) nos veículos de comunicação - Gabriela dos Santos Ribeiro
Jornal de Santa Catarina: 46 anos de histórias diárias não publicadas - Raquel Tamara Bauer
Publicidade e Propaganda
A percepção do público acerca do visual merchandising em vitrinas de lojas do mercado de luxo - Lana Finardi
Estratégia de identidade de marca de moda no Instagram - Carolina Mayer Medeiros
Uma análise de engajamento entre marca fashion e usuários no Instagram na Black Friday - William Hadlich
Anúncios publicitários em podcasts: proposta de uma tipologia da publicidade sonora - Mateus Ricardo Alves
Estudo comparativo entre o merchandising tie-in nas novelas das 19h e das 20h da Rede Globo - Bianca Mondini
Gestão co-criativa de marcas: metodologia TXM Branding aplicada à comunicação comunitária - Thomas Vahldick Kutscher
As relações entre religião, consumo e mídia: reflexões a partir de uma pesquisa aplicada em Blumenau - Júlia Carolina Lenzi Mueller
Representatividade afrodescendente: uma análise em comerciais de produtos de beleza de 2016 e 2017 - Kevin Rodriguez da Silva
Netflixianos e o caso de amor pela marca: estudo do comportamento do consumidor frente ao uso da Netflix - Maria Eduarda da Silva
Cultura participativa usada como estratégia nas redes sociais: um estudo de caso da fanpage do Nubank - Luiza dos Santos Machado
Mediação e midiatização em práticas alimentares de famílias frente às megatendÇencias do consumo de alimentos - Bárbara Wohlgemuth
Torcedores de estádio ou de sofá? Uma análise da importância do Facebook nos públicos dos times de futebol da série A em 2017 - Rafael Luciani
Product Placement: análise da inserção da marca Samsung em videoclipes - Bruna C. dos Santos Souza
O surrealismo em campanhas publicitárias - Eduardo Henrique Basso
O impacto dos videoclipes na rede social Youtube e sua relação com o uso das cores na fotografia audiovisual - Guilherme Castellani de Oliveira
A percepção dos profissionais de audiovisual publicitário de Blumenau sobre o trailer do filme "Morgan" criado pela inteligência artificial do computador da IBM (Watson) - Gabriel Felipe Machado
O universo transmídia publicitário da Cooper Supermercados do Vale do Itajaí - Patricia Guber
Publicação: 06/12/2017 - 11h47 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Dezembro/2017 (alterar)
22/12/2017
21/12/2017
- Projeto de extensão divulga dados sobre inadimplência
- FURB FM E FURB TV entregam doações da Campanha de Natal
- CMU organiza exposição virtual do FITUB
- Últimos dias para garantir vaga pelo "Acesso FURB"
- Biblioteca da FURB lança edital para seleção de crônicas
- Blumenau tem a cesta básica mais cara da região
- Edital de Incubação: divulgada a lista de projetos aprovados
- Lançada a edição número 91 da Revista de Divulgação Cultural
- ETEVI prorroga prazo do primeiro período de matrículas
- Campanha de Natal da FURB FM e FURB TV chega na reta final
- Professora da FURB recebe Menção Honrosa da CAPES
- Edital de Incubação: banca avalia projetos nesta sexta-feira
- Aberto edital para Exposições Temporárias no Salão Angelim
- RU e cantinas alteram horário de atendimento
- Aluna de Biologia participa de projeto da Polícia Ambiental
- Minicofafe agita a FURB neste fim de ano
- Aberto prazo para matrículas de alunos veteranos
- Último dia para conferir a exposição fotográfica “Click”
- Orquestra da FURB apresenta concerto de Natal em Blumenau
- Biblioteca Universitária atende em horário diferenciado
- Professor da FURB é eleito presidente de associação nacional
- Dissertação relaciona imprensa,DR e páginas amarelas da Veja
- Programas de Pós-graduação conquistam bolsas da FAPESC
- Bluvolei encerra 2017 com bons resultados
- Primeiro período para matrículas na ETEVI segue até sexta
- IVGP de novembro fica abaixo do esperado
- Último dia para se inscrever pelo Histórico e ENEM
- Consuni aprova reajuste nas mensalidades
- Programa Idiomas sem Fronteiras promove workshops
- Trabalho aborda recuperação de falha no atendimento bancário
- PPGDR comemora manutenção da nota 5 da CAPES
- Orquestra da FURB se apresenta neste domingo em Timbó
- Trabalho aborda práticas de docentes com tecnologia digital
- Dissertação analisa publicidade do turismo cubano e DS
- Último dia para inscrição no Edital de Incubação do Gene
- EfeX terá formação inicial na quinta e sexta
- Comunicação teve 29 apresentações de TCCs em dia histórico
- Agentes do DR apresentam propostas no sábado
- FURB recebe mais um prêmio Impar de reconhecimento regional
- Alunos de Fotografia expõem no bloco A até dia 16
- Reviravolta no DCE dá posse à chapa 1
- Curso de Química da FURB é destaque internacional
- Saúde Coletiva capacita em plantas medicinais e fitoterapia
- Tese analisa territorialização das corridas de rua do Brasil